Quando você compra um novo telefone celular (ou um telefone celular novo para você), com certeza quer que ele dure. Isso pode significar protegê-lo com uma capa resistente, ser extremamente cuidadoso com ele ou até mesmo adquirir uma garantia premium, uma garantia estendida ou um seguro para o telefone. As garantias de telefone vêm com todos os celulares novos e alguns celulares usados (se a garantia ainda não tiver expirado) e protegem contra defeitos básicos do dispositivo e mau funcionamento do hardware. As garantias geralmente duram um ano. Mas e se você quiser uma garantia extra de que não precisará investir em um novo telefone celular muito antes de estar pronto? O seguro do telefone pode ser uma opção para você. No entanto, antes de assinar o contrato, é melhor entender completamente o produto.
O seguro para celular é um plano que ajuda a pagar os reparos não cobertos pela garantia. Se o seu telefone for perdido ou roubado, ou se você deixá-lo cair e quebrar a tela, poderá ser reembolsado pelo dinheiro gasto para consertar o telefone.
Assim como no caso do seguro de carro ou de saúde, você paga um prêmio ou uma taxa mensal e uma franquia, que é um valor que você gasta além do prêmio. Você deve pagar a franquia antes que o provedor de seguro cubra qualquer coisa.
As operadoras de telefonia móvel geralmente oferecem planos de seguro para celulares. Eles costumam ser chamados de planos de proteção de dispositivos e têm várias opções de cobertura.
Há também planos de seguro específicos para o tipo de telefone, como o AppleCare+ para iPhones e a cobertura do Google Preferred Care para telefones Pixel. E, por fim, há até mesmo a SquareTrade, apoiada pela gigante de seguros Allstate, que oferece seguro para celulares.
Quais são os prós do seguro telefônico?
O seguro do telefone é um bom investimento se você precisar usá-lo. Substituir a tela ou a bateria ou consertar a câmera pode resultar em muito dinheiro. Se o prêmio do seguro e a franquia não forem muito altos, você poderá economizar parte do seu suado dinheiro com o seguro do telefone.
Outro ponto positivo é que muitas seguradoras de telefone o ajudarão a encontrar uma loja de reparos de boa reputação perto de você. Isso pode ser uma grande vantagem se você não tiver ideia de onde levar um telefone quebrado.
Além disso, o seguro telefônico não é um compromisso fixo. Você pode mantê-lo pelo tempo que quiser e depois cancelá-lo. É preciso ler as letras miúdas do contrato, mas, em geral, você não está preso a um compromisso de longo prazo.
Quais são os contras do seguro telefônico?
Um dos maiores contras do seguro telefônico é que ele só vale a pena se você registrar um sinistro. Como em qualquer outro seguro, você está pagando por um "e se" que pode nunca acontecer. Outra desvantagem é que você pode acabar gastando mais com o prêmio e a franquia do que o custo do reparo ou da substituição.
Além disso, você precisa ler o contrato na íntegra para garantir que está recebendo o que acha que está pagando. Por exemplo, você pode pensar que, se o seu telefone for roubado, você receberá o mesmo estilo de telefone que tinha. Mas, dependendo da seguradora, você pode acabar recebendo a mesma marca e modelo, mas em uma cor diferente ou até mesmo um modelo recondicionado.
E, por fim, certifique-se de verificar o limite do número de sinistros que você pode fazer. Sabe-se que as operadoras de seguros abandonam os indivíduos por fazerem muitos sinistros em um determinado período de tempo.
Como decidir se o seguro telefônico é adequado para você
O americano médio deixa cair o celular pelo menos quatro vezes por semana. Somente você se conhece bem o suficiente para saber se é propenso a acidentes com o telefone. Mas mesmo a pessoa mais cuidadosa pode acabar com um celular roubado ou até mesmo com um ato da natureza que estrague seu telefone. Ao considerar a possibilidade de adquirir um seguro para o telefone, é essencial ler e entender o contrato que você está assinando e a cobertura que receberá pelo seu dinheiro.