Todo dispositivo móvel inclui um número de identificação que permite que as operadoras de serviços de telefonia celular, os proprietários e os possíveis compradores entendam a propriedade do dispositivo e o status da operadora de celular. Esse número é chamado de IMEI - International Mobile Equipment Identity (Identidade Internacional de Equipamento Móvel) - e geralmente é encontrado atrás da bateria do dispositivo.
Um número IMEI pode ser "bloqueado", o que significa que o dispositivo pode ser usado somente com uma operadora específica; os usuários também podem bloquear o IMEI no SIM para ajudar a proteger o dispositivo. Um IMEI bloqueado, no entanto, pode ser problemático para revendedores ou para um novo proprietário. A realização de uma verificação de desbloqueio de IMEI pode garantir que um telefone perdido ou roubado ou que tenha sido bloqueado não seja revendido. Veja aqui o que você deve saber sobre uma verificação de desbloqueio de IMEI.
As empresas e os revendedores independentes não podem revender um telefone ou dispositivo móvel se o número IMEI estiver bloqueado ou constar em alguma lista negra de IMEI. Essa lista indica telefones que foram declarados perdidos ou roubados ou dispositivos de propriedade de indivíduos que estão em atraso financeiro com sua operadora de celular. Qualquer telefone ou dispositivo identificado na lista negra não pode ser conectado a um provedor de serviços de telefonia celular.
Antes de uma operadora de celular/fornecedor de serviços ativar o serviço, eles verificam o número IMEI de um dispositivo para garantir que ele não esteja na lista negra. Infelizmente, qualquer pessoa que, sem saber, adquira um dispositivo na lista negra simplesmente não conseguirá ativá-lo para o serviço.
Além disso, o IMEI do telefone ou do dispositivo pode estar bloqueado para um determinado provedor de serviços. Isso significa que o dispositivo não pode ser usado com outra operadora. Como os revendedores ou compradores podem verificar um telefone para garantir que ele não esteja bloqueado?
Phonecheck fornece ferramentas de diagnóstico para verificar se um IMEI está na lista negra ou se o telefone está bloqueado ou foi "desbloqueado". O termo "jailbreak" significa que o dispositivo foi modificado para remover restrições de software e de provedor de serviços e instalar um novo software ou utilizar uma operadora de celular diferente; o jailbreak de um telefone pode anular garantias e causar outros problemas também. Por esses motivos, os revendedores e as empresas evitam qualquer telefone que tenha sido revelado como um dispositivo "jailbreak".
Verificar o status do 'jailbreak' e do IMEI de um telefone é fácil. O Phonecheck pode ser instalado na maioria dos dispositivos PC e Mac, e o dispositivo é conectado ao computador e avaliado pelo software. O Phonecheck realizará uma avaliação diagnóstica completa do telefone e analisará todos os componentes para garantir que os reparos incluam peças autênticas.
Além disso, o programa verifica o IMEI e exibe um alerta se o número for encontrado em uma lista negra. O Phonecheck também avalia o telefone em busca de sinais de jailbreak e revela se o telefone está autenticamente desbloqueado (isso permite que o dispositivo seja usado com qualquer provedor de serviços).
Alguns dispositivos estão vinculados a uma determinada operadora de celular. O site Phonecheck mostrará a operadora para garantir que os revendedores possam informar isso aos possíveis compradores. Um telefone ou dispositivo comprado na loja de uma operadora está vinculado a essa operadora.
O IMEI é o número de identificação de um dispositivo. Smartphones e telefones celulares também incluem um cartão SIM; esse pequeno cartão contém informações sobre o telefone, inclusive o número do telefone, a identidade do proprietário, dados de localização, mensagens de texto e muito mais. Chamadas, mensagens de texto e outras atividades exigem um cartão SIM.
Como esse cartão contém dados pertinentes, os usuários podem bloquear o cartão no telefone (ou no número IMEI). Cada operadora pode incluir instruções diferentes para bloquear o SIM; no entanto, bloquear o cartão no telefone pode ajudar a garantir que um ladrão não consiga usar o telefone.
A troca de um novo cartão SIM também pode ser outro meio simples de testar se um IMEI foi bloqueado para uma operadora específica. Se um cartão SIM de outra operadora funcionar, é provável que o telefone esteja desbloqueado. No entanto, o telefone também pode funcionar porque o cartão SIM está associado à mesma operadora que está bloqueada para o telefone.
Os telefones oferecidos em uma loja associada a uma operadora específica só funcionarão com essa operadora. Entretanto, os consumidores podem comprar um telefone do fabricante (como a Apple). Esses telefones serão vendidos desbloqueados e funcionarão com qualquer provedor de serviços.
A desvantagem de comprar um telefone desbloqueado, porém, é o custo. Vários sites observam o óbvio: os telefones desbloqueados são mais caros. A razão para isso é que as operadoras podem oferecer o novo telefone com desconto.
Os consumidores que desejam o smartphone mais recente podem querer adquirir esse novo telefone pelo melhor preço possível. Na loja de sua operadora de celular, os consumidores podem trocar seu telefone antigo para compensar o custo de um novo telefone ou até mesmo fazer o upgrade para o telefone mais novo com desconto.
Embora a Apple ofereça um programa de troca, os compradores ainda podem achar que comprar um novo telefone desbloqueado é mais caro do que comprar o mesmo telefone bloqueado para uma operadora específica. Entretanto, alguns consumidores querem poder escolher seu provedor de serviços e não se incomodam com o preço mais alto de um telefone desbloqueado.
Há muitos telefones de segunda mão disponíveis para os consumidores comprarem a um preço acessível. Há também vários sites que oferecem esses telefones. Embora um telefone que esteja em uma lista negra de IMEI não possa ser usado por um novo proprietário, alguns desses dispositivos ainda podem ser encontrados no mercado de segunda mão. Isso não ocorre porque os vendedores estejam tentando ser duvidosos (embora alguns vendedores possam ser menos do que honestos); alguns vendedores simplesmente não sabem que precisam verificar o status do IMEI.
O que acontece se uma pessoa perceber que um telefone recém-adquirido não pode ser usado porque está em uma lista negra? Muitos vendedores reembolsarão a compra, mas alguns podem não emitir um reembolso. Para garantir que os compradores não fiquem presos a um telefone que não podem usar, eles devem ser proativos e fazer uma pesquisa ao comprar um telefone usado ou seminovo. Pergunte se o número IMEI foi verificado para garantir que não esteja bloqueado ou na lista negra; além disso, muitos vendedores usam o site Phonecheck para avaliar todos os dispositivos e esses vendedores incluem o relatório Phonecheck com o telefone.
Evite o problema de um bloqueio de IMEI ou de um telefone na lista negra comprando telefones usados ou seminovos de vendedores confiáveis. Muitas lojas oferecem smartphones reformados ou recondicionados, e esses dispositivos também podem oferecer um preço muito mais baixo. A Apple também oferece produtos recondicionados.
Embora um IMEI bloqueado ou um SIM bloqueado possam ser problemáticos para quem precisa revender um telefone, esses bloqueios podem ser benéficos para os proprietários. Os proprietários de iPhone podem usar o aplicativo Find My para marcar seu telefone como perdido ou roubado; isso garante que o telefone não possa ser usado por quem encontrar o dispositivo. A marcação do dispositivo também coloca o telefone em uma lista da Apple e uma mensagem é exibida na tela do dispositivo.
O bloqueio do cartão SIM ao IMEI também dificulta o uso do telefone por outra pessoa (se ele for perdido ou roubado). Esse bloqueio é outra proteção para os proprietários.
Os telefones desbloqueados podem ser mais desejáveis para alguns compradores. Um telefone desbloqueado pode ser usado com qualquer operadora. Entretanto, há uma diferença entre um telefone desbloqueado e um telefone que foi modificado por meio de jailbreak.
Os telefones oferecidos pelos fabricantes ou mesmo por algumas lojas serão vendidos como dispositivos desbloqueados. Isso permite que os proprietários escolham seu provedor de serviços. Os compradores podem pagar um preço mais alto pelo telefone desbloqueado, mas também têm a liberdade de escolher a carreira.
Um telefone pode ser modificado e desbloqueado por meio do jailbreak. Novamente, porém, essa modificação remove as restrições impostas pelos fabricantes, por um provedor de serviços ou por um software específico. O desbloqueio do telefone por meio de jailbreak pode levar a problemas relacionados a garantias.
Um telefone desbloqueado oferecido por uma loja ou fabricante não terá problemas relacionados a nenhuma garantia porque o telefone está sendo vendido como "desbloqueado". O fabricante está oferecendo o telefone com esse formato aberto; nada foi hackeado dentro do telefone para remover restrições ou modificar o software ou o telefone de alguma forma.
Embora o jailbreak desbloqueie um telefone, ele não é o mesmo que um telefone desbloqueado oferecido por uma loja ou fabricante.
Empresas ou revendedores independentes que estejam listando telefones para venda podem usar uma verificação de desbloqueio de IMEI pelo site Phonecheck para determinar se o telefone está bloqueado para um provedor específico, se foi "desbloqueado" ou se está em uma lista negra.
Phonecheck não apenas avalia todas as peças e funcionalidades de um dispositivo para garantir que ele esteja funcionando corretamente, mas o software também verifica o número IMEI para determinar se ele foi colocado na lista negra. Entender o status do telefone pode economizar tempo e dinheiro dos revendedores, pois um telefone na lista negra não pode ser revendido.
Phonecheck também pode ser usado para avaliar se o "jailbreaking" foi usado para desbloquear o telefone. Isso pode afetar as garantias ou causar outros problemas. As empresas podem imprimir um relatório do site Phonecheck para incluir em cada telefone e proporcionar tranquilidade aos compradores. Além disso, os proprietários de smartphones podem fazer o download do aplicativo Phonecheck para verificar as funcionalidades de seus telefones a qualquer momento. O aplicativo é gratuito no Google Play e na App Store.