O Módulo de Identidade do Assinante (SIM) é um dos muitos termos curiosos associados aos telefones celulares que as pessoas nem sempre entendem. E para tornar as coisas ainda mais confusas, em 2017 o mundo dos dispositivos móveis introduziu o eSIM. O que são cartões SIMs e eSIMs? E qual é o melhor? Veja abaixo algumas respostas a perguntas sobre esses termos.
Um SIM é um cartão de memória que contém informações exclusivas que o identificam em uma rede móvel específica. Um cartão SIM físico é pequeno e se encaixa em um slot na lateral de um telefone celular. Como é removível, ele pode ser transferido de um telefone para outro, portanto, se você comprar um dispositivo móvel diferente, poderá permanecer na mesma rede. Ele também armazena dados específicos do usuário, incluindo seus contatos, número de telefone, um número de identificação ou identidade internacional de assinante móvel (IMSI) e um número de identificação pessoal (PIN) para proteção contra roubo. Sua operadora geralmente fornece um cartão SIM gratuitamente.
Um SIM incorporado (eSIM) é uma versão digital de um cartão SIM. Ele funciona de forma semelhante a um SIM físico, mas é pré-instalado em seu telefone e você precisa ativá-lo instalando o perfil eSIM de uma nova operadora. Assim como um cartão SIM físico, ele fornece ao seu telefone um número de telefone válido para que você possa fazer ou receber chamadas em uma rede sem fio (embora nos EUA e em outros países haja uma exigência de que os telefones possam fazer chamadas para serviços de emergência, mesmo sem um cartão SIM).
Como os eSIMs são diferentes dos cartões SIM físicos?
Uma das maiores diferenças entre os dois é que o eSIM não pode ser removido. Ele é soldado à placa-mãe do smartphone.
Os eSIMS oferecem muita flexibilidade para o proprietário de um telefone celular. Você pode transferir sua conta de um telefone para outro de forma fácil e rápida e não precisa ir a uma loja para retirar um ou esperar que ele seja enviado.
Os eSIMs também permitem que você tenha várias contas. Por exemplo, você pode querer ter uma linha comercial e uma linha pessoal, mas não quer carregar dois telefones. Se o seu telefone tiver um slot para um cartão SIM físico e permitir eSIMs, você poderá ter várias linhas. Seu telefone deve ter opções nas configurações que permitam configurar o eSIM, alternar entre linhas e operadoras e gerenciar suas contas.
Outro benefício de um eSIM é que ele é mais ecológico. Não há cartão de plástico nem materiais de remessa, portanto, há menos desperdício.
E, por fim, um benefício significativo de um eSIM é a quantidade de espaço economizado com a remoção de uma bandeja física do SIM. Os telefones celulares podem ter um design mais fino e baterias maiores se o espaço não precisar ser ocupado por uma bandeja.
Uma das maiores desvantagens dos eSIMs é que nem todos os dispositivos móveis são compatíveis com eles. Aqui está uma lista de telefones compatíveis com eSIM. Se o seu celular não estiver nessa lista, você precisará usar um cartão SIM físico.
Outra desvantagem de um eSIM são as complicações de um telefone perdido ou danificado. Se você quiser mover sua conta de um telefone para outro, ambos os telefones precisam estar funcionando. Isso é difícil se um telefone for perdido ou danificado. Nessa situação, será necessário entrar em contato com a operadora sem fio.
Agora que você sabe a resposta para "O que é um eSIM", deve estar se perguntando como ele afeta a segurança do seu telefone. Na verdade, um eSIM afeta a segurança de forma positiva. Como um cartão eSIM não pode ser removido de um dispositivo móvel, ele não pode ser roubado sem que se roube o telefone inteiro. Um cartão SIM físico, por outro lado, pode ser removido de um telefone celular e usado em golpes.