Ter uma força de trabalho móvel pode beneficiar praticamente qualquer empresa. Os smartphones fornecem aos seus funcionários acesso ao fluxo de trabalho da empresa 24 horas por dia, 7 dias por semana. Os dispositivos móveis da empresa e os smartphones Bring Your Own Device (BYOD) podem aumentar a produtividade e a eficiência. De fato, 71% dos CIOs veem os dispositivos móveis da empresa como uma forma de revolucionar suas empresas. E 55% dos CIOs veem isso como uma das maiores tendências de negócios.
Mas antes de implementar uma política de dispositivos móveis da empresa, há algumas perguntas importantes a serem feitas:
Vamos analisar mais detalhadamente as perguntas acima para garantir que a política de dispositivos móveis de sua empresa seja eficiente e segura.
A vantagem dos dispositivos móveis na força de trabalho, sejam eles BYOD ou fornecidos pela empresa, são os ganhos de produtividade e eficiência que estamos dizendo. É uma situação em que todos saem ganhando, porque não só os empregadores veem um aumento na produtividade, mas seus funcionários também têm mais tempo pessoal como membros de uma força de trabalho móvel. Para obter alguns dados que comprovem isso, analisamos uma pesquisa recente com 500 gerentes e executivos realizada pela Frost & Sullivan e pela Samsung. Descobrimos que os funcionários acrescentaram uma hora extra de trabalho ao seu dia, mas também receberam quase uma hora extra de tempo pessoal. Isso levou a um aumento de 34% na produtividade.
Um dos principais motivos pelos quais vemos um aumento na produtividade e na eficiência é a facilidade de acesso a aplicativos de negócios e de produtividade. As pessoas usam aplicativos para otimizar suas vidas pessoais, e isso traz uma capacidade inata para que os aplicativos também desempenhem um papel importante nos negócios. De fato, 77% dos smartphones de trabalho suportam aplicativos de negócios e produtividade.
Como muitos executivos de alto escalão estão percebendo os benefícios, espera-se que mais 17% das empresas participem da tendência da força de trabalho móvel. Essa tendência praticamente garantirá que todos os dispositivos móveis apoiados pelo empregador ofereçam suporte total a aplicativos comerciais e de produtividade. O software suportado incluirá uma combinação de aplicativos personalizados criados pela empresa, aplicativos comerciais de terceiros e aplicativos de produtividade mais comuns para dispositivos iOS e Android.
As metas empresariais são sempre um tópico de discussão em todas as reuniões mensais da diretoria. O mesmo acontece com as formas intuitivas de atingir essas metas, o que os dispositivos móveis da força de trabalho fazem. As metas da empresa, como a melhoria da colaboração entre equipes e clientes, bem como o aumento dos tempos de resposta, podem ser facilmente alcançadas por meio de smartphones.
Os benefícios dos dispositivos móveis da empresa são bastante claros tanto para os empregadores quanto para os funcionários. Mas e quanto ao tipo de dispositivo que um funcionário deve ter?
Antes de abordarmos os problemas de segurança móvel e os planos de implementação de dispositivos móveis para funcionários, é importante discutir a diferença entre dispositivos de propriedade do empregador e smartphones BYOD. Atualmente, apenas 27% das empresas fornecem dispositivos móveis a seus funcionários. O restante dos smartphones usados no local de trabalho já é de propriedade dos funcionários.
Existem alguns benefícios dos programas de propriedade dos funcionários, Bring Your Own Device (BYOD).
Esse é um ponto importante para qualquer funcionário. Se seus funcionários forem fãs do iPhone da Apple, eles naturalmente preferirão um iPhone para serem mais produtivos. Eles estão familiarizados com o sistema operacional e não precisam aprender um novo sistema se você fornecer a eles um dispositivo Android. Os funcionários também não querem carregar dois smartphones!
Nem todas as empresas, se houver alguma, vão comprar um iPhone X ou um Samsung 8. Isso significa que os dispositivos de propriedade do empregador podem estar um pouco atrasados em relação à curva tecnológica. Os smartphones BYOD têm mais capacidade de conter tecnologia atualizada, o que significa acesso a mais aplicativos e sistemas operacionais mais rápidos.
A emissão de dispositivos móveis para sua força de trabalho pode ser bastante dispendiosa. Os empregadores consideram mais econômico simplesmente pagar as contas de telefone celular dos funcionários ou cobrir uma porcentagem das taxas de internet doméstica. De acordo com o estudo, 77% dos usuários de smartphones pagam suas próprias contas.
O fato de não ter um programa BYOD pode estender os problemas também ao departamento de TI. Se algo der errado com um dispositivo de propriedade do empregador, os funcionários recorrerão à TI para obter uma solução, e não a um provedor de rede. Isso também pode reduzir a produtividade se os tíquetes do help desk sobrecarregarem a TI. Dito isso, podemos levar em conta os muitos benefícios dos programas BYOD, mas os problemas de segurança móvel podem ser mais bem resolvidos com programas de dispositivos internos.
Você sabia que o crime cibernético pode custar às empresas US$ 6 trilhões até 2021? O que é mais vulnerável? Dispositivos móveis. De acordo com a Harvard Business Review, "os dispositivos móveis são um dos elos mais fracos da segurança corporativa. Os executivos estão lutando para gerenciar uma proliferação de dispositivos, proteger os dados, proteger as redes e treinar os funcionários para que levem a segurança a sério." Isso torna os dispositivos BYOD particularmente vulneráveis, pois os empregadores não têm controle sobre as coisas não relacionadas ao trabalho que acontecem neles. A detecção de ataques maliciosos nem sempre acontece imediatamente. O tempo médio em que um hacker tem acesso a um dispositivo antes de ser pego é de 99 dias, de acordo com o relatório FireEye M-Trends 2017. Os ataques cibernéticos podem custar a uma única empresa até US$ 9,5 milhões por ano.Outros custos de crimes cibernéticos incluem .. . .
As estatísticas são bem claras. Mas o que dizer dos riscos de segurança móvel que apresentam mais problemas?
O malware é uma grande ameaça à segurança móvel. Os smartphones BYOD podem ser mais suscetíveis a malware e códigos maliciosos devido ao aspecto de uso pessoal. Se um usuário móvel interagir com um anúncio de spam, normalmente encontrado em sites de mídia social, o malware poderá representar um risco de segurança para os dados da empresa. De acordo com uma pesquisa da Universidade Friedrich-Alexander (FAU) de Erlangen-Nuremberg, na Alemanha, 78% dos usuários de dispositivos móveis disseram estar cientes dos esquemas de phishing por e-mail, mas 45% ainda clicam nos e-mails.
Semelhante aos ataques ao navegador do PC, a segurança móvel pode ser comprometida por SMS e MMS. Os hackers podem usar SMS e MMS para obter o controle de um dispositivo móvel para acessar dados ou para emitir um ataque de negação de serviço distribuído (DDoS). A China está na liderança da distribuição de ataques DDoS, mas houve um declínio nos ataques no ano passado. Os Estados Unidos são o terceiro país mais suscetível a ataques DDoS, com um aumento de 4% no último ano.
Os smartphones vêm equipados com conectividade Wi-Fi, o que os torna suscetíveis a esquemas de hacking. A invasão de Wi-Fi e os ataques Man-In-The-Middle (MITM) são rotineiros e não são tão difíceis para um hacker. Os hackers podem encontrar pontos fracos nas redes Wi-Fi para coletar os dados que estão sendo transmitidos. Se um funcionário móvel usar um ponto de acesso à Internet para fazer login na rede da empresa, ele estará colocando a segurança móvel em risco. Na verdade, 41% dos smartphones Android correm o risco de sofrer ataques de Wi-Fi devido a pontos fracos no WPA2. Isso pode tornar qualquer funcionário com um BYOD Android em uma rede Wi-Fi um risco potencial à segurança móvel.
Uma das maiores ameaças à segurança móvel são, na verdade, os funcionários. Muitas pessoas não estão cientes dos riscos de segurança decorrentes do uso de dispositivos móveis para o trabalho. Elas também podem não estar cientes das medidas de segurança necessárias para proteger seus dispositivos contra criminosos cibernéticos. Quando se trata de dados da empresa, esses aplicativos podem causar vazamentos dos quais a empresa talvez nem saiba, até que seja tarde demais.A Gartner Research descobriu recentemente que 95% dos problemas de segurança na nuvem são causados pelos clientes, e não pelos provedores de serviços em nuvem.De acordo com a Gartner, "a crença ingênua de que os provedores de nuvem são totalmente responsáveis pela segurança de seus clientes significa que muitas empresas não estão conseguindo lidar com a forma como seus funcionários usam aplicativos externos, deixando-os livres para compartilhar grandes quantidades de dados, muitas vezes inapropriados, com outros funcionários, partes externas e, às vezes, com toda a Internet. "E, é claro, sempre há funcionários insatisfeitos com más intenções. Os funcionários que cortaram relações com uma empresa podem ter dados da empresa em seus dispositivos móveis.
Decidir se o programa de dispositivos móveis de uma empresa vale o risco realmente se resume aos protocolos de segurança. Muitas violações de segurança e outros problemas podem ser evitados. Por exemplo, ter um dispositivo de propriedade do empregador nas mãos dos funcionários pode oferecer mais controle sobre o uso do dispositivo.Os programas BYOD trazem o benefício de uma melhor tecnologia de dispositivos e custos iniciais mais baixos para as empresas. De qualquer forma, as medidas de segurança móvel são a faceta mais importante do programa a ser considerada pelas empresas. Para reforçar esse ponto, descobrimos que a taxa de infecções bem-sucedidas por ransomware para empresas em 2016 foi de 71%, de acordo com a Barkly.
Apenas 52% das organizações que sofreram um ataque cibernético em 2016 não alteraram seus protocolos de segurança móvel em 2017.
No ano passado, o aumento da segurança de TI foi destaque nos gastos das empresas. 38% das empresas que sofreram um ataque cibernético aumentaram os orçamentos de segurança de TI.
As empresas com programas de dispositivos móveis, sejam eles BYOD ou de propriedade do empregador, podem definitivamente aumentar a produtividade, a eficiência, a satisfação dos funcionários e a receita. O segredo é desenvolver um plano de segurança móvel para garantir que os dados de sua empresa e de seus clientes permaneçam seguros:
A segurança móvel é essencial para qualquer empresa, especialmente porque o uso de dispositivos móveis no local de trabalho se tornou a norma. Talvez não seja possível ignorar a necessidade de uma força de trabalho móvel para sempre, e ter práticas recomendadas para dispositivos móveis pode ajudar a manter sua empresa protegida contra ataques cibernéticos, malware e outros ataques maliciosos. Mas também os instrua sobre os riscos do uso dessas valiosas ferramentas. Como o uso de dispositivos móveis pode melhorar seus negócios e quais práticas você pode usar para mantê-los seguros?