Os telefones celulares usados são uma excelente maneira de evitar o alto custo do aparelho mais recente. Mas, como tudo que é usado, sempre há problemas em potencial. Antes de entregar seu dinheiro, você precisa saber pelo que está pagando. Sempre pesquise o vendedor do telefone, a condição do telefone e os preços justos antes de fazer a compra. Se algo parecer bom demais para ser verdade, provavelmente é. Os vendedores com classificações baixas ou nulas também devem levantar suspeitas. Telefones roubados e golpistas estão à espreita em todos os lugares, portanto, proteger-se é vital para evitar a compra de um peso de papel caro.Antes de comprar um telefone usado, certifique-se de usar um teste abrangente de telefone celular para garantir que tudo seja o que parece.
O ESN ou IMEI do telefone é o número de identificação do telefone. Os números ESN e IMEI são essencialmente os mesmos, sendo que cada um representa apenas pequenas alterações de formatação. Com esses números, você pode verificar o status de perda ou roubo de um telefone ou se ele está bloqueado em uma rede. Embora você possa obrigar a operadora a fornecer o código de desbloqueio. Telefones perdidos ou roubados existirão em um banco de dados que sinaliza seu número de identificação. As operadoras que virem números ESN e IMEI sinalizados não ativarão o telefone em sua rede. A boa notícia é que há muitos lugares on-line que pesquisam bancos de dados ESN e IMEI para garantir que seu possível novo telefone não seja sinalizado como perdido, roubado ou bloqueado para ativação.
Menção especial deve ser feita ao iPhone da Apple e ao serviço de bloqueio do iCloud. O bloqueio do iCloud permite que os usuários bloqueiem remotamente o telefone em caso de perda ou roubo. Embora, às vezes, os vendedores se esqueçam de desbloquear o dispositivo antes de vendê-lo. Isso deixa o dispositivo inútil. Isso deixa o dispositivo inútil. Se estiver comprando um iPhone, verifique se o telefone não está bloqueado pelo iCloud antes de fazer a compra.
Além dos bloqueios da operadora, você também deve garantir que o telefone esteja em condições físicas aceitáveis. Os compradores devem procurar, no mínimo, os seguintes itens antes de entregar qualquer dinheiro. Sempre procure por:
Sempre conecte o telefone a um carregador para garantir que a bateria funcione corretamente. Às vezes, as portas da bateria ficam ruins e as baterias perdem a vida útil rapidamente quando começam a expirar. A compra de uma bateria nova não é um fator decisivo, mas com certeza deve ser considerada no custo total do telefone.
Os danos causados pela água devastam os telefones. Muitos componentes dentro de um telefone celular são vulneráveis à ferrugem ou a outros efeitos da umidade, e esse dano nem sempre é aparente do lado de fora. Embora alguns telefones tenham indicadores de danos causados pela água que podem ser vistos do lado de fora, muitos telefones celulares têm papel sensível à umidade dentro do conector do fone de ouvido ou da porta de carregamento. Olhe dentro dessas portas e, se vir um papel de cor neon (geralmente rosa), é provável que o telefone tenha danos causados pela água.A compra de um telefone celular usado sempre traz riscos, mas, com o conhecimento adequado, vale a pena correr esses riscos. Reserve um tempo para se proteger com um simples teste de telefone celular e você economizará muito no seu próximo telefone usado.