A era da informação trouxe um crescimento sem precedentes e uma taxa exponencial de desenvolvimento.
A comunicação e o comércio se tornaram tão fáceis que os tomamos como garantidos. As empresas podem gerar negócios com custo mínimo e, ao mesmo tempo, alcançar um grupo maior de clientes. E os dados estão no centro de todos esses avanços.
De acordo com a Câmara de Comércio dos EUA, cerca de 90% de todos os dados existentes foram criados nos últimos cinco anos. O Statista projetou que a criação global de dados ultrapassará 180 zettabytes até 2025.
Manter tantos dados pode ser um desafio para uma empresa, tanto do ponto de vista econômico quanto de segurança. Faz sentido apagar ou destruir alguns dados de vez em quando. Entretanto, os dados confidenciais requerem extremo cuidado, especialmente durante o descarte, para que você não corra o risco de uma violação de dados ou de exposição à responsabilidade.
No entanto, a maioria das empresas tem descartado seus dados com sucesso e segurança empregando serviços de destruição de dados. O que são serviços de destruição de dados e por que eles são necessários? Este artigo responde a essas perguntas e detalha tudo o que você precisa saber sobre os serviços de destruição de dados.
A destruição de dados envolve o apagamento completo dos dados armazenados em um dispositivo de mídia de armazenamento a ponto de torná-los ilegíveis e irrecuperáveis, independentemente do método usado. A destruição de dados varia desde a trituração de papel até a criptografia do disco rígido.
Uma simples exclusão faz muito pouco para manter seus arquivos e documentos protegidos contra acesso não autorizado quando você não os utiliza mais.
A exclusão de dados em seu dispositivo de armazenamento apaga apenas o caminho de acesso do sistema operacional. Os arquivos ainda existirão no dispositivo, esperando para serem gravados. Isso pode não ser uma grande preocupação para o usuário comum; no entanto, os dados podem ser facilmente recuperados com alguns conhecimentos de informática e um software barato.
A destruição de dados requer abordagens mais proativas quando a sua operação diária envolve o manuseio de informações confidenciais, como informações de identificação pessoal (PII) de funcionários e clientes, pelas quais você é legalmente responsável pela segurança. Há também o risco de violações de segurança. Os dados corporativos e da concorrência podem deixar sua empresa vulnerável quando acessados por pessoas mal-intencionadas.
Portanto, a destruição de dados deve ir além da simples exclusão. O processo de destruição de dados utiliza métodos exaustivos que garantem que os arquivos da empresa não possam mais ser recuperados ou lidos, e é permanente.
A destruição de dados engloba métodos avançados de destruição, como desmagnetização, limpeza de dados, substituição, trituração e destruição física da sua mídia de armazenamento. Esses métodos impedem a retenção de dados em mídias eletrônicas, incluindo telefones celulares, discos rígidos, copiadoras, laptops, unidades de estado sólido (SSD), fitas, unidades e outros dispositivos de armazenamento eletrônico.
A sanitização e a destruição de dados são frequentemente usadas de forma intercambiável. É verdade que ambos os processos envolvem o apagamento seguro e completo dos dados de seus dispositivos de armazenamento. No entanto, ainda existe uma pequena diferença entre os dois.
Ao contrário da destruição de dados, a sanitização de dados vai um passo além do uso de métodos minuciosos para a limpeza completa dos dados. Ela envolve certificação e garantias de que os dados desapareceram. Após o processo de destruição, é realizado um procedimento investigativo para certificar que todos os arquivos são irrecuperáveis.
Portanto, a maioria dos processos de sanitização de dados envolve uma substituição completa da mídia de armazenamento usada. Um dispositivo de armazenamento de dados higienizado pode ser reutilizado ou vendido sem medo de violações. Os detalhes do processo de sanitização são documentados (incluindo os números de série e a cadeia de custódia), e um certificado de destruição é emitido para você.
O DoD 5220.22-M continua sendo um dos padrões do setor para sanitização de dados nos Estados Unidos.
A destruição de dados engloba várias abordagens diferentes, uma das quais é a destruição física do próprio dispositivo de armazenamento.
Na destruição física, você destrói a mídia de armazenamento de uma forma que não pode ser reutilizada ou vendida. Quando você reduz a mídia de armazenamento (como um disco rígido) a pedaços, torna-se quase impossível acessar os dados armazenados. No entanto, peças fragmentadas ainda podem conter dados, o que torna essa abordagem pouco confiável para a destruição de dados. A destruição física é geralmente adotada como o último estágio da destruição de dados após a desmagnetização e a limpeza.
A destruição de dados começa principalmente com o apagamento eletrônico (desmagnetização, limpeza de dados etc.) e termina com a destruição física da mídia de armazenamento. A destruição no local e fora do local da mídia eletrônica também se enquadra nessa categoria. Embora você possa optar por executar a destruição física diretamente, é sempre mais seguro apagar eletronicamente os dados primeiro. Entretanto, a sanitização de dados ainda é a melhor abordagem, pois abrange a validação após o apagamento.
Por exemplo, o uso de processos baseados em software que criptografam e sobrescrevem seus dados deixa espaço para confirmação durante o processo de sanitização. Isso também deixa sua mídia de armazenamento completa para reutilização ou venda.
Os serviços de destruição de dados ajudam a apagar com segurança os dados da sua empresa quando você não precisa mais dos dados ou do dispositivo de armazenamento. De qualquer forma, a conformidade com as regulamentações governamentais exige que as empresas evitem a exposição de informações confidenciais sob seus cuidados, e é aí que os serviços de destruição de dados são úteis.
Os serviços de destruição de dados certificam a conformidade e ajudam a proteger seus dados e sua segurança contra acesso não autorizado. Eles oferecem serviços seguros de destruição de dados e gerenciam a disposição de seus ativos de TI (ITAD).
A destruição de ativos de TI é o serviço de destruição de dados mais popular devido ao seu preço acessível. A destruição de dados é vantajosa quando você deseja vender dispositivos usados, especialmente telefones antigos da empresa que contêm informações que podem deixar sua empresa vulnerável. Os serviços de destruição de discos rígidos podem coletar seus discos rígidos para serem higienizados fora do local ou no local, em caminhões de trituração dentro de suas instalações.
Você também pode evitar problemas ocultos dispendiosos ao listar os telefones da empresa para venda, adquirindo um relatório de histórico no site phonecheck.com pelo preço aproximado de uma xícara de café. O site Phonecheck também oferece o apagamento completo de dados para manter suas informações comerciais ou pessoais seguras.
A destruição de dados oferece vários benefícios à sua empresa. Veja abaixo alguns motivos pelos quais investir em um serviço abrangente de destruição de dados pode fazer sentido.
Muitos hackers gostariam de acessar os dados da sua empresa. Fraudadores e concorrentes são alguns exemplos de grupos que podem querer ter acesso aos seus arquivos e documentos. Quando você exclui arquivos casualmente antes de colocar os telefones da empresa à venda ou em um mercado aberto, as informações confidenciais da sua empresa podem ficar expostas a agentes mal-intencionados.
Registros financeiros, planos de negócios, registros de funcionários, estratégias de marketing, registros de clientes e outros são confidenciais e devem ser destruídos adequadamente quando não forem mais necessários.
A destruição de dados garante que esses dados confidenciais permaneçam protegidos e elimina todas as possibilidades de eles chegarem a mãos não autorizadas.
Além de ideias e ativos de negócios, você também é legalmente responsável pelo manuseio seguro de registros privados sob sua responsabilidade. Os arquivos e documentos de funcionários e clientes, especialmente os que se enquadram na categoria de Informações Pessoais Identificáveis (PII ) (por exemplo, registros financeiros, histórico médico etc.), são protegidos e aplicados de acordo com várias leis dos EUA.
A Health Insurance Portability and Accountability Act (HIPAA) de 1996, por exemplo, protege os registros de pacientes contra exposição. A Lei Gramm-Leach-Bliley oferece a mesma proteção para registros financeiros. Ao mesmo tempo, a FACTA (Fair and Accurate Credits Transaction Acts) limita e monitora como você usa as informações do consumidor, inclusive seu descarte.
Essas leis responsabilizam as empresas pela violação de informações confidenciais, mesmo quando isso é feito de forma não intencional, deixando-o exposto a multas e sanções pesadas.
Nesse sentido, o National Institute for Standards and Technology (Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia) estabeleceu os padrões NIST 800-88 para orientar as empresas na higienização adequada de seus dados.
Investir em um serviço eficiente de destruição de dados comunica aos seus clientes que você leva a privacidade deles a sério. Isso gera confiança na sua marca e lhe dá uma vantagem quando os concorrentes não levam a sério o descarte de dados.
Você também contribui para a revitalização do meio ambiente ao reutilizar ou vender dispositivos higienizados. A destruição de dados ajuda a prolongar a vida útil de dispositivos que acabariam em aterros sanitários como lixo eletrônico.
Todos os métodos de destruição de dados se enquadram em três categorias: limpeza, purga e destruição.
A limpeza se concentra em evitar que seus dados sejam recuperados. Ela emprega a substituição ou a cópia de uma nova camada de dados redundantes para substituir os que foram excluídos. O processo de substituição é feito várias vezes para garantir o apagamento total dos dados originais.
A abordagem de limpeza é geralmente preferida para a destruição de arquivos em mídias eletrônicas que usam armazenamento flash, incluindo telefones, unidades flash e SSD. A limpeza também deixa o dispositivo em bom estado para ser reutilizado ou vendido.
Por outro lado, a purga frequentemente deixará a mídia de armazenamento original não confiável, afetando seu preço de mercado. Isso inclui a desmagnetização, que usa um campo magnético para apagar os dados armazenados em um disco rígido. A criptografia criptográfica também se enquadra na purga. O objetivo continua sendo garantir que seus dados sejam ilegíveis e irrecuperáveis.
Destruir refere-se ao uso de processos físicos para garantir que o dispositivo de armazenamento (e, por extensão, os dados nele contidos) se torne fisicamente ilegível. O dispositivo de mídia ficará inutilizável após passar pela destruição física. A destruição inclui métodos como trituração e incineração do disco rígido.
Serviços eficientes de destruição de dados podem ajudá-lo a proteger informações confidenciais da empresa, tornando irrecuperáveis os dados apagados nos dispositivos de armazenamento da empresa. Além disso, eles garantem que você esteja do lado certo da lei. No entanto, a maioria das empresas não entende as diretrizes estipuladas para a destruição de dados ou como realizar o apagamento eficaz dos dados da empresa.
É aí que entra o Phonecheck entra em cena. Usamos a eliminação de dados de dispositivos móveis certificada e padrão do setor para higienizar seus dados além do escopo da recuperação, mantendo seus dispositivos em ótimo estado para revenda. Acreditamos que você deve poder apagar seus dispositivos com conforto, rapidez e garantia de apagamento completo dos dados. A Phonecheck é certificada pelo programa AAA da National Association of Information Destruction (NAID) e pela Asset Disposal and Information Security Alliance (ADISA).