Os dispositivos da Apple, como iPhones, iPads e Apple Watches, incluem um recurso de segurança chamado Bloqueio de ativação. Essa configuração permite que os usuários bloqueiem o dispositivo em caso de perda ou roubo e impede que outra pessoa tenha acesso ao dispositivo. De acordo com a Apple, o recurso é ativado quando os dispositivos estão conectados ao aplicativo Find My.
Muitos usuários da Apple salvam fotos e outros dados no iCloud, e o nome de usuário e a senha da Apple são usados para acessar a nuvem. O iCloud desbloqueia ou bloqueia essa configuração? Os proprietários de dispositivos Apple podem usar o iCloud para excluir dispositivos da nuvem se precisarem vendê-los ou trocá-los, mas a conta do iCloud também serve como ponto de proteção quando o Bloqueio de ativação está ativado. Veja como isso funciona.
Muitos dispositivos Apple permitem que os proprietários iniciem o recurso de segurança Bloqueio de ativação. Novamente, o recurso foi projetado para proteger um dispositivo caso ele tenha sido perdido, extraviado ou roubado. No entanto, o dispositivo precisa estar vinculado ao aplicativo Find My para ser protegido pelo recurso Bloqueio de ativação.
A Apple explica que o ID Apple e a senha do usuário são salvos remotamente e vinculados ao dispositivo (via Find My). A Apple armazena esses dados e os conecta ao dispositivo para garantir que um iPad, iPhone ou relógio seja identificado pelo seu proprietário. Quando o recurso de segurança é ativado, a Apple explica que qualquer pessoa que encontrar o dispositivo precisa digitar o nome de usuário e a senha para desativar o Find My, apagar todos os dados ou ativar o telefone.
Se um telefone for perdido ou roubado e o dispositivo estiver vinculado ao Find My, o proprietário deverá usar imediatamente outro dispositivo para acessar o Find My e marcar o dispositivo perdido selecionando Marcar como perdido.
A escolha dessa designação para o dispositivo fará com que o dispositivo perdido ou roubado exiba uma mensagem na tela. Isso indica que o dispositivo está desaparecido. A Apple explica que os usuários também podem apagar o iPhone usando o aplicativo Find My; apagar o telefone não elimina a mensagem no dispositivo que indica que o telefone está perdido.
A marcação do telefone como perdido é separada da proteção do Bloqueio de Ativação. A marcação como perdido serve como outra camada de proteção e, novamente, exibe uma mensagem na tela. O recurso Bloqueio de ativação mantém os dados do telefone e garante que o telefone esteja vinculado ao proprietário legítimo; a Apple informa que o Bloqueio de ativação foi projetado para dificultar a revenda do telefone ou a tentativa de outra pessoa de usá-lo como seu telefone.
Normalmente, os usuários da Apple têm uma conta do iCloud vinculada ao dispositivo. Quando o Bloqueio de ativação é iniciado, a tela informa que a localização do telefone pode ser visualizada pelo proprietário; as informações na tela são mostradas como a conta do iCloud do usuário e anotadas como name@icloud.com.
Uma conta via iCloud desbloqueia e bloqueia o Bloqueio de ativação quando o dispositivo não está on-line. O Activation Lock é normalmente controlado pelo telefone, mas, em alguns casos, os proprietários do dispositivo podem precisar remover o recurso remotamente quando o telefone não estiver conectado on-line.
O procedimento para remover um dispositivo do Bloqueio de Ativação pode ser necessário quando o proprietário decide vender o telefone, trocá-lo, etc. Quando um dispositivo é protegido pelo Bloqueio de Ativação, ele não pode ser usado por outra pessoa.
Para desativar o recurso Bloqueio de ativação quando o dispositivo estiver off-line, o proprietário precisa acessar o iCloud. A Apple explica que os usuários podem visitar o site www.icloud.com/find. O usuário precisa digitar seu ID Apple e senha. Em seguida, ele precisa selecionar Todos os dispositivos. A partir desse ponto, o proprietário pode selecionar o dispositivo que deseja remover do iCloud e desativá-lo. Depois que o dispositivo for removido, o recurso Bloqueio de ativação será removido ou desbloqueado desse dispositivo.
A Apple oferece o Activation Lock como uma camada adicional de segurança para ajudar a proteger os dispositivos em caso de perda ou roubo. Embora alguns telefones nunca sejam recuperados, outros são facilmente rastreados. De fato, alguns proprietários de dispositivos Apple usam um truque simples para localizar ladrões que fugiram com seus dispositivos perdidos ou roubados.
O aplicativo Find My é uma ferramenta essencial para todos os proprietários de Apple. Esse aplicativo permite que os proprietários conectem todos os seus dispositivos a uma tecnologia de rastreamento que exibe cada dispositivo em um mapa. Quando um dispositivo estiver conectado ao Find My, os proprietários poderão abrir o aplicativo em qualquer dispositivo vinculado e ver a localização de cada iPhone, iPad, Apple Watch ou outro dispositivo Apple que possuam (e que tenham sincronizado com o aplicativo).
O aplicativo mostra todos os dispositivos, desde que estejam on-line. Se um telefone tiver sido desligado por causa de uma bateria fraca, o Find My não o mostrará. No entanto, todos os dispositivos on-line serão exibidos; foi assim que os proprietários da Apple localizaram as pessoas que roubaram seus dispositivos.
O Find My mostra dispositivos em qualquer lugar e em qualquer lugar, desde que os dispositivos estejam on-line e vinculados à conta Find My do usuário. Os proprietários viram seu dispositivo roubado viajar por rodovias ou localizaram seu telefone em outra residência; usando esses dados, eles podem alertar as autoridades e encontrar seu dispositivo.
O aplicativo Find My funciona com iPhones, iPads, Apple Watch, AirPods, MacBook, etc. Quem tem muitos dispositivos pode rastrear cada um deles usando o aplicativo; o Find My também é útil para encontrar telefones que foram perdidos em casa. O aplicativo permite que os proprietários reproduzam um som que emana do dispositivo e ajuda os proprietários a encontrá-lo. Isso pode ser útil se um telefone tiver sido perdido. Isso também pode ser útil se um telefone escorregar para trás de um sofá ou cair em um parque.
Embora o Buscar possa ser uma ferramenta de rastreamento eficaz e eficiente para encontrar um dispositivo perdido ou roubado, os ladrões ainda podem ser capazes de enganar o aplicativo. Os AirPods perdidos, por exemplo, podem estar conectados a outro dispositivo; no entanto, os proprietários ainda devem tentar marcar os AirPods perdidos como desaparecidos (se isso for mostrado como uma opção no Find My).
Os telefones marcados como desaparecidos ou roubados e relatados como tal por meio do recurso Bloqueio de ativação e do Find My podem ser incluídos na lista negra de IMEIs. No entanto, não há apenas uma lista que inclua todos os telefones desaparecidos ou roubados.
Todos os telefones e dispositivos incluídos em qualquer uma das listas negras não podem ser ativados por meio de uma operadora de celular. Isso significa que qualquer pessoa que, sem saber, comprar um iPhone roubado ou perdido não poderá fazer chamadas nem conectá-lo a uma operadora como Verizon, AT&T, T-Mobile, etc. Essas operadoras verificarão o número IMEI do telefone; se o IMEI (International Mobile Equipment Identity, Identidade Internacional de Equipamento Móvel) estiver na lista negra, a operadora não emitirá o serviço. O IMEI é um número de identificação pessoal encontrado em todos os dispositivos móveis.
Os ladrões podem contornar o iCloud para obter acesso a um dispositivo e desativar o Bloqueio de ativação ou remover um dispositivo do recurso Buscar? Infelizmente, alguns ladrões podem encontrar uma maneira de hackear o telefone ou até mesmo descobrir a senha da conta do iCloud.
Quando uma pessoa percebe que seu iPhone sumiu, ela pode entrar em pânico. Muitos proprietários de telefones armazenam informações pessoais e financeiras em seus telefones; se o dispositivo for comprometido, ele poderá ser usado para acessar informações privadas e as consequências poderão ser financeiramente devastadoras para a pessoa.
Se o telefone estiver conectado ao Find My, os proprietários devem abrir o aplicativo para ver se o telefone pode ser localizado. Ele pode ter sido perdido em casa. Se o telefone estiver em movimento e parecer estar em posse de outra pessoa, o proprietário poderá optar por excluir as informações do dispositivo e entrar em contato com as autoridades policiais para registrar uma denúncia e, com sorte, localizar o telefone.
No entanto, em um momento de pânico, os proprietários podem não se lembrar das informações do iCloud, como a senha. O que eles fazem? Eles podem contornar o iCloud? Os usuários podem optar por redefinir a senha ou entrar em contato com a Apple. Entretanto, eles não devem desativar o recurso de segurança que protege o telefone.
Além disso, os proprietários devem entrar em contato com seus bancos e empresas de cartão de crédito para alertá-los sobre o dispositivo roubado e bloquear as contas. A proteção de contas financeiras deve ser uma prioridade máxima.
Os telefones que têm o recurso Bloqueio de ativação exibirão uma mensagem quando o dispositivo for marcado como perdido. Ninguém deve conseguir acessar o dispositivo, mas, novamente, os proprietários devem entrar em contato com qualquer instituição financeira e também podem optar por apagar o dispositivo.
Um dispositivo que esteja sendo exibido como próximo também pode ser "tocado" com o Find My. Basta escolher a opção no dispositivo que "reproduz um som". O proprietário deverá ouvir um ping agudo que o ajudará a localizar seu telefone, tablet etc.
Para as pessoas que estão comprando um novo iPhone, opte por utilizar os recursos de segurança disponíveis para maximizar a segurança do dispositivo. Conecte o iPhone ao recurso Buscar e use esse recurso para rastrear o telefone se ele for perdido ou roubado. Muitas famílias conectam todos os seus dispositivos ao recurso Buscar.
Além disso, o Bloqueio de ativação é outro recurso de segurança que garante que um iPhone perdido ou roubado possa ser identificado como tal pela Apple. Quando esse recurso é iniciado, o telefone não pode ser usado ou acessado sem a senha.
A Apple e outros fabricantes implementaram medidas de segurança em seus dispositivos para garantir que os proprietários possam proteger seus dados e bloquear seus telefones quando necessário. Use esses recursos para dificultar o uso ou o acesso de qualquer pessoa a um iPhone roubado ou perdido.