Comprar um smartphone pode parecer uma provação às vezes. Há praticamente inúmeras opções disponíveis de novos telefones, o que dificulta a escolha do telefone ideal para você. Alguns telefones têm reputação confiável, mas os custos associados aos modelos mais novos podem ser proibitivos. Por esse motivo, muitas pessoas estão optando por telefones mais antigos. Um smartphone usado geralmente é muito mais barato do que a versão mais recente. Além disso, como muitas atualizações de uma versão para a outra são incrementais, você ainda pode obter um telefone com muitos recursos avançados comprando o modelo anterior em vez do mais recente. Você pode fazer isso examinando algumas tendências do setor para ver quais serão os padrões daqui a um ano ou mais. Se os recursos do telefone usado que você está analisando não mudarem muito, provavelmente é uma aposta segura. Caso contrário, talvez você deva pensar duas vezes antes de comprar um modelo que está prestes a se tornar um dinossauro. Um telefone barato pode não oferecer necessariamente muito valor se o hardware dele não executar os aplicativos de que você precisa ou não for compatível com outros dispositivos que você queira usar. Dê uma olhada em nossas seleções e use as informações fornecidas para tomar uma decisão de compra informada na próxima vez que quiser um telefone usado.
O Samsung Galaxy original não foi muito bem recebido pela imprensa quando foi lançado em 2009. Na verdade, as críticas foram bastante mornas. O telefone foi amplamente considerado como um similar do iPhone, mas com uma interface mais feia e um exterior de aparência mais barata. Avance para 2016, quando o Galaxy S7 foi lançado, e você verá que muita coisa mudou. Por um lado, o S7 tem um design deslumbrante que rivaliza facilmente com o do iPhone (o eterno concorrente do Galaxy). Além disso, ele acrescenta ou aprimora vários recursos que faltam ao iPhone ou são insuficientes, como a duração da bateria e a resistência à água. O Galaxy S7 ainda não é um telefone barato. Ele provavelmente custará pelo menos algumas centenas de dólares, mas quando você compara isso com o preço de aproximadamente US$ 800 que esse telefone tinha originalmente, é um desconto e tanto.
Aqueles que querem um pouco mais podem achar que vale a pena fazer o upgrade para o Samsung Galaxy S7 Edge. O recurso "edge" da Samsung pode ter sido considerado um artifício por alguns clientes quando foi apresentado pela primeira vez, mas a tela curva é linda e, na verdade, permite que você realize muitas tarefas essenciais com mais praticidade. Você pode usá-la para ver informações importantes relativas a até cinco de seus contatos favoritos - por exemplo, ela mudará de cor quando um deles ligar para você ou separará as chamadas perdidas dos outros e as exibirá na lateral da tela. Ele também vem com outros recursos úteis, como um relógio de cabeceira e acesso fácil a notificações de aplicativos. O Galaxy S7 Edge também melhora o Galaxy S7 normal em algumas áreas que realmente contam, como a câmera. Com 12 megapixels e melhor autofoco do que o S7, essa é uma câmera que ainda supera o desempenho de muitos telefones novos e provavelmente não se tornará obsoleta tão cedo. Ele está na extremidade cara do espectro de telefones usados? Pode apostar que sim. Ainda assim, você está obtendo um valor incrível pelo seu dinheiro, especialmente porque ele é centenas de dólares mais barato do que costumava ser.
A LG certamente não é um dos nomes mais chamativos da tecnologia de smartphones, mas isso não quer dizer que seus telefones não possam ser incrivelmente valiosos. Para provar isso, podemos olhar para o LG G5. Câmeras traseiras duplas e uma excelente tela são apenas dois dos motivos pelos quais o G5 ainda se destaca, mesmo entre os telefones mais novos. A principal vantagem é o design modular do G5 - um recurso que a empresa abandonou com seu próximo modelo, o G6. O design modular permite que você troque determinados componentes do telefone por outros. Isso significa que, quando uma parte do G5 deixar de funcionar da maneira desejada, você poderá simplesmente atualizá-la. Isso é particularmente útil se você quiser mais espaço de armazenamento ou se a bateria estiver fraca e você quiser colocar uma nova. Como nem o iPhone nem os modelos recentes do Galaxy têm essa capacidade, só isso já é suficiente para fazer com que valha a pena considerar o G5. Talvez você não queira gastar quatrocentos ou quinhentos dólares em um telefone usado. Nesse caso, você verá que os preços do G5 são muito agradáveis. Espere pagar apenas cerca de US$ 200 por esse dispositivo. É claro que as atualizações ainda terão um custo extra (e podem ficar mais caras à medida que forem descontinuadas).
Sim, há um produto da Apple nesta lista, e não, ele não está aqui apenas por ser bonito. Embora outros telefones desta lista possam superar o 6s em certos aspectos, há um motivo particularmente bom para considerá-lo seu próximo telefone usado: a segurança. A Apple continua a lançar atualizações de software para seus telefones mais antigos, o que significa que eles permanecem menos propensos a invasões por períodos mais longos. Isso os torna um excelente investimento a longo prazo, desde que você se certifique de que está comprando um produto genuíno. Para reduzir seus riscos, certifique-se de comprar um telefone que tenha sido aprovado por um serviço de diagnóstico de qualidade. Qualquer telefone usado que você comprar deve ser verificado dessa forma primeiro, mas isso é especialmente importante para iPhones porque o mercado de usados para eles é grande e contém muitos falsificadores. Certifique-se de que está comprando um telefone que permanecerá atualizado, e você poderá desfrutar de muitos recursos competitivos sem ultrapassar o orçamento. Quer você queira a potência de um Galaxy, a versatilidade de um LG ou a segurança de um produto Apple, há muitas opções excelentes no mercado de telefones usados. Escolha um que esteja de acordo com suas prioridades e aproveite seu próximo aparelho!