10 maneiras de proteger os dados em seu smartphone
Atualmente, usamos nossos telefones para nos ajudar em praticamente tudo , portanto, há muitas informações armazenadas em nossos dispositivos. Naturalmente, algumas dessas informações são bastante confidenciais, o que significa que queremos garantir que elas permaneçam seguras. Quer você pense nisso com frequência ou não, todos devem se preocupar em proteger os dados armazenados em seus smartphones. Para garantir que isso seja feito, dê uma olhada nas seguintes estratégias que você pode usar para protegê-los. Essas dicas e truques vão desde os mais básicos e fáceis até os mais sofisticados, e com certeza aumentarão a segurança do seu dispositivo.10 maneiras de proteger os dados em seu smartphone
Monitore as permissões de seus aplicativos: Você pode se surpreender com a quantidade de informações que seus aplicativos móveis estão coletando, porque você não pediu a eles que não o fizessem. Seu aplicativo de mapas, por exemplo, provavelmente está configurado para rastrear sua localização por padrão. Se não quiser que terceiros saibam seus dados pessoais, verifique as configurações de cada aplicativo que você baixar e verifique quais informações são coletadas.
Altere as senhas com frequência: Esse é outro truque básico, mas ainda assim é bom. Quanto mais tempo você deixar uma senha no lugar, maior será a probabilidade de alguém adivinhá-la ou de que ela seja vazada em uma violação de dados. Para maximizar a segurança, altere suas senhas a cada um ou dois meses.
Criptografe seu dispositivo: A criptografia transforma todas as informações do seu telefone em um jargão ilegível, a menos que alguém tenha o código necessário para traduzi-lo. Os proprietários de dispositivos iOS podem ficar tranquilos quanto a isso, pois seus dados já são criptografados automaticamente se você estiver usando uma senha para desbloquear o telefone. Os proprietários de Android terão que criptografar seus telefones manualmente, o que pode levar várias horas, mas vale a pena o investimento de tempo.
Use uma VPN: as redes privadas virtuais (VPNs) permitem que você envie e receba dados com mais privacidade do que seria possível sem uma VPN. Basicamente, elas impedem que o seu provedor de serviços de Internet veja os sites que você visita ou, em teoria, diminua a velocidade da sua conexão. Eles também podem permitir que você disfarce sua localização atual, o que é conhecido como "geo-spoofing".
Bloqueie URLs suspeitos: Vários aplicativos de segurança móvel diferentes (por exemplo: Kaspersky, Lookout e TrustGo) oferecerão o bloqueio de URLs de aparência suspeita. Isso pode evitar que você faça download acidental de malware, portanto, não é uma má ideia investir em um deles.
Faça backup de seus dados em um local seguro: Uma das piores coisas que podem acontecer durante uma violação de dados é a perda de acesso a informações importantes. Para evitar que isso aconteça, certifique-se de fazer backup de seus dados em um serviço seguro baseado na nuvem ou em um disco rígido externo. Isso também lhe dará um pouco de tranquilidade caso você precise seguir a próxima etapa desta lista.
Limpe seu dispositivo remotamente: Apagar completamente o dispositivo pode parecer drástico, mas se você tiver informações pessoais confidenciais em um celular perdido ou roubado, talvez queira exercitar a capacidade de apagá-las à distância. O Gerenciador de dispositivos Android facilita isso para os proprietários de Android, enquanto os usuários da Apple podem fazer isso com o Find My iPhone no iCloud.com.
Desative todas as conexões que não estiver usando no momento: O Wi-Fi e o Bluetooth já existem há algum tempo, mas isso não impediu que os hackers os explorassem. Na verdade, isso provavelmente os deixou mais familiarizados com diferentes maneiras de fazer isso. No entanto, há uma maneira infalível de garantir que um hacker não acesse seu dispositivo por Wi-Fi ou Bluetooth: não os use. Mais apropriadamente, desconecte seu telefone de qualquer uma dessas redes no momento em que parar de usá-las para o que estiver fazendo. Usá-las somente quando for necessário oferece aos possíveis invasores muito menos janelas de oportunidade.
Desinstale programas ociosos: Quando os aplicativos ficam velhos, eles se tornam vulneráveis. É por isso que as atualizações geralmente incluem patches de segurança. Entretanto, é muito improvável que você se lembre de atualizar um aplicativo que não usa há meses, o que torna os aplicativos antigos e não utilizados grandes vulnerabilidades de segurança. Examine seu dispositivo e exclua todos os aplicativos que você não planeja usar em breve.
Teste seu dispositivo regularmente: A melhor maneira de saber mais sobre a segurança de seu dispositivo é testá-lo. Existem vários serviços de teste de dispositivos, desde programas simples que identificam malware até o software de diagnóstico móvel da Phonecheckque pode identificar até 60 possíveis defeitos. Se você estiver preocupado com a possibilidade de algo já ter acontecido com um dispositivo que possui, essa é uma excelente maneira de descobrir com certeza.
Proteger seus dados não precisa ser difícil - você pode começar com as recomendações mais simples desta lista e passar para as mais complexas quando se sentir confortável. Entretanto, recomendamos todas as estratégias acima para garantir que seu dispositivo esteja seguro e seus dados protegidos.