O cenário da Internet está se expandindo em um ritmo que ninguém imaginava. Os usuários estão acessando o conteúdo em diversas plataformas. Isso inclui os tradicionais PCs e laptops e a nova geração de telefones, tablets e televisores. Uma pesquisa feita pelo statista indica que, até 2017, mais de 63% do conteúdo será acessado por meio de dispositivos móveis. Como cada dispositivo tem suas próprias características, é difícil prever como os dados são apresentados nesses dispositivos. Você pode notar alguns problemas com a apresentação do conteúdo em smartphones, tablets ou computadores desktop. Aqui estão alguns exemplos:
Esses são os problemas mais comuns - outros incluem capacidade de resposta da página, navegação, desempenho e problemas relacionados à conformidade. Esses fatores tornam inevitável o teste em vários dispositivos.
Também conhecido como teste entre plataformas, o teste em vários dispositivos é o processo de testar a compatibilidade do seu site ou aplicativo em vários tipos de dispositivos, plataformas e navegadores. A combinação de resoluções de tela, tamanhos de tela, sistemas operacionais, tipos de dispositivos e navegadores é impressionante. Isso torna o teste em vários dispositivos um processo caro e demorado, pois todas as combinações possíveis precisam ser testadas.
É comum os usuários iniciarem uma tarefa em um laptop e continuarem a mesma tarefa em seus smartphones. O teste em vários dispositivos garante que os usuários tenham uma experiência consistente em todos os dispositivos e plataformas. Um aplicativo ou site que carrega de forma diferente em dispositivos diferentes pode atrair rapidamente críticas negativas dos usuários, o que leva a uma perda de receita. Isso garante que seu aplicativo esteja pronto para vários dispositivos desde os estágios iniciais. Iniciar o teste em vários dispositivos logo no início também significa que você economiza muitas horas de trabalho que seriam necessárias se o bug fosse identificado quando o aplicativo já estivesse em produção. Em uma economia com uma crescente força de trabalho da geração do milênio, as empresas precisam de todas as ferramentas à sua disposição para melhorar o desempenho em todos os dispositivos.