A personalização de um telefone Android é possível quando você sabe como codificar um produto RRO (runtime resource overlay) gerado automaticamente. Essa é uma opção popular para compradores e vendedores de telefones Android de reposição por vários motivos, como aparência e velocidade.
Um projeto RRO do Android é um pacote que altera os valores de recursos de um pacote de destino quando um programa está em execução. Isso significa que novos arquivos de recursos RRO podem ser colocados sobre os arquivos de recursos originais de um aplicativo móvel para alterar valores como layouts, cores e fontes.
Saiba mais sobre o processo de RRO do Android e como personalizar os telefones abaixo.
Uma RRO é usada na personalização de aplicativos Android ou de elementos da interface do usuário (UI) do sistema de um telefone. O sistema operacional Android tem uma estrutura de temas criada pelo Google que pode ser personalizada por meio de codificação adicional. Pense nos elementos da IU como a base de um aplicativo de software. Eles são todos os componentes que entram em ação entre o usuário e o software, como os recursos que o ajudam a navegar.
Há três tipos de elementos de interface do usuário em um sistema Android:
O uso de uma RRO para alterar os elementos da interface do usuário reduz bastante o tempo e o esforço normalmente necessários para personalizar um dispositivo Android.
A personalização do telefone geralmente é uma extensão do estilo pessoal. Há certos visuais e cores que apreciamos ou aos quais reagimos mais do que outros. Assim como você pode personalizar seu guarda-roupa, é possível criar temas personalizados para um telefone Android com um projeto RRO. Também é possível aplicar pacotes de ícones e temas do Android por meio de um launcher - que não requer codificação - para criar uma aparência mais uniforme para os aplicativos na tela inicial.
As RROs do Android são RROs dinâmicas que são ativadas em tempo de execução. As RROs em tempo de execução podem ser ativadas ou desativadas em um momento posterior com a programação, alterando as permissões do pacote. Por outro lado, as RROs estáticas são ativadas no momento da compilação, quando o aplicativo de software é criado. As RROs estáticas não podem ser desativadas ou desabilitadas em nenhum momento após a criação.
Quando você cria um novo projeto RRO para Android, não precisa alterar todos os arquivos de recursos em tempo de execução. Por exemplo, você pode criar uma RRO para alterar as cores de um aplicativo, mas deixar o layout como foi originalmente criado.
É importante entender o que você pode e o que não pode alterar ao criar um projeto RRO para um telefone Android. Qualquer coisa no arquivo de recursos de um aplicativo pode ser sobreposta a um RRO do Android, inclusive:
Há algumas limitações que devem ser observadas ao criar um projeto RRO para Android. Você não pode sobrepor nenhum arquivo de código-fonte (por exemplo, código-fonte Java ou Kotlin) com uma RRO. Os arquivos SRC também não podem ser alterados, pois são extensões de arquivo normalmente associadas a arquivos de código-fonte.
A interface do usuário de um aplicativo Android é criada principalmente com arquivos XML. Quando um aplicativo tem recursos XML separados para sua aparência e atributos, a estrutura RRO permite que você sobreponha os arquivos existentes com recursos XML personalizados.
Aqui está uma visão geral de como um projeto de aplicativo normal converte e executa seus arquivos em tempo de execução em comparação com o processo de um projeto RRO.
Normalmente, um aplicativo consiste em três tipos de arquivos quando é criado: o arquivo de manifesto chamado AndroidManifest.xml, arquivos Java/Kotlin e arquivos de recursos.
Para executar um aplicativo, os arquivos de projeto do aplicativo devem ser convertidos em um pacote Android (APK). Durante a conversão, os arquivos Java/Kotlin são compilados em um arquivo chamado "classes.dex" e os arquivos de recursos são condensados em um arquivo "appresources.arsc". O Android Studio e o plug-in Android Gradle usam a Android Asset Packaging Tool (AAPT2) para compilar e empacotar os recursos de um aplicativo.
A etapa final do processo normal do aplicativo é a execução do APK. Classes.dex e appresources.arsc são usados para executar o aplicativo durante o processamento. Essa última etapa é quando um RRO pode entrar e sobrepor qualquer arquivo de recurso original para personalizar o aplicativo.
O processo RRO começa com a criação de um projeto RRO, também conhecido como pacote. O projeto recebe um nome de pacote e contém um arquivo de manifesto e arquivos de recursos. Um projeto RRO é convertido em um APK RRO durante o processo de compilação, de modo que os recursos de sobreposição serão compilados em um arquivo resources.arsc.
O pacote de sobreposição RRO agora pode ter como alvo um pacote específico, como fontes, no aplicativo original que você está personalizando. Quando o aplicativo de destino começa a ser executado, ele pega o arquivo APK resources.arsc do RRO instalado e usa o mapeamento de identidade do RRO (IDMAP) para atribuir sobreposições específicas aos pacotes de destino corretos.
Em um sentido amplo, o RRO resources.arsc substitui o arquivo appresources.arsc do aplicativo original. Sua RRO diz ao aplicativo para ignorar sua compilação original e usar essa nova compilação.
O aplicativo Android deve ser um APK válido e assinado para que a personalização do RRO funcione.
Um pacote Android (APK) é o formato de arquivo que o Android usa para distribuir e instalar aplicativos. Também conhecido como Android Package Kit ou Android Application Package, um APK é um arquivo que contém tudo o que é necessário para que um aplicativo seja instalado em um dispositivo. Eles são como arquivos ZIP que combinam e compactam vários arquivos em um único pacote, mais portátil e menor. No entanto, diferentemente de um ZIP, um APK contém instruções adicionais para instalação em um telefone celular.
Como medida de segurança, todos os APKs devem ser assinados digitalmente com um certificado antes de poderem ser instalados. É necessário criar um repositório de chaves porque é nele que o certificado de segurança é armazenado. Um APK Android assinado permite que um aplicativo esteja disponível para download na Google Play Store.
Um APK assinado identifica o autor do aplicativo, incentiva a confiança entre o Google e os desenvolvedores e garante que um aplicativo original e não modificado seja entregue corretamente a um dispositivo.
A dificuldade de personalizar um dispositivo Android com uma RRO está no conhecimento e nas habilidades do desenvolvedor. O Google transformou o sistema operacional Android em um sistema operacional de código aberto para telefones celulares.
O Android Open Source Project (AOSP) tem como objetivo oferecer o código-fonte e as informações necessárias para criar variantes personalizadas do sistema operacional Android. Ele também garante que os dispositivos Android atendam aos padrões de compatibilidade para manter o sistema funcionando para milhões de usuários.
Você pode desenvolver aplicativos e contribuir com código para o sistema operacional Android graças ao projeto de código aberto do Google. Os desenvolvedores criam aplicativos Android com interfaces de programação de aplicativos (APIs) da plataforma Android em Kotlin ou Java. O conjunto de APIs que permite o desenvolvimento rápido e fácil de um aplicativo é conhecido como estrutura do Android.
Qualquer pessoa pode criar um novo aplicativo ou personalizar um Android depois de aprender a fazer isso. Seja trabalhando com um telefone Google Pixel ou um Samsung Galaxy, o sistema operacional é o mesmo e está aberto a mudanças. ROMs e RROs personalizadas do Android permitem uma variedade de opções de personalização.
Há duas maneiras principais de criar uma RRO. Deve ser mais fácil aprender a criar um pacote RRO se você estiver familiarizado com a criação de aplicativos. Você precisará instalar as ferramentas do Android SDK e usar a Android Packaging Tool (AAPT) para criar um pacote de sobreposição manualmente. Procure tutoriais on-line para ajudar a explicar esse método e outros.
Os desenvolvedores também podem usar o Android Studio para o desenvolvimento do Android e para criar pacotes de sobreposição. Esse software fornece as ferramentas mais rápidas para desenvolvimento em um dispositivo Android e inclui:
É mais fácil criar RROs no Android Studio do que manualmente. Você também pode testar um aplicativo e RROs antes de instalá-los para ver como seus códigos funcionarão. As imagens genéricas do sistema (GSIs) podem ser instaladas e executadas em vários dispositivos Android para realizar testes de aplicativos.
A personalização de telefones no mercado de reposição do Android é popular entre compradores e vendedores. Assim como o processo de assinatura de APK agrega confiança ao processo de desenvolvimento de aplicativos, a Phonecheck solução completa de certificação de dispositivos agrega confiança ao processo de compra e venda de telefones Android usados. Estabelecemos os padrões de certificação de dispositivos usados; você saberá que um dispositivo certificado pelo Phonecheck está em pleno funcionamento e pronto para ser personalizado.
Nossos relatórios e processo de certificação líderes do setor fornecem informações de diagnóstico sobre um dispositivo, para que você saiba exatamente o que está adquirindo. Não compre um dispositivo usado sem obter um relatório do histórico do dispositivo Phonecheck . Você pode evitar problemas ocultos dispendiosos pelo preço aproximado de uma xícara de café.
Junte-se às milhares de empresas que já estão usando o Phonecheck para resolver muitas de suas necessidades do mercado de reposição do Android. Solicite uma demonstração de nossos serviços completos hoje mesmo.