Menu
InícioCertificaçãoSoluçãoNotíciasSolicite uma demonstração
Segurança telefônica
31 de outubro de 2017

Como reconhecer e interromper aplicativos de malware para Android em seus rastros

O malware pode inutilizar um telefone em perfeito estado quando você não toma medidas para reconhecer e bloquear aplicativos nocivos em seu telefone. Há poucos dias, o malware Sockbot se fez passar por um inocente aplicativo de skin do Minecraft, visando usuários desavisados para que pudesse se conectar a um proxy e executar golpes de fraude de anúncios nos telefones das vítimas. O fluxo de novos esquemas de malware nunca termina. Felizmente, até mesmo o iPhone mais recente é amplamente imune às principais ameaças de malware, portanto, se você é um fã obstinado da Apple, pode parar de se preocupar agora mesmo. Mas isso deixa 97% de todos os malwares de smartphones em dispositivos Android. Se você é um usuário do Android, precisa agir agora mesmo para diagnosticar e tratar o malware antes que ele cause um problema. Infelizmente, nem sempre é fácil reconhecer um aplicativo de malware a tempo, principalmente se você não tiver conhecimento sobre a aparência do malware. Muitas vezes, o malware parece perfeitamente legítimo na superfície, até que você se aprofunde e encontre pequenas pistas por baixo. Aqui está o que você precisa saber sobre como reconhecer, impedir e bloquear aplicativos de malware para Android antes que seja tarde demais:

Verifique o feedback do usuário

Antes de clicar no botão "download", reserve algum tempo para ler as avaliações da Play Store, em vez de confiar em uma classificação de quatro ou cinco estrelas para obter informações precisas sobre a legitimidade de um aplicativo. É comum que os desenvolvedores de malware preencham as classificações da Play Store recrutando avaliadores falsos, para que você veja uma ótima classificação geral e presuma que o download do aplicativo é seguro. Muitas vezes, se você ler além das últimas avaliações de um aplicativo de malware, encontrará avaliações reais e negativas que revelam a verdadeira finalidade do aplicativo.

Consultar um banco de dados de terceiros

Se quiser ir um passo além ao fazer sua devida diligência, consulte um banco de dados de pesquisa que inclua somente aplicativos que eles tenham aprovado pessoalmente usando seus próprios padrões rigorosos de segurança cibernética. O NSS Labs é um deles; o West Coast Labs é outro. Você não precisa verificar cada aplicativo que instala com um banco de dados de terceiros. Esses bancos de dados são limitados e geralmente incluem apenas aplicativos que são falsificados ou imitados e que podem coletar informações pessoais confidenciais, como aplicativos bancários ou aplicativos de gerenciamento de senhas. Mas faça uma verificação cruzada dos aplicativos que podem causar sérios danos à sua identidade se as informações vazarem.

Execute o software antimalware

Uma ótima maneira de aumentar o desempenho da segurança cibernética do seu telefone é instalar um software antimalware e mantê-lo sempre em execução em segundo plano, onde ele verifica constantemente os novos arquivos que o telefone instala ou acessa e o alerta se houver algo errado. Alguns softwares antimalware colocam automaticamente em quarentena os arquivos suspeitos e o notificam para que você possa dar uma olhada e tomar as medidas corretas imediatamente. Instale um aplicativo antimalware e execute verificações programadas regularmente, em vez de permitir que ele trabalhe proativamente 24 horas por dia, 7 dias por semana. Obviamente, é melhor ter uma proteção contínua, mas nem todos os telefones são configurados com processadores que podem suportar esse tipo de atividade, especialmente se você já for um usuário intenso de mídia.Alguns aplicativos antimalware favoritos para Android incluem:

Não toque nas configurações de segurança nativas do Android

O que é ótimo nos telefones Android é que você não pode ser atingido por uma infecção de malware drive-by como acontece em um PC. Você precisa escolher fisicamente fazer o download de qualquer aplicativo e, se um site tentar solicitar a instalação de um aplicativo via APK em vez de via Play Store, você deverá ignorar uma notificação de segurança do Android que o avisa sobre o risco. Você faz isso acessando Configurações e escolhendo "Permitir fontes desconhecidas". Você pode minimizar o risco simplesmente optando por deixar essa caixa desmarcada, o que é o padrão. Enquanto a caixa estiver desmarcada, seu telefone não poderá fazer download ou instalar aplicativos que não façam parte da Play Store. Isso não o deixa invulnerável; você ainda precisa ter cuidado ao navegar na Play Store para ter certeza de que está escolhendo apenas aplicativos seguros. Mas isso diminui significativamente o nível de risco.

Mantenha seu telefone atualizado

O Android avalia constantemente o estado da segurança cibernética e implementa correções ou patches conforme necessário para ajudar a manter seu dispositivo (e suas informações pessoais) seguro. Por exemplo, durante o fiasco do Quadrooter em 2016, o Android estava no topo da questão desde o início, implementando correções para ajudar a minimizar a vulnerabilidade assim que foi possível identificar o problema. É simples: Sempre escolha "Sim" quando for solicitado que você atualize. É muito fácil ficar clicando em "Atualizar mais tarde" e acabar nunca recebendo a atualização até que seja tarde demais e seu telefone esteja infectado.

Você encontrou malware... e agora?

Você investigou as classificações dos aplicativos, verificou novamente as configurações de segurança do Android e instalou um aplicativo antivírus de qualidade... e eis que já existe um malware no seu smartphone. E agora? Se você encontrou o malware executando um aplicativo antivírus ou antimalware, é provável que o aplicativo já tenha colocado o problema em quarentena e solicitado que você exclua ou remova os arquivos associados. Caso contrário, a melhor ação é excluir e desinstalar completamente o aplicativo em Configurações > Aplicativos e, em seguida, executar uma varredura de segurança com o aplicativo antimalware para capturar qualquer arquivo potencialmente prejudicial que a instalação possa ter deixado para trás. Isso geralmente acontece porque o malware solicitou e recebeu direitos de administrador do dispositivo durante o processo de instalação, o que torna sua remoção ainda mais complicada. Não se preocupe: se esse for o caso, vá para Configurações > Segurança e escolha Administradores do dispositivo. Você verá o Gerenciador de dispositivos Android na lista, que deveria estar lá - não o remova. Se você vir o aplicativo com problema ou outros aplicativos que não reconhece, remova-os da lista, reinicie o telefone e repita o processo de desinstalação se o aplicativo ainda estiver listado em Configurações > Aplicativos. Problema resolvido! Agora você está mais bem equipado para lidar com malware e, com sorte, evitar que ele entre no seu smartphone Android! Essas dicas são ótimas para o usuário comum, mas se você for um revendedor de smartphones usados (em pequena ou grande escala), talvez descubra que é impossível comprovar a qualidade do telefone, mesmo que tenha feito tudo isso. Nesse caso, um serviço de certificação de telefones, como o PhoneCheck pode ser a solução ideal para concluir o processo de preparação de cada telefone para venda.

Solicitar demonstração
Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do Linkedinícone do youtubeícone do pintrest
Certificado
Solução
Recursos
Blog
Depoimentos
Ativos digitais
Solicitar demonstração
Coleta de dadosApagamento de dadosCertificação de dispositivosDiagnósticoDetecção de bloqueioVerificações premium de IMEI
Envie-nos um e-mailEULA
Direitos autorais © 2024 PhonecheckLLC.