Às vezes, os smartphones superaquecem. É natural que os dispositivos móveis se aqueçam durante o uso, especialmente se ficarem ligados por longos períodos de tempo. O superaquecimento afeta o desempenho do telefone e pode, eventualmente, levá-lo a ter um peso de papel caro. O incidente com o Galaxy Note 7 da Samsung lembrou ao público que o superaquecimento dos telefones pode ter consequências reais. Então, por que os smartphones superaquecem e que danos isso causa ao seu telefone? Estamos respondendo a isso e muito mais enquanto explicamos exatamente o que acontece quando seu smartphone superaquece.
A maioria dos dispositivos SoC (System on Chip) é otimizada para atenuar os efeitos nocivos do superaquecimento. Na verdade, eles foram projetados para lidar com as temperaturas intensas que o smartphone atinge. O chip diminui as velocidades de operação para reduzir as temperaturas e evitar danos ao telefone. No entanto, esse também é o primeiro sinal de que o telefone está superaquecendo. Em seguida, vem um aviso na tela e o desligamento obrigatório.O superaquecimento frequente pode ser causado por .. .
Quando seu smartphone superaquece, ele pode causar sérios danos que não são visíveis a olho nu. As duas principais áreas afetadas pelo superaquecimento são a bateria e o SoC.
As baterias de íons de lítio são as melhores baterias recarregáveis do mercado. No entanto, a tecnologia poderosa geralmente tem desvantagens. Quando se trata de superaquecimento, essas baterias têm dois problemas principais: o primeiro é que as baterias de íons de lítio envelhecem. Na verdade, elas se degradam mesmo quando não estão em uso. A bateria funcionará bem por alguns anos, mas, à medida que ela se degrada, o smartphone passa a sofrer temperaturas mais altas. O segundo problema das baterias de íon-lítio é que elas são sensíveis ao calor. Se o seu telefone estiver à beira da piscina em um dia quente de verão, você poderá danificá-lo sem saber. Temperaturas acima de 30 graus Celsius colocam seu telefone em risco. Toda vez que a bateria é exposta ao superaquecimento, ela acelera o processo de envelhecimento. Isso fica evidente quando você começa a notar que a carga da bateria não está durando tanto quanto antes.
Embora existam dispositivos de segurança para evitar o superaquecimento do smartphone, se o SoC superaquecer muitas vezes, o chip será danificado permanentemente. O uso de conexões Wifi ruins e de Bluetooth em excesso pode fazer com que o telefone aqueça e, em alguns casos, superaqueça. Assistir à Netflix e jogar jogos para celular também pode causar superaquecimento no telefone, danificando o SoC.
Se o seu telefone estiver mais lento do que o normal ou se a bateria parecer estar falhando, é hora de fazer um teste de diagnóstico do celular. Isso é absolutamente vital para revendedores e varejistas de telefones usados, pois um rápido teste de diagnóstico pode dizer se os seus dispositivos sofreram danos causados pelo calor. Desde a duração da bateria até a funcionalidade geral, essa solução poderosa garante que seus produtos tenham a mais alta qualidade operacional.