Quando você investe em um novo telefone celular, planeja usá-lo por um período significativo de tempo. Se você for como a maioria das pessoas, passará um bom tempo pesquisando telefones para encontrar o ideal para você e, em seguida, investirá seu dinheiro suado nele. Portanto, você nunca quer passar pela dor de alma de se deparar repentinamente com a temida "tela preta da morte". As garantias de telefone são uma forma de evitar que você tenha que financiar outro telefone. O que exatamente são as garantias de telefone, o que elas devem incluir e quanto tempo duram? Continue lendo para obter respostas a muitas das suas perguntas sobre garantia de telefones celulares.
Quando você compra um novo telefone celular, ele vem com uma garantia. As garantias de telefones celulares são a garantia do fabricante de que o dispositivo está em boas condições de funcionamento e que resistirá ao uso regular. A garantia é basicamente um contrato que diz que, se o telefone não atender às expectativas básicas de bom funcionamento em um determinado período de tempo, o fabricante o consertará ou o substituirá.
Normalmente, as garantias dos fabricantes de telefones duram um ano. No entanto, ao comprar um novo telefone celular, certifique-se de ler as letras miúdas. Algumas garantias de telefones são tão curtas quanto 90 dias, enquanto outras podem durar até dois anos. Você pode descobrir a duração da garantia do seu novo telefone consultando o site do fabricante. Aqui estão alguns dos sites de garantia dos fabricantes de telefones celulares mais populares.
Embora os telefones celulares usados não venham automaticamente com garantia, se for um modelo mais novo, é possível que o telefone adquirido ainda tenha a garantia intacta. Por exemplo, se você comprar um telefone com garantia de dois anos e ele tiver apenas um ano de uso, ele ainda terá direito à segunda metade da garantia, mesmo que tenha mudado de proprietário.
As garantias estendidas de telefones são exatamente o que parecem: extensões da garantia original. Elas mantêm a mesma cobertura da garantia do fabricante, mas por um período de tempo maior. Normalmente, as garantias estendidas podem ser de um, dois ou três anos, dependendo do que você estiver disposto a pagar.
A aquisição de uma garantia estendida depende, em última análise, de você, mas há quem pense que é melhor economizar seu dinheiro e usá-lo para pagar quaisquer reparos que sejam necessários após a garantia inicial. Se você decidir vender seu telefone usado antes que a garantia expire, uma garantia estendida pode ajudar seu telefone a se destacar entre os outros à venda como uma vantagem extra.
As garantias de telefones geralmente cobrem o dispositivo contra defeitos e mau funcionamento do hardware. Se você encomendar um novo telefone e ele for entregue com uma tela quebrada, a garantia cobrirá o problema. Se o fabricante descobrir um defeito nos componentes eletrônicos que causa o superaquecimento dos dispositivos, a garantia cobre esse problema. E se a bateria parar de funcionar repentinamente, sem que você tenha culpa, a garantia provavelmente cobrirá o problema.
E se você deixar o telefone cair e a tela quebrar? Ou se passar uma tarde divertida nadando em uma piscina e perceber que seu telefone estava no bolso o tempo todo? Ou se seu telefone for roubado? Infelizmente, nenhuma dessas situações é coberta por uma garantia básica do fabricante. Quaisquer problemas causados pelo usuário, atos da natureza ou basicamente qualquer problema que não seja um defeito do dispositivo não são cobertos.
O seguro para telefones celulares é uma proteção extra que você pode adquirir. Ele cobre mais do que as garantias do telefone. As apólices de seguro para telefones celulares são diferentes, mas geralmente cobrem falhas elétricas e mecânicas, bem como telefones perdidos, roubados ou danificados. Portanto, se você for nadar com um telefone celular segurado, é provável que ele esteja coberto pelo seu plano de seguro. Geralmente, o seguro do telefone celular cobre três subcategorias de danos: danos líquidos, danos acidentais decorrentes do manuseio (quedas, derramamentos e telas rachadas) e danos abrangentes, que são todos os outros danos, exceto os danos acidentais decorrentes do manuseio.