Goste ou não, sua privacidade está sob ataque, pois forças nefastas, desde hackers solitários até o crime organizado, planejam acessar as informações pessoais em seu dispositivo móvel. Seu dispositivo móvel contém senhas, informações de contato, publicações em mídias sociais, mensagens de correio de voz, informações bancárias, fotos e muito mais. Isso significa que seu smartphone, celular ou tablet é uma espécie de porta de entrada para seus dados privados. E se os criminosos conseguirem acessar suas informações pessoais, eles poderão cometer fraude de roubo de identidade e causar todo tipo de estrago em você. Continue lendo para obter algumas dicas sobre como proteger dados confidenciais em seu dispositivo móvel.
Se o seu dispositivo móvel tiver um recurso de senha, ative-o. Quando ativado, você ou qualquer outra pessoa que entrar em contato com o seu dispositivo móvel terá que digitar um código de vários dígitos para acessar o dispositivo móvel. Se o seu dispositivo móvel for compatível com alguns dos mais novos tipos de recursos de autenticação, como reconhecimento de impressão digital, tecnologia de digitalização biométrica ou até mesmo opções de reconhecimento facial, use essas camadas extras de segurança. Isso dificultará o uso do seu dispositivo móvel por alguém que tenha acesso não autorizado a ele.
Uma coisa que você deve fazer é manter o software do seu dispositivo móvel atualizado. Isso significa que você não deve adiar o download de atualizações sempre que elas estiverem disponíveis. É fácil adiar essas coisas, mas o atraso pode ser perigoso. Se o seu dispositivo permitir atualizações automáticas, talvez seja uma boa ideia usar essa opção. Se você considerar que muitas tentativas bem-sucedidas de invasão são resultado de vulnerabilidades que poderiam ter sido corrigidas com uma atualização de software oportuna, poderá compreender a necessidade de manter seu software atualizado.
Independentemente de você ter um iPhone ou um dispositivo Android, há maneiras de rastreá-lo e até mesmo acessá-lo remotamente se ele for perdido ou roubado. Se o seu dispositivo estiver desaparecido, você poderá usar um aplicativo "find my device" para acessá-lo, excluir conteúdo e descobrir onde ele está para que possa ser recuperado.
É provável que você já tenha vivenciado esse cenário antes: Você baixa um aplicativo da sua loja de aplicativos favorita e, durante o processo de instalação, é solicitado a conceder diferentes tipos de permissões, como acesso à câmera, aos arquivos, ao microfone e a outros itens do seu dispositivo móvel. Pode haver motivos legítimos para muitas dessas solicitações de permissão. Mas pode haver casos em que não há nenhuma razão real para que um determinado aplicativo precise de acesso a certos itens do seu dispositivo móvel. Não hesite em negar o acesso conforme necessário. Além disso, opte por desenvolvedores de aplicativos de boa reputação para evitar aplicativos questionáveis que possam ter spyware incorporado.
É melhor evitar Wi-Fi ou hotspots desprotegidos, se possível. O uso dessas redes pode deixá-lo suscetível à perda de privacidade. Especificamente, praticamente qualquer pessoa poderá monitorar sua atividade on-line. Isso pode ser perigoso se, por exemplo, você estiver envolvido em transações bancárias. Se precisar usar um ponto de acesso aberto, certifique-se de usar a própria conexão à Web do seu dispositivo móvel ou de obter um aplicativo VPN que garanta que sua atividade on-line não possa ser monitorada.
Na verdade, é possível bloquear aplicativos individuais da mesma forma que você pode bloquear seu dispositivo móvel com uma senha. Isso oferecerá uma camada extra de proteção, pois qualquer pessoa que obtenha acesso ilegal ao seu telefone ou tablet não poderá acessar, por exemplo, seus aplicativos bancários, a menos que saiba a senha. Portanto, além de usar a senha para o seu dispositivo móvel, use-a também para os aplicativos. Seguindo as dicas mencionadas acima, você poderá reduzir as chances de seu dispositivo móvel ser comprometido.