Todos nós já passamos por isso: Você está de olho naquele novo iPhone, mas hesita em fazer a troca. Atualizar seu telefone significa se comprometer com o incômodo de mover todos os seus dados telefônicos e informações pessoais do telefone antigo para o novo. Mas isso não precisa ser tão difícil: a maioria dos smartphones modernos é configurada para backups inteligentes e migração fácil de dados. Você pode passar por todas as etapas sem problemas em menos de uma hora, na maioria dos casos. Aqui está o que você precisa saber sobre como atualizar seu telefone sem perder nada:
A maioria dos telefones é configurada para fazer backup automático da sua multimídia em uma programação periódica e, se o seu telefone ainda não estiver configurado para isso, essa é definitivamente uma opção. Verifique se o processo de backup automático do seu telefone está configurado ou se precisa ser configurado. O processo é ligeiramente diferente, dependendo se você tem um iPhone ou um Android:
Com os iPhones, você usa o iCloud para configurar backups automáticos. Comece conectando-se a uma rede Wi-Fi, pois todo o processo requer uma conexão estável com a Internet (e você provavelmente não quer que suas grandes quantidades de dados aumentem sua conta de 4G).
Nos telefones Android, o processo às vezes pode ser um pouco complicado. Os fabricantes do Android têm certa liberdade sobre a interface, portanto, você pode achar que o backup do seu Nexus é um pouco diferente do backup do seu Galaxy. Procure palavras que possam ser semelhantes, mas não exatamente iguais às instruções padrão que fornecemos aqui. Por exemplo, seu telefone pode orientá-lo a ir para Configurações > Conta em vez de Configurações > Pessoal:
Seu telefone inicia automaticamente o backup de seus dados de acordo com uma programação, para que você esteja pronto para usá-lo. Os iPhones sincronizam esses backups com o iCloud, enquanto os telefones Android sincronizam os backups com o Google Cloud. Quando estiver pronto para baixar suas informações no novo telefone, basta fazer login no serviço de nuvem correto e baixar o backup mais recente.
Os backups manuais são semelhantes em processo aos backups automáticos. A flexibilidade de fazer o backup do telefone quando você quiser, em vez de esperar por um backup automático semanal, significa que você pode fazer um backup no mesmo dia em que receber o novo telefone, garantindo que todos os dados transferidos sejam transferidos sem problemas.
O backup do iPhone é semelhante à configuração de uma programação de backup automático, mas, em vez de pressionar o botão "Backup do iCloud", há uma opção separada para backups manuais. Como sempre, verifique se você está conectado ao Wi-Fi primeiro:
Confirme o backup acessando Configurações > [Seu nome/e-mail do iCloud] > iCloud > Backup do iCloud e verificando a data e a hora do último backup.
Quando terminar, pressione o botão Voltar até voltar à tela Pessoal e role para baixo até ver a data do último backup. Isso confirmará que seu backup foi bem-sucedido.
A próxima etapa é certificar-se de que todas as contas de assinatura estejam desconectadas no telefone antigo antes de fazer login no novo telefone. Com contas como HBO Go, Netflix e Google Play Music, fazer login por meio de vários dispositivos ao mesmo tempo pode acionar um alerta de segurança ou inutilizar sua conta. Verifique novamente se você sabe suas informações de login (com muita frequência, os usuários deixam as senhas salvas em um dispositivo e acabam esquecendo quais são elas) antes de fazer logout e, se você usa um serviço de gerenciamento de senhas como o LastPass, certifique-se de atualizar essa conta no novo dispositivo também.
A autenticação de dois fatores está se tornando cada vez mais comum. É provável que, sempre que você acessar o aplicativo do banco ou o e-mail de um novo dispositivo, receba uma mensagem de texto no telefone ou uma notificação por push em um aplicativo de autenticação de terceiros, solicitando que você confirme que foi realmente você quem acionou a verificação de segurança. Se o seu número de telefone for alterado junto com o telefone, atualize-o em todas as contas ou aplicativos que usam autenticação de dois fatores. Se você usa um aplicativo de terceiros para fins de autenticação, remova o aplicativo do telefone antigo e ative-o no novo telefone antes de fazer login em qualquer aplicativo que solicite autenticação.
Falta apenas uma etapa, e é a menos trabalhosa. Parabéns! É hora de remover os cartões SIM e SD do telefone antigo e substituí-los no novo telefone. O processo é um pouco diferente, dependendo do fato de você ter um iPhone ou um telefone Android.
Se você tiver um iPhone, localize os slots ou bandejas dos cartões SIM e SD na lateral oposta aos controles de volume. Você precisará de um pequeno clipe de papel que tenha sido endireitado. Basta inserir o clipe de papel no orifício até sentir um pequeno estalo. Remova imediatamente o clipe de papel. A bandeja deve estar solta o suficiente para ser removida com os dedos. Tenha cuidado ao fazer a troca: tome cuidado para não tocar em nenhuma superfície de metal ou de contato do cartão SIM ou SD, para evitar danificá-lo. Além disso, tenha o cuidado de inserir os cartões SIM e SD no novo telefone na mesma orientação em que estavam no anterior.
Localize a bandeja do cartão SIM no lado direito do dispositivo. A maioria das bandejas se abre com um pequeno interruptor que você pode sentir com a ponta dos dedos. Aplique uma leve pressão até que a bandeja se solte e, em seguida, puxe-a com cuidado até que você possa remover os cartões. Os Androids variam em termos de hardware e configuração, portanto, alguns modelos usam um interruptor de orifício como os iPhones. Se o seu for um deles, basta usar um clipe de papel para abrir o interruptor. Antes de remover os cartões SIM ou SD de qualquer dispositivo, verifique se o dispositivo está completamente desligado para evitar danos aos seus dados. Insira os cartões no novo dispositivo enquanto ele também estiver totalmente desligado e ligue o novo telefone assim que a bandeja estiver firmemente colocada no lugar.De backups automáticos a cartões SD e tudo o mais, você seguiu oficialmente todas as etapas para garantir que não perderá nenhum dado ou mídia valiosa na troca de telefone. Ótimo trabalho! Qual é a próxima etapa? Se você quiser vender seu telefone usado após a conclusão da transição, considere um serviço de diagnóstico de telefone como o PhoneCheck para obter o valor total do seu hardware.