Menu
InícioCertificaçãoSoluçãoNotíciasSolicite uma demonstração
IMEI
9 de setembro de 2016

O que é uma verificação de lista negra de IMEI?

Se considerarmos que o preço médio de um smartphone novinho em folha nos Estados Unidos está projetado para ser superior a US$ 700 até 2027, podemos ver por que a compra de um usado pode agradar a algumas pessoas. De fato, um artigo observa que comprar um telefone usado em breve será tão comum quanto comprar um carro usado, o que significa que muitas pessoas verão a compra de um usado como a única opção sensata. Mas, assim como é preciso ter cuidado ao ir ao estacionamento de uma concessionária em busca de um carro usado, você também deve ficar atento ao pesquisar on-line ou off-line por telefones usados ou recondicionados.

Embora haja, de fato, boas ofertas, é preciso considerar alguns aspectos de antemão, como, por exemplo, se o produto é perdido ou roubado, para evitar que se queime. A maneira de determinar isso é fazer uma verificação da lista negra do IMEI. O número IMEI, que é atribuído a cada smartphone, permite que o comprador de um telefone usado verifique se ele foi dado como perdido ou roubado. Continue lendo para saber mais sobre como uma verificação de lista negra pode ajudar.

O que é uma lista negra de IMEI?

Uma lista negra de IMEI é basicamente um banco de dados que lista o número de IMEI (International Mobile Equipment Identity) de dispositivos móveis que foram declarados perdidos ou roubados. Portanto, você pode acessar esses bancos de dados on-line para verificar antes de desembolsar dinheiro para comprar um smartphone.

Por que essas informações são importantes?

Se você não verificar o IMEI em uma lista negra de IMEI, poderá acabar com um smartphone que já foi relatado às autoridades competentes como perdido ou roubado. Se isso acontecer, a polícia poderá apreender seu telefone e o provedor de serviços móveis poderá bloqueá-lo na rede.

Como os usuários podem verificar o IMEI?

Há várias maneiras de realizar uma verificação da lista negra do IMEI. Além de ligar para a sua operadora com as informações relevantes, você pode verificar on-line para encontrar informações específicas do fabricante sobre como recuperar esses dados vitais. Além disso, você também pode verificar os vários bancos de dados de listas negras de IMEI disponíveis on-line. Mas e se você for uma empresa que compra grandes quantidades de dispositivos móveis usados e precisa verificar o IMEI de cada um deles? Pode ser demorado lidar com cada telefone manualmente. PhoneCheck O IMEI da Microsoft é a solução perfeita para descobrir, de forma rápida e fácil, se os telefones que sua empresa comprou recentemente foram declarados perdidos ou roubados.

O que os usuários devem fazer caso seu telefone seja perdido ou roubado?

Se você comprou um smartphone dado como perdido ou roubado de um amigo ou de um vendedor em um site de classificados, deve entrar em contato com a sua operadora para descobrir a melhor maneira de devolver o telefone ao legítimo proprietário. Se você o adquiriu em um dos mercados on-line mais confiáveis, também poderá tentar devolvê-lo para obter um reembolso total. Você deve informar ao vendedor, que pode ou não ter conhecimento do problema, que o telefone está registrado em uma lista negra de IMEIs. Um vendedor de boa reputação não hesitará em devolver seu dinheiro e garantir que o telefone seja devolvido a quem quer que ele pertença. Portanto, como você pode ver, a verificação do IMEI é obrigatória se você planeja comprar um smartphone usado. Certamente, há bons negócios a serem feitos se você comprar um telefone usado, mas você pode se queimar se não fizer a lição de casa antes. Certifique-se de submeter qualquer smartphone de sua lista a uma lista negra de IMEI e você diminuirá as chances de acabar com o remorso do comprador depois de fechar o negócio.

O que é uma verificação de lista negra de IMEI?

Evite o estresse de verificar o IMEI na lista negra seguindo estas dicas

A compra de um smartphone usado deve ser uma medida para economizar dinheiro, não uma dor de cabeça. Nenhum comprador quer descobrir que seu novo telefone quente está literalmente "quente". Nem todo vendedor em sites de vendas de terceiros é o que parece ser, e comprar um telefone usado pode levar à compra de um que esteja na lista negra.

A melhor recomendação ao comprar um telefone usado ou seminovo é comprar de um vendedor de boa reputação. Aqui estão algumas dicas para comprar um telefone usado sem se preocupar com a lista negra do IMEI.

Não é necessário verificar a lista negra de IMEIs ao comprar telefones recondicionados da Apple

A Apple recondiciona iPhones mais antigos ou usados e os vende como iPhones recondicionados certificados. Quando a Apple recondiciona um iPhone, ela dedica tempo e cuidado à sua restauração. A carcaça e a bateria são substituídas, e a Apple faz os reparos necessários; o telefone também é programado com o iOS original ou com uma versão mais recente (se aplicável). Cada telefone Certified Refurbished também inclui uma garantia de um ano.

A Apple nunca venderá um iPhone que tenha sido roubado ou dado como desaparecido. Os compradores não encontrarão telefones da lista negra de IMEI no estoque de recondicionados da Apple.

Os compradores também conseguirão um ótimo negócio ao comprar um telefone recondicionado em uma Apple Store independente ou on-line (via Apple). Embora o estoque de modelos recondicionados possa variar, até mesmo modelos mais novos estão disponíveis como opções recondicionadas de preço mais baixo. Atualmente, a Apple oferece um iPhone 13 em opções recondicionadas.

Os preços dos iPhones da Apple recondicionados variam, mas, novamente, os compradores podem economizar em comparação com a compra do mesmo telefone novo.

Não lide com uma verificação de lista negra de IMEI e compre um telefone usado certificado

A Apple oferece iPhones recondicionados certificados, mas outros fabricantes ou empresas podem oferecer telefones "usados certificados". Esses telefones podem passar por um rigoroso processo de restauração para que voltem a funcionar como novos. Além disso, uma garantia pode ser emitida por um período de tempo específico.

Entretanto, os compradores talvez precisem fazer uma pequena pesquisa para garantir que o vendedor ainda tenha boa reputação. Se um indivíduo aleatório estiver declarando que está vendendo um telefone "usado certificado", os compradores talvez queiram se aprofundar um pouco mais. No entanto, comprar em grandes lojas e sites pode garantir menos preocupações e ajudar o comprador a evitar procurar o telefone na lista negra.

A lista negra de verificação de IMEI não é uma preocupação com os produtos recondicionados ou usados da Best Buy

A Best Buy oferece muitos produtos usados e/ou recondicionados. A empresa também está por trás de seus produtos. Como a Best Buy vende muitas das principais marcas de tecnologia, os compradores também podem encontrar uma variedade de telefones usados ou recondicionados.

Alguns desses telefones podem ser chamados de Geek Squad Certified Refurbished. Essa é a recondicionamento certificado da própria Best Buy. O site da Best Buy explica que seus itens recondicionados são restaurados para uma condição semelhante à de novos. No entanto, as garantias podem variar de acordo com o produto. Além disso, os itens recondicionados também podem ser devolvidos.

A Best Buy também vende tecnologia de segunda mão. No entanto, os dispositivos não são consertados para que fiquem como novos, embora a Best Buy restaure o item e faça testes para garantir que todos os dispositivos usados funcionem.

Comprar um telefone recondicionado ou mesmo usado na Best Buy é outra maneira de garantir que o produto seja de qualidade e não esteja na lista negra.

A Amazon é uma ótima opção para evitar telefones que exigem uma verificação de IMEI na lista negra

A Amazon inclui vendedores independentes. Ao comprar um telefone usado ou recondicionado na Amazon, use a Amazon Renewed Store. Esse é o site da Amazon para todos os produtos recondicionados ou restaurados.

Todos os produtos da Amazon Renewed Store incluem uma garantia de 90 dias; cada dispositivo/item também foi exaustivamente testado e inspecionado. Esses dispositivos também vêm com o suporte da Amazon 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Mais uma vez, comprar na loja de boa reputação da Amazon garante que o consumidor saiba o que está comprando. Ele também pode se sentir confortável com o fato de que não ficará preso a um telefone na lista negra.

As operadoras de telefonia celular oferecem telefones que não precisam de verificação de IMEI

Operadoras como AT&T, Verizon, T-Mobile e outras oferecem telefones em suas lojas e também podem ter um estoque de telefones recondicionados ou usados. As operadoras conhecem a lista negra de IMEIs e não venderão um telefone que esteja nessa lista.

Essas empresas verificarão o número IMEI para garantir que não estejam comprando de volta um telefone roubado ou que tenha sido dado como desaparecido. A compra de estoque usado ou novo por meio das operadoras também garante que os compradores não precisem se preocupar em investir em um telefone que tenha sido colocado na lista negra.

O Walmart também vende telefones usados que não levam os compradores a verificar o IMEI da lista negra

O Walmart é conhecido por seus preços baixos. O gigante do varejo também oferece muitas marcas diferentes de smartphones. Ao fazer compras on-line, telefones recondicionados ou usados também podem estar disponíveis. As lojas também podem oferecer telefones usados ou recondicionados.

Como outras lojas, o Walmart não quer vender telefones "quentes" na lista negra. Ao reformar telefones para revenda, eles verificarão o número.

Verificação de IMEI: Os compradores devem evitar os revendedores?

Embora lojas como Walmart, Best Buy, Apple e Amazon ofereçam telefones recondicionados ou usados sem a preocupação de ter um número IMEI na lista negra, há muitos revendedores de boa reputação em sites especializados na venda de telefones usados/pré-propriedade. Ao comprar de revendedores, os compradores podem pesquisar suas avaliações e classificações. Além disso, os sites especializados em revenda de telefones (como o Swappa) podem ter outros critérios para os vendedores em sua plataforma.

O que é uma verificação de lista negra de IMEI?

Banco de dados da lista negra de IMEI: Mantenha seu número IMEI seguro

Embora existam vários lugares para comprar um telefone recondicionado ou usado de boa reputação, também é importante que os consumidores se lembrem de que precisam manter seguro o telefone que comprarem. Os consumidores podem se preocupar com a compra de um telefone na lista negra, mas também devem tomar medidas para manter seu telefone fora da lista negra.

Os telefones podem ser facilmente roubados quando a pessoa menos espera. Acidentes acontecem e, às vezes, um telefone é deixado para trás, esquecido e nunca mais visto. Nossos telefones geralmente contêm dados pessoais, incluindo informações de cartão de crédito, informações bancárias e muito mais.

Adote esses hábitos todos os dias para ajudar a manter seu telefone seguro e também para deter os ladrões:

1. Use o reconhecimento facial ou a identificação por impressão digital

2. Adquira o hábito de sempre guardar o celular no mesmo lugar (em trânsito)

3. Mantenha o telefone sempre com você

4. Não armazene cartões de débito em smartphones

5. Comunique imediatamente a perda ou o roubo de um telefone e apague os dados

O benefício do reconhecimento facial ou do acesso à identificação por impressão digital

Um ladrão que queira invadir um telefone roubado pode encontrar uma maneira de acessar o dispositivo, mas alguns métodos de proteção tornam essa invasão mais difícil. As opções de acesso por reconhecimento facial só permitem que o telefone seja aberto quando o dispositivo detecta o rosto do proprietário. Esse acesso de proteção pode tornar mais difícil para qualquer outra pessoa abrir o telefone e roubar informações.

Além disso, o acesso à ID de impressão digital detecta a impressão digital exclusiva de um indivíduo. O telefone só será aberto quando essa impressão for detectada. Embora, novamente, os ladrões possam encontrar uma maneira de contornar esse acesso, o uso do reconhecimento facial ou da ID de impressão digital pode complicar a busca.

Guarde o telefone no mesmo lugar

Quando estiver fazendo recados ou em trânsito, mantenha o telefone no mesmo local seguro. Pode ser um bolso lateral ou um determinado compartimento de uma bolsa de mão. Essa dica não garante que o telefone nunca será roubado, mas incentivará o desenvolvimento do hábito de sempre guardar o telefone e evitar deixá-lo para trás.

Outro bom hábito é sempre colocar o celular nesse local seguro depois de usá-lo. É fácil adquirir o mau hábito de deixar o celular no chão, mas também é incrivelmente fácil esquecê-lo. É fácil adquirir o mau hábito de deixar o telefone de lado, mas também é incrivelmente fácil esquecê-lo.

Mantenha o telefone com você

Ao usar o telefone, mantenha-o com você. Certifique-se de que a mão esteja sempre em contato com o telefone ou coloque-o no colo. Desenvolver esse hábito torna mais difícil colocá-lo ao seu lado.

Não armazene cartões de débito em um smartphone

Com as carteiras móveis, o armazenamento de cartões de crédito e outras informações é simples. Em geral, os cartões de crédito oferecem mais proteção contra roubo do que um cartão de débito. Por esse motivo, os consumidores talvez queiram evitar armazenar um cartão de débito em sua carteira móvel.

Informe imediatamente um telefone perdido ou roubado

Perder um celular ou perceber que ele foi roubado é uma sensação terrível. Atualmente, há tantos dados armazenados nos telefones que os ladrões podem ter acesso a informações financeiras, dados pessoais, fotos e muito mais.

Em alguns casos, um telefone roubado pode ser localizado por meio de aplicativos como o Find My (para Apple). Entretanto, se o telefone estiver desligado ou desconectado, pode ser impossível localizá-lo.

Se um telefone for perdido ou roubado, entre em contato com o provedor de serviços. Talvez eles consigam apagar os dados do telefone por conta própria. A Apple oferece uma opção de apagamento de dados para dispositivos que estão conectados ao Find My. Essa é uma maneira fácil de apagar o telefone e garantir que nenhum dado seja roubado.

Também é possível registrar um boletim de ocorrência policial para um telefone perdido. Entre em contato com a polícia local para registrar um boletim de ocorrência. Se o telefone puder ser rastreado e o proprietário puder visualizá-lo em um mapa, ele poderá alertar as autoridades, rastreá-lo e, com sorte, evitar que o telefone faça parte da lista negra de IMEIs.

Solicitar demonstração
Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do Linkedinícone do youtubeícone do pintrest
Certificado
Solução
Recursos
Blog
Depoimentos
Ativos digitais
Solicitar demonstração
Coleta de dadosApagamento de dadosCertificação de dispositivosDiagnósticoDetecção de bloqueioVerificações premium de IMEI
Envie-nos um e-mailEULA
Direitos autorais © 2024 PhonecheckLLC.