Você sabia que nossos telefones celulares estão sempre ao alcance dos braços e que 68% das pessoas os têm a essa distância enquanto dormem? As mensagens de texto são lidas em até 3 minutos após o recebimento e ficam fisicamente em nossas mãos até 16 horas por dia. Isso significa que nossos telefones são nossos melhores amigos. Eles são muito importantes para o nosso dia a dia, especialmente quando se trata da nossa produtividade e de nos conectarmos com a família e os amigos - há 7 bilhões de pessoas na Terra e 6,8 bilhões de assinaturas de telefones celulares. Quantas vezes você já deixou seu celular em casa, no trabalho ou no carro? Provavelmente é muito raro. Quantas vezes você esqueceu o celular antes de ir para um evento importante ou de voltar do trabalho? Provavelmente nunca. Entretanto, acidentes acontecem. Ele pode cair do bolso ou da bolsa, ser deixado acidentalmente em algum lugar ou, pior, pode até ser roubado. Com tantas informações confidenciais em nossos telefones celulares, é importante ter um sistema para quando for necessário rastrear o dispositivo perdido ou roubado.
Como rastrear um celular Android
É extremamente importante ter seu telefone pronto para o caso de algo acontecer com ele. Com tantos dados confidenciais passando por ele todos os dias, é importante ter tudo configurado corretamente quando você receber o telefone pela primeira vez. Se você está pronto para proteger seu Android e todas as suas informações confidenciais, confira abaixo o passo a passo de como fazer isso!
Configurar o aplicativo Find My Device
Se você tiver um telefone Android mais recente, poderá navegar rapidamente para Localizar meu dispositivo no aplicativo Configurações. No entanto, ainda será necessário fazer o download do aplicativo na loja de aplicativos Google Play. O aplicativo funciona com o software do Google para localizar seu telefone e até mesmo mostrar a localização atual - ou a última conhecida - em um mapa. Veja a seguir como colocá-lo em funcionamento:
- Abra suas Configurações
- Toque em Segurança e tela de bloqueio
- Toque em Administradores de dispositivos
- Toque em Localizar meu dispositivo para que ele seja desmarcado, se já não estiver
- Toque no botão Voltar várias vezes para voltar ao menu principal de Configurações.
- Local da torneira
- Toque no botão ao lado de Localização para colocá-lo no modo Ligado
- Modo Tap
- Toque em High Accuracy (Alta precisão) e preencha o círculo
- Toque no botão Voltar
- Toque em Histórico de localização do Google
- Toque no botão abaixo de Histórico de Localização para colocá-lo no modo Ativado
- Toque no botão ao lado de seu dispositivo para colocá-lo no modo Ligado
Localizar telefone Android usando o Google
Depois de configurar o recurso Localizar meu dispositivo, você pode procurar seu telefone usando o Google em outro dispositivo. Pode ser outro telefone, um tablet ou seu desktop. Tudo o que você precisa é de um navegador!
- Inicie um navegador da Web, como o Google Chrome
- Acesse android.com/find
- Digite seu endereço de e-mail e senha como se estivesse verificando seu e-mail.
- Abra o Find My Device
- Seu telefone agora receberá uma notificação para ajudar a rastrear seu paradeiro
- Escolha uma das três opções:
- Reproduzir um som. Isso forçará seu telefone a fazer barulho. Esse recurso é muito útil se você souber que o telefone está em uma área específica, mas está apenas no modo silencioso. Já virou a sala de cabeça para baixo tentando encontrar o telefone? Então essa opção é para você.
- Proteja seu dispositivo. Se, por algum motivo, seu telefone não tiver uma senha ou um sensor de dedo (que sempre deve ter!), isso o bloqueará. Embora isso não o ajude se o telefone já tiver sido aberto, ele será bloqueado na próxima vez que for deixado ocioso e tentar ser aberto.
- Apagar o telefone. Use essa opção somente se tiver certeza de que ele foi roubado ou de que você nunca mais o recuperará. Ela apagará absolutamente tudo, tornando-o inútil para roubar qualquer coisa (a não ser para vender o próprio celular).
Como proteger seus dados
Por mais cuidadosos que sejamos com nossos telefones celulares, acidentes acontecem. Muitas vezes eles acabam sendo perdidos ou roubados, e sempre há aquele momento de desamparo quando percebemos isso. Felizmente, há maneiras de proteger seu celular e suas informações confidenciais para que você possa se sentir confortável caso seu celular seja perdido ou roubado.
- Proteja-o. Certifique-se de ter sempre uma senha para proteger seu telefone. Isso pode parecer óbvio, mas há muitas pessoas que não protegem seus dispositivos. Embora existam maneiras de contornar essas medidas de segurança, você pode pelo menos ganhar um pouco de tempo para apagar remotamente seus dados confidenciais.
- Mantenha-o atualizado. Certificar-se de ter sempre o software mais atualizado em seu telefone ajudará a mantê-lo mais seguro. Os sistemas operacionais dos telefones celulares estão constantemente atualizando todos os seus diferentes aspectos, e isso inclui medidas de segurança.
- Use redes Wi-Fi desprotegidas com moderação. É melhor evitar redes Wi-Fi gratuitas sempre que possível, pois pode ser muito fácil monitorar a atividade em redes gratuitas. Se você usar uma rede gratuita, não faça nada que inclua suas informações confidenciais, como transações bancárias ou digitação de senhas.
- Use o rastreamento. Certifique-se de que a opção Localizar meu dispositivo esteja configurada em seu telefone assim que o receber, para que você possa executar as etapas acima para rastreá-lo.
- Bloqueie seus aplicativos. Há maneiras de bloquear aplicativos individuais em seu telefone, adicionando uma camada extra de segurança ao abri-los. Você pode optar por fazer isso para aplicativos bancários, caixas de entrada de e-mail ou outros aplicativos que contenham seus dados confidenciais.
Informe-nos!
Seu dispositivo Android já foi perdido ou roubado? Você conseguiu recuperá-lo usando o recurso Localizar meu dispositivo? Como você protege seus dados confidenciais? Deixe-nos saber nos comentários abaixo!