Menu
InícioCertificaçãoSoluçãoNotíciasSolicite uma demonstração
Diagnóstico
13 de julho de 2018

Como proteger os dados da empresa ao descartar um dispositivo móvel

Está na hora de fazer uma atualização? Com o rápido avanço da tecnologia de computadores e da Internet, muitas pessoas e empresas substituem smartphones ou tablets por modelos mais novos regularmente. Mas a atualização é sempre acompanhada de algumas complicações. Por exemplo, o que acontece com os dados confidenciais do seu dispositivo móvel antigo quando você o descarta? Isso é especialmente importante quando os dispositivos móveis contêm dados corporativos internos, o que pode prejudicar os controles de segurança normais da empresa. Um smartphone ou tablet pode ser usado para obter acesso a senhas salvas, e-mails confidenciais e informações exclusivas sobre produtos, clientes ou até mesmo pesquisa e desenvolvimento avançados. Dependendo de como a sua empresa utiliza os dispositivos móveis, o acesso não autorizado aos dados contidos em um smartphone ou tablet pode ser tão prejudicial quanto uma violação de dados mais tradicional no sistema de computador da empresa. É essencial tomar precauções para remover os dados da empresa dos dispositivos móveis antes de descartá-los ou eliminá-los. Com isso em mente, aqui está uma breve visão geral de algumas práticas recomendadas para a eliminação de dados e a segurança do dispositivo.Práticas recomendadas para a eliminação de dados Primeiro, faça backup de todo o conteúdo que deseja manter em um disco rígido seguro ou em uma conta de armazenamento em nuvem. Em seguida, faça logout de todas as contas, incluindo mídias sociais, contas bancárias e qualquer outra informação de conta que tenha salvo no dispositivo. Mas a simples exclusão de dados do seu dispositivo móvel não é uma medida suficiente para impedir completamente o acesso de pessoas não autorizadas às informações armazenadas no dispositivo. Se alguém ficar de posse do dispositivo descartado, poderá usar um software básico de recuperação de dados para encontrar os dados confidenciais que você pensou ter excluído. Se quiser ter certeza de que os dados pessoais e da empresa não poderão ser recuperados, você deverá tomar algumas medidas adicionais:

Proteger os dados da empresa

Remova todos os cartões de memória ou cartões SIM que possam ser componentes do seu telefone ou tablet: A maioria dos smartphones modernos vem com um cartão SIM fácil de remover, e alguns têm espaço para cartões de memória adicionais. Se você não tiver certeza se o seu dispositivo tem um cartão de memória ou SIM, procure o número do modelo do dispositivo on-line. Você poderá descobrir os componentes do dispositivo e remover qualquer memória ou cartão SIM que possa conter informações confidenciais. Você tem três opções diferentes sobre o que fazer com esses cartões de memória e cartões SIM depois de removê-los do dispositivo:

Criptografe seus dados e proteja suas preferências de exclusão de dispositivos: A principal ferramenta à sua disposição para garantir que os dados da empresa estejam seguros é a criptografia. Mas há diferentes maneiras de criptografar, dependendo se você usa um dispositivo Apple ou Android.Para dispositivos Apple:os dispositivos iOS, incluindo iPhones e iPads, são criptografados automaticamente se você tiver um código de acesso ou Touch ID (bloqueio de tela) ativado. A senha gera uma chave de criptografia, e a senha e a chave de criptografia são excluídas com segurança quando o dispositivo é redefinido de fábrica. Todos os dados deixados para trás após a redefinição devem ser codificados de forma segura e inacessíveis para a grande maioria dos softwares de recuperação de dados:

Depois que você clicar na confirmação de que deseja remover/apagar todos os dados do dispositivo, ele será redefinido de fábrica com tudo removido. Todos os dados são embaralhados e criptografados e quase impossíveis de serem recuperados.Para dispositivos Android:Siga as etapas a seguir para proteger seus dados e limpar seu dispositivo Android:

Isso apagará todos os dados do telefone, portanto, certifique-se de que o backup de tudo esteja feito antes de executar a redefinição.Medidas extras para a exclusão seguraSevocê quiser níveis adicionais de segurança para as recomendações acima, poderá carregar fotos aleatórias e catálogos de endereços baixados da Internet depois de limpar o dispositivo. Esse "conteúdo falso" ajudará a despistar aqueles que tentarem comprometer a criptografia do seu dispositivo. Você também pode executar outra redefinição de fábrica depois de adicionar conteúdo falso ao dispositivo. Em seguida, você pode adicionar mais conteúdo falso e continuar a redefinir e recarregar o dispositivo com conteúdo falso quantas vezes quiser. Cada vez que fizer isso, você estará adicionando camadas de proteção e confusão que protegem o conteúdo original que você tinha no telefone.Por fim, antes de descartar ou vender seu dispositivo, sempre anote o número de série do dispositivo e mantenha-o em segurança em seus registros.Reforçando a segurança do dispositivoMesmoque você ainda não esteja pronto para descartar seu dispositivo, é uma boa ideia tomar algumas medidas simples de bom senso para aumentar a segurança dos dados da empresa em seu dispositivo móvel. Se você fizer isso, diminuirá a chance de essas informações serem comprometidas antes ou depois de descartar o dispositivo móvel.

Proteger os dados da empresa

Siga estas dicas para aumentar a segurança do dispositivo:

Especialmente quando o seu dispositivo contém dados da empresa, você deseja praticar um certo nível de sensibilidade em relação a essas informações quando estiver atualizando para um novo modelo ou se desfazendo do seu telefone. As medidas listadas acima facilitam a proteção dos dados de sua empresa para que não caiam em mãos erradas.

Solicitar demonstração
Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do Linkedinícone do youtubeícone do pintrest
Certificado
Solução
Recursos
Blog
Depoimentos
Ativos digitais
Solicitar demonstração
Coleta de dadosApagamento de dadosCertificação de dispositivosDiagnósticoDetecção de bloqueioVerificações premium de IMEI
Envie-nos um e-mailEULA
Direitos autorais © 2024 PhonecheckLLC.