Menu
InícioCertificaçãoSoluçãoNotíciasSolicite uma demonstração
Blog
5 de janeiro de 2018

Meu telefone celular está na lista negra: O que fazer agora?

Então, você fez algumas pesquisas para encontrar um telefone celular usado: procurou em sites de anúncios classificados para ver o que está disponível em sua região e faixa de preço, estabeleceu contato com vários vendedores para fazer uma ampla pesquisa, reduziu sua lista para se concentrar em um vendedor específico e em seu aparelho, conversou com o vendedor por telefone e por mensagens de texto para pechinchar o preço e fechou o negócio encontrando o vendedor e comprando seu novo telefone celular usado.Após esse turbilhão de atividades para comprar um telefone celular usado, você ainda pode ficar sem dinheiro se não fizer a lição de casa para garantir que poderá realmente usar o telefone celular. Se o seu telefone celular usado tiver sido dado como perdido ou roubado, por exemplo, ele será considerado na lista negra. Para que você possa evitar esse cenário de dar água na boca e de enlouquecer, continue lendo para ver o problema, obter algumas informações sobre o que fazer se acabar inadvertidamente com um telefone na lista negra e saber como evitar se envolver em tal confusão.

O problema: telefones celulares na lista negra

Uma pesquisa de 2015 indicou que 92% - mais de nove em cada 10 - dos adultos nos EUA possuíam um telefone celular, o que demonstra que eles são praticamente onipresentes. Enquanto isso, um artigo de 2016 mostrou que 3,2 milhões de telefones celulares no país foram dados como roubados em 2013, o que foi o dobro do número de roubos registrados no ano anterior.O roubo de celulares é, infelizmente, um grande negócio internacional. Na verdade, existe um mercado negro para esses telefones, pois eles podem ser enviados para o exterior, para nações que têm políticas frouxas de lista negra do IMEI (International Mobile Equipment Identity). Os telefones celulares têm um número IMEI exclusivo que as empresas de serviços telefônicos consultam para determinar se é seguro permitir que eles entrem em suas redes. Se um telefone celular for dado como perdido ou roubado, o provedor de serviços telefônicos o colocará em uma lista negra de telefones celulares, e qualquer pessoa que comprar um dispositivo que esteja na lista negra terá basicamente um telefone celular usado inútil. Há riscos ainda maiores para a compra de um telefone usado on-line.

O que fazer se você comprou um celular usado na lista negra

Suas opções são bastante limitadas se você acabar comprando um telefone celular na lista negra. Nem o seu provedor de serviços telefônicos nem qualquer outro provedor de serviços telefônicos permitirá que um telefone na lista negra acesse suas redes, o que significa que você terá praticamente desperdiçado seu dinheiro se o vendedor não aceitar o celular de volta. Se o celular usado que você comprar tiver sido denunciado à polícia como roubado, você poderá, sem querer, estar de posse de um bem roubado. Nesses casos, você terá de entregar o telefone, pois o fato de o celular ter sido dado como perdido ou roubado anulará qualquer direito que você tenha sobre ele. Empresas como o eBay geralmente protegem o consumidor de compras fraudulentas. É importante que você se proteja e receba seu dinheiro de volta.

lista negra de telefones celulares

Como evitar a compra de um telefone na lista negra

Uma grama de prevenção vale mais do que um quilo de cura. Como há muito pouco recurso se você acabar comprando um telefone celular usado na lista negra, é melhor tentar evitar o problema para começar. Você pode reduzir bastante os riscos de obter um dispositivo na lista negra se pedir ao vendedor que lhe forneça o número IMEI para que você possa verificar sua validade em um dos sites de verificação de IMEI disponíveis - use um mecanismo de busca para encontrar um. Se o vendedor hesitar ou se recusar terminantemente a fornecer o número IMEI, considere essa resposta como um grande sinal de alerta. Saia, ou melhor, fuja das negociações e procure um vendedor mais respeitável e transparente. Se for encontrar o vendedor pessoalmente, verifique se o IMEI que ele forneceu corresponde ao que está impresso no celular. Se a negociação estiver sendo realizada on-line, certifique-se de que haja uma política de devolução rígida para que você possa recorrer se o celular usado estiver na lista negra. Você também pode ajudar a sua própria causa aderindo a sites de comércio eletrônico de boa reputação, comprando um celular usado de sua própria empresa de serviços de telefonia ou certificando-se de que o vendedor ofereça aparelhos com certificação de dispositivo móvel que garanta que o aparelho não esteja em uma lista negra de celulares. Embora haja muitas coisas que podem dar errado se você não fizer o dever de casa para garantir que um telefone não tenha sido dado como perdido ou roubado, você pode ter uma experiência de compra agradável e produtiva se fizer as coisas da maneira certa.

Solicitar demonstração
Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do Linkedinícone do youtubeícone do pintrest
Certificado
Solução
Recursos
Blog
Depoimentos
Ativos digitais
Solicitar demonstração
Coleta de dadosApagamento de dadosCertificação de dispositivosDiagnósticoDetecção de bloqueioVerificações premium de IMEI
Envie-nos um e-mailEULA
Direitos autorais © 2024 PhonecheckLLC.