Nossos telefones celulares se tornaram uma necessidade e não um luxo. Nós os usamos para praticamente tudo em nossa vida diária. Por isso, nossos telefones contêm mais informações sobre nós do que qualquer outra coisa que possuímos. Priorizar a segurança de nossos dados e tomar medidas proativas para protegê-los é uma das medidas mais importantes que você pode tomar. Então, como protegemos os dados em nossos telefones celulares?
Abaixo está uma lista de estratégias que podem ajudar a aumentar a segurança de seu dispositivo.
Para evitar o acesso não autorizado, é importante ter senhas fortes e usar recursos biométricos , como a autenticação por impressão digital. Certifique-se de que suas senhas tenham pelo menos oito caracteres que contenham uma combinação de letras e números.
Também é importante não usar o recurso "lembrar de mim" nos navegadores, por mais que você se sinta tentado a aproveitar essa opção. Se fizer isso, será mais fácil para as pessoas que você não quer que tenham acesso aos seus telefones.
Você também deve alterar suas senhas com frequência para proteger os dados. Os especialistas sugerem alterá-las a cada três meses.
Seu telefone celular precisa ser atualizado sempre que você receber um alerta de que há uma atualização disponível. Os telefones celulares têm firmware que pode estar em risco de ameaças à segurança. As principais empresas de firmware de dispositivos móveis, como o Android do Google e o iOS da Apple, lançam novas atualizações com frequência, e muitas delas contêm correções de segurança para vulnerabilidades conhecidas em seu telefone celular. É uma boa ideia configurar seu telefone celular para ser atualizado automaticamente.
A criptografia torna todos os dados do seu telefone ilegíveis para pessoas não autorizadas, a menos que elas possuam o código de descriptografia necessário. Se você tiver um dispositivo iOS, ele será criptografado automaticamente se você usar uma senha para desbloquear o telefone. Se você tiver um Android, deverá criptografar o telefone manualmente.
As redes Wi-Fi públicas têm vulnerabilidades significativas. Os criminosos cibernéticos podem interceptar o tráfego da rede e obter acesso às suas senhas, nomes de usuário e outras informações confidenciais. Proteja os dados usando aplicativos que protejam sua conexão ou forneçam informações sobre o status da rede Wi-Fi à qual você está conectado. O Wi-Fi Protected Access (WPA) é mais seguro que o WEP (Wired Equivalent Privacy).
Você também deve desativar todas as conectividades sem fio (Wi-Fi e Bluetooth) quando não as estiver usando para evitar a conexão automática a redes não criptografadas e conservar a vida útil da bateria.
Muitos aplicativos móveis coletam uma quantidade surpreendente de informações por padrão, muitas vezes sem o seu conhecimento. Por exemplo, seu aplicativo de mapas pode rastrear sua localização automaticamente. Para manter o controle sobre seus dados pessoais, analise as configurações de cada aplicativo que você baixar e determine quais informações ele coleta. Ajuste as permissões de acordo para proteger sua privacidade de forma eficaz.
Para proteger os dados, use uma rede privada virtual (VPN). Isso permite que você transmita e receba dados com mais privacidade do que seria possível de outra forma. Isso evita que o provedor de serviços de Internet monitore os sites que você visita e, possivelmente, reduza a velocidade da sua conexão.
A perda de acesso a informações essenciais durante uma violação de dados pode ser devastadora. Para evitar esse cenário, faça regularmente o backup de seus dados em um serviço seguro baseado na nuvem ou em um disco rígido externo. Essa prática proporciona tranquilidade e garante um backup confiável, caso seja necessário.
A melhor maneira de saber mais sobre a segurança de seu dispositivo é testá-lo. Existem vários serviços de teste de dispositivos, desde programas simples que identificam malware até o software de certificação de diagnóstico móvel da Phonecheck, que pode identificar até 60 possíveis defeitos. Se você está preocupado com a possibilidade de algo já ter acontecido com um dispositivo que possui, essa é uma excelente maneira de descobrir com certeza.
Não é uma tarefa enorme proteger os dados, mas é uma tarefa importante. Comece com as tarefas mais fáceis listadas acima e avance gradualmente para as mais complicadas à medida que você ganhar confiança.