Não importa se você é uma empresa de telefones usados que deseja colocar sua empresa on-line ou se deseja apenas vender seu telefone ou iPad antigo para obter algum dinheiro extra e trocá-lo por um modelo mais novo - há um mercado grande e crescente para dispositivos móveis usados. À medida que os smartphones mais recentes se tornam mais avançados, eles geralmente vêm com um preço mais alto. Portanto, muitos consumidores e empresas optam por economizar dinheiro comprando telefones usados ou recondicionados.
A International Data Corporation estima que 225,4 milhões de smartphones recondicionados e usados foram enviados em 2020. De acordo com um relatório da Mordor Intelligence, espera-se que o mercado de smartphones usados e recondicionados registre uma taxa de crescimento anual composta de 10,23% de 2022 a 2027. O crescimento desse setor é impulsionado por métodos sistemáticos de coleta e classificação, avanços no reparo de smartphones e vendas on-line/off-line.
Depois de decidir vender seu aparelho usado, você descobrirá que há muitas plataformas em que pode realizar essa venda. Isso inclui vendê-lo diretamente para a empresa/operadora (por exemplo, Apple, Verizon ou AT&T), por meio de um mercado ponto a ponto, como Amazon ou Facebook Marketplace, ou por meio de plataformas independentes, como Gazelle e SellCell.
Este artigo destacará os benefícios de vender seu dispositivo móvel usado on-line, além de dicas e práticas para ajudá-lo a maximizar seu perfil.
Ao fazer o upgrade para um novo telefone, é tentador trocá-lo com sua operadora de rede, permitindo que você pague menos adiantado pelo novo dispositivo. No entanto, o valor que você recebe de sua operadora nem sempre é o melhor.
Por exemplo, o valor de troca do iPhone XS Max para a T-Mobile foi 25,9% menor do que em uma loja de recompra on-line. Os mercados peer-to-peer geralmente oferecem um valor melhor ao eliminar o intermediário, mas essa opção aumenta o tempo e o esforço necessários e o risco de fraudes financeiras.
Vender seu telefone ou laptop velho ou quebrado por meio de empresas de "re-comércio", como a Gazelle e a Decluttr, pode ser a opção mais lucrativa, conveniente e segura. Essas empresas fornecem uma cotação instantânea com base em um breve questionário. Se ambas as partes concordarem com o valor, basta enviar o dispositivo para elas usando uma etiqueta de remessa pré-paga. O segmento de comércio eletrônico também elimina a necessidade de interações pessoais, oferece gateways de pagamento seguros, é rápido e, em geral, sem complicações.
Além do pagamento em dinheiro, vender seu telefone antigo também é uma boa maneira de reciclar. A venda do dispositivo usado prolonga sua vida útil e reduz a quantidade de lixo eletrônico gerado. Os dispositivos eletrônicos contêm muitos compostos tóxicos que podem entrar no solo, na água e no ar com o tempo se não forem descartados adequadamente. Algumas pessoas até compram smartphones usados para obter peças para consertar dispositivos danificados.
Em poucas palavras - sim. Embora o valor de um smartphone usado possa depender da marca, do modelo, da capacidade de armazenamento e da condição atual, ele geralmente pode render uma boa quantia em dinheiro.
Os preços médios de revenda de modelos populares variam, mas normalmente ficam nessa área:
O valor de um telefone se desvaloriza com o tempo e diminui de US$ 100 a US$ 200 por ano. Os telefones em perfeitas condições podem exigir até 80% do seu valor de varejo, enquanto aqueles com pequenos arranhões ou defeitos valem de 50 a 60% do seu preço original. Os telefones com telas quebradas ou danos causados pela água também podem ser retirados para peças, portanto, sempre vale a pena vender um telefone antigo em vez de deixá-lo guardado na gaveta.
Agora que você decidiu vender seu telefone usado on-line, pode usar essas dicas para fazer a transação sem problemas e obter o melhor valor pelo seu dispositivo.
É importante ser totalmente transparente sobre a condição do seu dispositivo. Compartilhar detalhes sobre o desgaste físico (como rachaduras, arranhões ou amassados), bem como sobre os recursos técnicos (como qualidade da câmera, tempo de carregamento e integridade da bateria), pode realmente ajudá-lo a vender seu aparelho, dando ao comprador uma expectativa realista. O compartilhamento de informações sobre o seu uso - como, por exemplo, se você sempre aplicou uma proteção de tela - pode ajudar o comprador a tomar uma decisão.
Com base na condição, os telefones podem ser divididos em 4 categorias:
Seu telefone contém uma infinidade de informações confidenciais. Retorná-lo às configurações de fábrica limpará todas as fotos, arquivos e outros dados do dispositivo, permitindo que você o entregue sem preocupações com a privacidade. Lembre-se de fazer o backup do telefone antigo e transferir todos os seus dados para o novo dispositivo antes de restaurar as configurações de fábrica.
Retornar seus smartphones às configurações de fábrica é simples.
No iPhone, você precisará seguir estas etapas:
Em um telefone Android, você precisará seguir estas etapas: Toque em Configurações > Gerenciamento geral > Redefinir > Redefinição de dados de fábrica > Redefinir > Excluir tudo.
Determinar o preço certo para seu smartphone usado pode depender de muitos fatores, como o modelo, a condição e a oferta e demanda atuais.
Primeiro, você pode verificar o preço de varejo atual do mesmo modelo - e o preço de venda de dispositivos usados semelhantes - em mercados como eBay e Craigslist. Compare a condição de seu smartphone com a dos que estão sendo vendidos on-line e escolha um preço justo de acordo.
Muitos sites, como o Bankmycell e o Decluttr, oferecem uma cotação instantânea para o seu dispositivo, bastando responder a perguntas simples sobre a condição dele.
Lembre-se de que, à medida que o novo modelo de um telefone é lançado, o preço de um modelo antigo cai significativamente. Portanto, é aconselhável vender seu dispositivo antes que uma variante de geração mais recente chegue ao mercado.
A Phonecheck oferece ao comprador a confiança de que seu dispositivo está 100% em condições de funcionamento e pode aumentar a probabilidade de ele querer comprar seu smartphone por um preço justo. A Certificação Phonecheck é uma solução confiável de terceiros que verifica não apenas os danos ao hardware e ao software, mas também se o dispositivo foi registrado como roubado ou perdido. Ao reduzir a taxa de devoluções, o Phonecheck também protege os interesses do vendedor e garante uma transação transparente.
Vender seu telefone usado on-line pela primeira vez pode ser intimidador. No entanto, seguindo estas etapas, você pode tornar o processo mais simples.
Você tem muitas opções de onde vender seu telefone usado on-line. Cada uma dessas plataformas tem diferentes prós e contras, e você pode escolher a mais adequada às suas necessidades.
Seja qual for o motivo para vender seu dispositivo antigo, é importante pesquisar suas opções para obter o melhor preço para a revenda.
Seguir etapas simples, como incluir acessórios originais e substituir uma tela rachada, pode ajudá-lo a obter mais crédito na loja, e lembrar-se de apagar todos os dados protege sua privacidade.
É útil ser totalmente honesto sobre a condição do seu telefone. Obtenha uma certificaçãoPhoneCheck para garantir aos compradores que o seu telefone celular está 100% em condições de funcionamento, o que o ajudará a negociar um preço melhor e reduzirá a chance de devoluções.