Menu
InícioCertificaçãoSoluçãoNotíciasSolicite uma demonstração
sanitização de mídia, destruição de dados, telefones usados

O que é sanitização de mídia e por que é importante?

Se você é um guru da tecnologia ou se apenas fica on-line para verificar seu e-mail de vez em quando, provavelmente já ouviu a frase da moda "sanitização de mídia" uma ou duas vezes. Submeter os dispositivos a um processo de sanitização significa que a segurança das informações nesses dispositivos foi bastante aprimorada. 

Os métodos de sanitização variam de acordo com o grau e a facilidade. Eles ajudam a proteger os telefones celulares e outros dispositivos móveis que armazenam dados contra a recuperação de dados confidenciais por entidades não autorizadas. Este artigo define claramente a sanitização de mídia, discute os métodos mais comuns pelos quais ela é realizada e detalha por que ela é importante.

O que é sanitização de mídia?

A sanitização de mídia, às vezes chamada de "sanitização de dados", é a destruição de mídia conduzida de forma a garantir razoavelmente que as informações confidenciais não possam ser facilmente reconstruídas ou recuperadas. Em grandes empresas, um oficial de segurança geralmente executa procedimentos de sanitização como parte de seu trabalho. 

Para os consumidores, as técnicas de higienização estão disponíveis em uma ampla gama de programas projetados para essa finalidade. O tipo de sanitização necessária também pode depender do tipo de mídia em questão.

O que é o NIST 800-88? 

O National Institute of Standards and Technology (NIST) definiu três categorias de sanitização de mídia: limpar, purgar e destruir. Como a sanitização é necessária durante todo o ciclo de vida de qualquer sistema de informações, o NIST definiu diretrizes para oferecer aos proprietários de sistemas ajuda prática na tomada de decisões de sanitização. O NIST 800-88 fornece essa orientação e ajuda os usuários a categorizar adequadamente a confidencialidade das informações confidenciais.

Os princípios por trás da Publicação Especial 800-88 do NIST se aplicam a todos os tipos de tecnologias de armazenamento de dados, inclusive àquelas que ainda não foram totalmente desenvolvidas. As tecnologias de mídia magnética e baseada em flash definem a maioria dos nossos dispositivos móveis, servidores e unidades USB, portanto, muitos dos padrões de conformidade do NIST 800-88 referem-se a esses tipos de armazenamento.

Quais são os três métodos de sanitização de dados?

Embora possa parecer simples jogar fora dispositivos ou discos rígidos antigos, as diretrizes do NIST são inflexíveis quanto ao fato de que essa não é uma maneira segura de realizar a sanitização de mídia. A recuperação de dados e a reutilização correspondente são altamente acessíveis por terceiros quando as técnicas adequadas de sanitização de mídia não foram implementadas. Para garantir que os dados confidenciais em seus dispositivos de armazenamento estejam realmente tão protegidos quanto possível, o NIST recomenda apenas os três métodos de destruição de dados a seguir.

Limpeza 

Algumas pessoas podem pensar que a simples exclusão é uma limpeza, mas isso é incorreto. A limpeza protege as informações confidenciais contra a recuperação por unidades de disco ou programas de recuperação de arquivos de dados. O principal componente da limpeza é a resistência ao pressionamento de teclas em relação a ataques ou tentativas de recuperação feitas por ferramentas criptográficas de coleta de dados. 

A substituição é um método aceitável de limpeza. Esse método de destruição de mídia digital simplesmente grava sobre dados confidenciais em unidades de estado sólido, discos rígidos e disquetes. A limpeza como método de sanitização é útil para proteger dados que serão reutilizados pelo mesmo órgão e que não sairão do controle desse órgão nesse meio tempo.

Purgação 

Alguns tipos de mídia eletrônica não seriam adequados para uma abordagem de limpeza. Você deve considerar a limpeza para proteger os dados confidenciais contra um ataque de laboratório. Uma ressalva aqui são as unidades de disco ATA (Advanced Technology Attachment). Essas unidades de disco foram criadas depois de 2001 e têm mais de 15 GB. Para unidades de disco ATA, a limpeza e a purga são o mesmo processo. 

Um ataque de laboratório consiste em uma ameaça à recuperação da mídia de armazenamento que está ocorrendo fora do ambiente operacional normal dessa mídia. Em geral, esses ataques são gerenciados por pessoal treinado que usa equipamentos de processamento de sinais. Exemplos de ferramentas de sanitização de purga seriam a desmagnetização e a execução do comando Secure Erase do firmware (para unidades de disco ATA).

Destruição 

A destruição é a última e mais abrangente forma de sanitização de mídia. A destruição física da tecnologia da informação pode ser realizada por meio de trituração, pulverização, incineração, fusão e desintegração. A destruição é o melhor método de sanitização para mídias que nunca serão reutilizadas e para as quais não há necessidade de retenção.

Por que a higienização da mídia é importante?

A higienização de mídia é fundamental para empresas e indivíduos, pois protege informações confidenciais que podem ser usadas indevidamente se confiscadas por pessoas não autorizadas. As empresas que estão se desfazendo de copiadoras ou discos rígidos precisam estar atentas a como e onde esses dispositivos são removidos. Os consumidores interessados no mercado de tecnologia usada devem estar atentos aos perigos de expor informações confidenciais, mesmo que acidentalmente.

Quais são os perigos de não higienizar a mídia? 

Deixar de tomar as medidas de higienização adequadas pode expor sua empresa a roubo de informações e de identidade. Da mesma forma, as pessoas que compram ou vendem telefones, tablets ou outros dispositivos móveis usados precisam estar atentas para não exporem involuntariamente seus próprios dados privados ou coletarem acidentalmente os dados de outra pessoa. 

Violações de privacidade ou acesso não autorizado a determinados tipos de mídia podem ser motivo de infração legal. Evite problemas ocultos dispendiosos adquirindo um relatório de histórico em phonecheck.com por aproximadamente o custo de uma xícara de café.

Higienização da mídia ao vender telefones usados

Os vendedores de telefones usados estão particularmente interessados na higienização da mídia. Como muitos telefones antigos são vendidos sem ferramentas de higienização, as informações confidenciais podem ser expostas sem que o comprador ou o vendedor percebam até que seja tarde demais. 

A compra ou venda de um telefone usado com a identificação de outra pessoa ou com informações bancárias acessíveis pode levar a acusações de uso indevido que podem até mesmo se transformar em batalhas legais. A maneira mais inteligente de evitar esses possíveis problemas é aproveitar o software de eliminação de dados do Phonecheckpara limpar rapidamente grandes quantidades de dados dos telefones.

Garanta o apagamento completo dos dados com Phonecheck

Com o Phonecheck, a higienização da mídia é fácil e rápida. PhonecheckO programa de apagamento de dados com certificação ADISA da permite limpar grandes quantidades de informações confidenciais dos telefones de uma só vez, aumentando automaticamente a confiança entre compradores e vendedores de telefones usados. 

Não compre ou venda um aparelho usado sem um Relatório de Histórico Certificado Phonecheck . Em Phonecheck, aumentamos a confiança entre compradores e vendedores de telefones usados, garantindo que todos obtenham o que estão procurando na interação. Confie no Phonecheck para todas as suas necessidades de certificação de telefones usados. 

Solicitar demonstração
Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do Linkedinícone do youtubeícone do pintrest
Certificado
Solução
Recursos
Blog
Depoimentos
Ativos digitais
Solicitar demonstração
Coleta de dadosApagamento de dadosCertificação de dispositivosDiagnósticoDetecção de bloqueioVerificações premium de IMEI
Envie-nos um e-mailEULA
Direitos autorais © 2024 PhonecheckLLC.