A Apple é líder reconhecida no mercado de smartphones, e a demanda por seus telefones celulares é enorme. Devido à sua popularidade e tecnologia de ponta, não é de surpreender que os iPhones também sejam bastante caros. Portanto, se um iPhone estiver quebrado, geralmente é preferível consertá-lo em vez de descartá-lo.
O mercado de iPhones usados é grande. Os revendedores geralmente conseguem ganhar um bom dinheiro com telefones de segunda mão - desde que os reparos sejam bem feitos. Este guia discute alguns dos reparos mais comuns que podem aumentar o valor de revenda de um telefone e fornece um resumo dos melhores kits de reparo para iPhone.
É possível consertar um iPhone quebrado?
Os iPhones são bastante resistentes, mas ainda assim podem apresentar falhas técnicas e danos estruturais (especialmente se você costuma deixar o telefone cair). Os kits de reparo do iPhone são criados tendo em mente os consertos mais comuns do iPhone.
Aqui estão alguns dos problemas mais comuns do iPhone que precisam ser resolvidos:
- Tela danificada. Telas rachadas ou quebradas podem ser difíceis de ler ou até mesmo impossíveis de usar. Para smartphones que exigem tecnologia de tela sensível ao toque para fazer tudo, desde digitar no Whatsapp até deslizar no Tinder, uma tela danificada pode ser um grande incômodo. A boa notícia é que a substituição da tela geralmente é possível.
- Câmera. Uma lente de câmera quebrada pode gerar uma qualidade de imagem ruim no iPhone. Como a maioria das pessoas depende de seus telefones para tirar fotos, a baixa qualidade das fotos pode ser um problema. Embora seja possível substituir as lentes da câmera, é importante garantir que as lentes de substituição sejam de alta qualidade e estejam de acordo com o padrão original do fabricante.
- Danos causados pela água. Essa é uma história tão antiga quanto o tempo: alguém deixa o telefone cair na banheira ou na piscina. Os danos causados pela água geralmente podem ser reparados, mas isso depende da extensão do dano e do tipo de telefone. Por exemplo, o iPhone X e o iPhone Pro Max foram projetados para serem resistentes à água, enquanto o iPhone 4 não é.
- Problemas com a bateria. Um iPhone antigo pode não usar a bateria de forma eficiente. Em casos raros, um telefone novo pode ter uma bateria defeituosa que não carrega adequadamente. A substituição da bateria é a solução.
- Botão Início. O botão Início é um dos botões mais usados no iPhone, permitindo fechar aplicativos e retornar facilmente à tela inicial. Os iPhones modernos também têm tecnologia de sensor de impressão digital no botão home, que pode se tornar inútil se o botão for danificado. Um botão de substituição pode ajudar.
- Porta de carregamento. Uma porta de carregamento com defeito pode ser um verdadeiro incômodo, dificultando ou impossibilitando o carregamento adequado do telefone. Embora os telefones modernos possam ter opções de carregamento sem fio, os telefones mais antigos ainda não têm essa tecnologia. A boa notícia é que o reparo de uma porta de carregamento geralmente é bastante econômico.
- Problemas com o alto-falante e o microfone. Como a maioria das pessoas, você provavelmente usa o iPhone para fazer chamadas telefônicas, enviar mensagens de voz, ouvir música pelo iTunes e assistir a vídeos (ou até mesmo gravá-los). Problemas de funcionalidade de áudio devido a danos no alto-falante e no microfone podem ser um incômodo. Dependendo do dano, esses componentes podem ser reparados.
Embora seja possível resolver muitos desses problemas com as ferramentas e o conhecimento técnico corretos, nem todos os reparos do iPhone são infalíveis. Há certos problemas com os quais se deve tomar cuidado antes de tentar consertar qualquer telefone. Por exemplo, reparos não autorizados por terceiros, que não sejam fornecidos por um Provedor de Serviços Autorizado pela Apple (AASP), anularão qualquer garantia disponível do fabricante. Portanto, se um fornecedor não autorizado danificar ainda mais o telefone ao tentar consertá-lo, a Apple não cobrirá os danos.
Outras coisas que podem anular a garantia vão desde o jailbreak de um dispositivo iOS até a remoção ou alteração do número de série. Além das preocupações com a garantia, você também deve se certificar de que os reparos feitos no telefone não o coloquem em risco. Por exemplo, o uso de peças não originais pode resultar em danos ao telefone. Essas peças de reposição podem ser baratas, mas geralmente estão sujeitas a problemas como superaquecimento.
Quais ferramentas são necessárias para consertar um iPhone?
Ao consertar iPhones, você não pode simplesmente pegar sua caixa de ferramentas tradicional e tirar um martelo e uma chave de fenda. Todos os reparos listados acima exigem ferramentas profissionais feitas especificamente para reparos em telefones. Elas são menores e mais delicadas, proporcionando o controle necessário para esse trabalho.
Aqui estão algumas das ferramentas mais comuns de reparo do iPhone e o que elas fazem:
- Chave de fenda pentalobe: Esse é um sistema exclusivo de parafusos de cinco pontas, usado especificamente para os parafusos pentalobe exclusivos da Apple. Os parafusos pentalobe e as chaves de fenda vêm em vários tamanhos, dependendo do dispositivo (por exemplo, um Macbook versus um iPhone). Eles são necessários para entrar nos dispositivos.
- Chaves de fenda: Diferentes tipos de produtos Apple podem exigir diferentes tipos de chaves de fenda para obter acesso ao interior do dispositivo. As chaves de fenda para modelos específicos de iPhone (por exemplo, iPhone 7, iPhone 11, iPhone 5, iPhone 8) encaixam seus parafusos e, ao mesmo tempo, são finas o suficiente para o manuseio detalhado necessário para reparos de pequena escala.
- Pistola de cola Loca: Essa pistola de cola em miniatura é pequena o suficiente para reparos precisos na tela do celular. Ela emite um adesivo que pode ajudar a vedar as telas com segurança, sem danificar os componentes elétricos e técnicos do telefone.
- Ferramenta de ventosa: Essa ferramenta é usada para abrir suavemente as telas do iPhone e pode ser usada para reparar vários dispositivos Apple, desde o iPod Touch até o iPhone 7 e iPads. É usada quando é necessário substituir ou desmontar a tela LCD. Também pode ser usada para acessar a bateria e outros componentes internos do telefone.
- Ferramenta de espeto: Um spudger é um tipo de ferramenta de abertura de alavanca. O bastão fino tem uma extremidade semelhante à de uma chave de fenda de cabeça chata e é usado para separar suavemente as peças plásticas encaixadas sob pressão sem danificá-las. A extremidade plana da ferramenta também pode ser usada para liberar ou soltar outros componentes dentro dos iPhones - por exemplo, para substituir a bateria.
- Ferramenta de alavanca para bateria: Esse é um tipo de ferramenta de alavanca especialmente adequada para remover a bateria do telefone. É indispensável se você estiver substituindo ou consertando a bateria. A ferramenta permite que você remova a bateria sem tocá-la com as mãos, o que pode causar danos devido à oleosidade natural dos dedos.
- Pinças: As pinças também podem ser usadas como ferramentas de abertura, separando com cuidado os componentes do iPhone para permitir que um técnico acesse as peças que precisam ser substituídas ou consertadas. As pinças também podem ser usadas para manusear as peças com cuidado, sem tocá-las com os dedos, ajudando a protegê-las contra a oleosidade destrutiva dos dedos.
- Cartões plásticos: Se você já usou um cartão de crédito ou carteira de identidade para tentar abrir algo, já entendeu o conceito por trás dessa ferramenta. Esses cartões de plástico ultrafinos são ideais para deslizar entre as peças do iPhone para separá-las com cuidado. Eles também podem ser usados para tarefas de raspagem, como a aplicação de adesivo de uma pistola de cola em uma tela para consertá-la.
- Tapete antiestático: A estática pode interferir nos reparos do iPhone, fazendo com que as peças "grudem" umas nas outras e aumentando a probabilidade de que caiam ou se percam. Ela também pode danificar os componentes elétricos. A maioria dos profissionais de reparo do iPhone faz seu trabalho em um tapete antiestático. Basta colocá-lo sobre a mesa e ele servirá como um espaço de trabalho livre de estática.
Melhores kits de reparo para iPhone em 2022
Como você pode ver na lista acima, são necessárias muitas ferramentas exclusivas para realizar reparos no iPhone. A boa notícia é que você pode obter todos os produtos necessários para consertar o telefone em um único kit de reparo do iPhone. Esses kits combinam todos os itens essenciais em um estojo portátil e fácil de rastrear, para que você não perca as várias peças e as tenha sempre à mão. Aqui estão alguns dos kits de reparo de iPhone mais vendidos que vale a pena conferir.
Kit de reparo de autoatendimento da Apple
O kit de reparo de autoatendimento da Apple inclui ferramentas, peças e guias de instruções para consertar o iPhone 12 e 13. No passado, esses kits estavam disponíveis apenas para os Provedores de Serviços Autorizados da Apple, mas agora os clientes também podem obtê-los. Os clientes devem primeiro analisar o manual de reparo e, em seguida, solicitar as peças e ferramentas genuínas da Apple necessárias para realizar o trabalho.
Como bônus, os clientes que devolverem peças antigas para serem recicladas receberão um crédito na loja. O kit de reparo oferecerá mais de 200 ferramentas e peças necessárias para os reparos mais comuns do iPhone 12 e 13.
A previsão é que o programa seja lançado em 2022, com os kits disponíveis diretamente pela Apple. Você pode consultar o portal dedicado de reparos da Apple para obter atualizações.
Prós:
- Acessar produtos autorizados pela Apple
- Obtenha um crédito na loja da Apple para devolver peças usadas
- Promessa de inventário abrangente (mais de 200 peças e ferramentas)
Contras:
- Limitado especificamente ao iPhone 12 e ao iPhone 13
- Ainda não foi lançado
Kit de ferramentas de reparo de 16 peças da Kaisi
O kit de ferramentas de reparo de 16 peças da Kiais inclui um conjunto de chaves de fenda de precisão de oito peças, duas pás triangulares, duas barras de montagem, um gravador, um raspador e duas pinças de tamanhos diferentes. Esse kit de reparo de telefone é de alta qualidade e abrangente o suficiente para atender a várias necessidades de reparo. As ferramentas têm um revestimento antiestático para ajudar a evitar danos aos componentes eletrônicos, e as chaves de fenda têm pontas magnéticas para "grudar" facilmente nos parafusos e evitar perdas. A espátula e o raspador têm pontas de aço inoxidável duráveis para uma raspagem limpa.
Você pode adquirir esse kit de ferramentas de reparo de eletrônicos na Amazon.
Prós:
- Revestimento antiestático nas ferramentas
- Alças de fácil manuseio
- Chaves de fenda com ponta magnética
Contras:
- As ferramentas não são tão duráveis e podem durar apenas um conserto
- As pinças não têm aderência
Kit de ferramentas técnicas profissionais iFixit com kit de drivers de 64 bits DIY
Este kit de ferramentas completo inclui picaretas, espátulas de remoção, ventosa para remoção de tela, um jimmy, ferramentas de abertura, pinças, pulseira antiestática e um conjunto de chaves de fenda. Todas as ferramentas estão contidas com segurança em um estojo resistente com um interior de espuma para evitar danos e perdas. O iFixit oferece uma garantia vitalícia para seus produtos. O kit grande pode ser usado não apenas para consertar telefones celulares Android e iPhones da Apple, mas também tablets, laptops e computadores de mesa.
Esse kit de ferramentas também é fácil de encontrar na Amazon.
Prós:
- Garantia vitalícia
- Armazenamento compacto
- Críticas extremamente positivas na Amazon (92% de cinco estrelas em 12.962 avaliações globais)
Contras:
- Alguns bits de chave de fenda são um pouco curtos
- Usa aço S2, que não é da melhor qualidade
Conjunto de precisão XOOL 80 em 1 com kit de chave magnética
Esse kit de reparo profissional foi projetado com uma ampla aplicação em mente e pode ser usado em telefones, Macs, relógios Apple e muito mais. Ele inclui um kit de chaves de fenda com 56 bits diferentes para acomodar todos os tipos de parafusos. As pontas das ferramentas são magnéticas e antiestáticas, e as ferramentas vêm com cabos de fácil manuseio. O custo-benefício também é muito bom, pois custa menos de US$ 25.
Esse kit de ferramentas também pode ser encontrado na Amazon.
Prós:
- Componentes de aço fabricados com aço CR-V (alta classificação de dureza)
- Embalagem portátil com uma bolsa de armazenamento fácil de usar
- Propriedades antiestáticas e magnéticas
Contras:
- Concentra-se principalmente em bits de chave de fenda e não possui outras peças que podem ser necessárias para o reparo do telefone
- Ferramentas fabricadas de baixa qualidade
Obtenha um relatório de certificação de dispositivo com Phonecheck
O conserto e a revenda de iPhones podem ser um negócio lucrativo se você tiver as ferramentas e o know-how para fazer reparos de qualidade. Os vendedores podem obter preços de venda mais altos e maximizar seus lucros testando e certificando os dispositivos antes da revenda.
Phonecheck oferece certificação completa, aumentando a confiança entre compradores e vendedores. Os compradores podem confiar em sua compra com um Relatório do Histórico do Dispositivo Certificado Phonecheck , enquanto os vendedores podem aumentar sua reputação - e seus ganhos.
Evite problemas ocultos dispendiosos adquirindo um relatório de histórico em phonecheck.com por aproximadamente o custo de uma xícara de café ou analise a solução completa Phonecheck para que as empresas certifiquem dispositivos em escala.