A compra de telefones usados é uma maneira econômica de equipar a sua força de trabalho com uma ferramenta confiável para realizar suas tarefas. No entanto, os possíveis problemas relacionados ao histórico de um telefone usado podem impedi-lo de prosseguir.
Por exemplo, se a sua empresa adquirir acidentalmente um telefone usado roubado ou colocado na lista negra, que for denunciado à polícia ou à operadora de telefonia móvel, ele poderá ser rastreado até a sua empresa. Além de perder um bom dinheiro, essa situação pode manchar a reputação de sua empresa.
Felizmente, há uma solução fácil para esse problema. Você sempre pode realizar uma verificação do ESN antes de fazer o pedido ou comprar um telefone usado. Um ESN é como um número de série. É um número de identificação exclusivo que acompanha os telefones e outros dispositivos móveis em uma rede CDMA.
Os iPhones e Samsungs atuais operam com GSM (Global System for Mobiles) em vez de CDMA (Code Division Multiple Access). Os telefones que funcionam com GSM vêm com um IMEI em vez de um MEID ou ESN. No entanto, o ESN persistiu como um nome genérico para todos os três números de identificação. Uma verificação do ESN lhe dá uma visão do histórico do telefone com as operadoras de rede.
Este artigo fornecerá informações valiosas sobre o que é um ESN e como você pode verificar seu status com as operadoras. Suponha que você esteja planejando substituir os telefones antigos da empresa por outros usados do mercado aberto. Nesse caso, você sempre pode aproveitar o Phonecheck Certified History Report para evitar problemas ocultos dispendiosos que possam surgir posteriormente.
ESN é um acrônimo para Electronic Serial Number (número de série eletrônico). É um número exclusivo de 11 dígitos que serve como identificador de um dispositivo móvel. Todo dispositivo móvel que usa a tecnologia CDMA tem um ESN exclusivo. Os dispositivos móveis que utilizam a tecnologia GSM geralmente têm um IMEI em vez de um ESN.
As operadoras de rede podem identificar e rastrear todos os dispositivos móveis que usam seus serviços por meio de seu ESN. As operadoras de rede, como a Verizon, vinculam o telefone à conta do usuário registrado.
Como o número ESN é permanente e exclusivo de cada telefone, os telefones CDMA perdidos ou roubados podem ser informados e colocados na lista negra das operadoras de rede. A inclusão de um dispositivo na lista negra deixa seu telefone como um peso de papel, no qual ele não pode fazer chamadas, enviar ou receber mensagens de texto ou iniciar uma conexão de dados.
Entretanto, as operadoras de rede podem colocar um telefone na lista negra por outros motivos além do roubo. Por exemplo, suponha que o usuário anterior do telefone tenha uma dívida pendente com a operadora de rede. Nesse caso, a operadora de rede pode colocar o dispositivo na lista negra até que o usuário pague a dívida.
Portanto, antes de pegar sua carteira e desembolsar centenas de dólares por um telefone de segunda mão do eBay, faça a devida diligência verificando o ESN.
O IMEI é um acrônimo mais popular que o ESN e é outro código exclusivo que acompanha os telefones celulares. Ao contrário do ESN, o IMEI é encontrado com mais frequência em dispositivos que usam serviços GSM em vez de CDMA.
IMEI é um acrônimo para International Mobile Equipment Identity (Identidade Internacional de Equipamentos Móveis). Todo telefone GSM tem um número IMEI exclusivo, com 15 dígitos. O IMEI é o código de identificação do dispositivo usado em todo o setor de fabricação de telefones. Ele garante que cada telefone, mesmo que compartilhe centenas de milhares de irmãos com o mesmo design e número de modelo, seja identificável individualmente.
O IMEI é para os telefones GSM o que os números do seguro social são para os seres humanos ou o que o VIN é para os carros.
Embora o ESN seja usado em dispositivos CDMA, as operadoras GSM, como a AT&T ou a T-Mobile, podem reconhecer e identificar dispositivos individuais em sua rede com seus números IMEI. Posteriormente, essas operadoras podem colocar esse dispositivo em uma lista negra e impedi-lo de receber funcionalidades de rede com outras operadoras de rede.
Suponha que você tenha um dispositivo Apple ou Android que use GSM. Nesse caso, você provavelmente estará lidando com um número IMEI em vez de ESN. A maneira mais rápida de saber se você está em uma rede GSM ou CDMA é verificar se o seu dispositivo requer um cartão SIM ou não. Os telefones que usam cartões SIM geralmente estão inscritos no serviço GSM, enquanto os que não usam cartões SIM utilizam a tecnologia e as operadoras CDMA.
Fabricantes mais antigos, como Nokia, Huawei e HTC, exibiam o número IMEI do telefone de forma bem visível sob a bateria, a bandeja do cartão SIM ou a caixa, juntamente com outras informações relevantes. Atualmente, os dispositivos móveis são fabricados sem uma maneira de acessar suas baterias ou qualquer parte de seu interior. Portanto, se não for possível retirar a parte traseira do telefone ou do fone de ouvido para verificar, tente isto:
Outra maneira de verificar seu número IMEI é por meio das configurações do telefone:
Um ESN limpo é um termo para descrever um telefone que não foi sinalizado ou colocado em uma lista negra por uma operadora ou provedor de rede. Um dispositivo com um ESN limpo está livre de dívidas (não tem nenhuma conta pendente com a operadora de rede) e não foi registrado como perdido ou roubado recentemente.
Nesse contexto, um telefone com um Número de série eletrônico limpo está pronto para ser ativado pela operadora de rede e, portanto, seguro para ser comprado.
Muitas operadoras, como a T-Mobile, fazem diferentes ofertas e planos de pagamento para os assinantes de sua rede. Esses planos de pagamento permitem que você distribua o custo do seu telefone por um período de tempo enquanto o estiver usando. Alguns assinantes não pagam suas contas, o que os coloca em uma lista negra na rede da operadora. Diz-se que um telefone que foi colocado na lista negra tem um ESN ruim.
No entanto, não são apenas as dívidas e as contas pendentes que podem fazer com que um telefone tenha um ESN ruim. As operadoras de telefonia também colocam telefones perdidos ou roubados na lista negra. Talvez você também não consiga ativar sua conta com o telefone da operadora quando outra conta ativa estiver associada ao ESN. Embora não seja estritamente um ESN ruim, ambos podem levar a consequências semelhantes.
Vamos analisar algumas das diferentes maneiras de verificar o status do ESN em seus dispositivos iPhone ou Android. Todas as várias abordagens para verificar se o seu dispositivo móvel tem um ESN limpo começam com o conhecimento do número IMEI ou necessitam dele. Siga as etapas da seção "How to check an IMEI" (Como verificar um IMEI) acima para recuperar o IMEI do seu dispositivo.
Siga as etapas abaixo para verificar se o seu telefone da AT&T tem um ESN limpo:
Siga as etapas abaixo para verificar se o seu celular Verizon tem um ESN limpo:
Siga as etapas abaixo para verificar se o seu telefone Sprint tem um ESN limpo:
Siga as etapas abaixo para verificar se o seu telefone T-Mobile tem um ESN limpo:
A Swappa é um mercado on-line para compra e venda de dispositivos digitais. A Swappa tem uma ferramenta no local que pode ajudá-lo a verificar se seu número ESN está limpo. Embora não seja tão preciso quanto o banco de dados fornecido pelas operadoras, o verificador de IMEI da Swappa pode ajudar se o seu telefone não estiver em nenhuma das operadoras acima. Siga as etapas abaixo para verificar o status do ESN de seu telefone na Swappa:
Leva menos de um minuto e alguns cliques para realizar uma verificação de ESN para um ou alguns dispositivos móveis. No entanto, isso se torna rapidamente uma tarefa árdua quando você precisa verificar o ESN de dezenas de dispositivos. Podem ocorrer erros e você pode misturar os detalhes de diferentes telefones. O software de diagnóstico pode ser de grande valia em tais situações.
Além do diagnóstico de hardware e software, uma ferramenta de diagnóstico eficiente pode ajudá-lo a realizar a certificação móvel para dezenas de dispositivos móveis sem problemas. Essas certificações fornecem classificação de funcionalidade e garantem que o ESN ou IMEI esteja limpo. Como vendedor, o certificado pode aumentar o valor do seu telefone usado. Como comprador, você pode voltar para casa muito confiante em relação à sua compra.
O software de diagnósticoPhonecheck é provavelmente uma das ferramentas de diagnóstico mais abrangentes. Além do ESN ou IMEI, ele pode verificar mais de 80 pontos de inspeção para certificar que os dispositivos móveis estão em condições ideais de venda ou compra. Ao concluir o diagnóstico do seu celular, o Phonecheck fornece relatórios detalhados que certificam as condições de funcionamento dos dispositivos. Isso tranquiliza a mente do vendedor e do comprador durante a transação.
A realização de uma verificação de ESN ou IMEI pode aumentar o valor do telefone antigo da sua empresa ao ser listado para revenda. Além disso, ela pode aumentar sua confiança ao comprar um telefone usado no mercado aberto. Entretanto, a maioria dos compradores e vendedores não sabe como realizar uma verificação eficiente. É aí que entra o Phonecheck Diagnostic Software .
Nosso software de diagnóstico empresarial permite que você realize a certificação do celular, garantindo que seu ESN ou IMEI esteja limpo. Após o diagnóstico, ele lhe fornecerá um relatório de histórico do dispositivo certificado que serve como um selo de autenticidade e eficiência em relação às condições de funcionamento do dispositivo. Portanto, você pode comprar ou vender seu telefone usado de boa fé e sem preocupações. Não compre um telefone usado sem um Phonecheck Relatório de histórico certificado, por aproximadamente o custo de uma xícara de café.