Recorremos aos nossos telefones e tablets para todas as perguntas que temos e para cada minuto de tédio que precisamos matar. Mais do que um hábito, esse comportamento já se tornou uma segunda natureza em nossa maneira de agir. Confiamos tanto em nosso telefone ou tablet porque ele é uma extensão de nossa memória. É isso que nos mantém funcionando e organizados e, sem esses dispositivos, nos sentimos perdidos. Você pode esquecer sua senha e achar impossível lembrá-la. Em outro cenário, você pode ter comprado o dispositivo de outra pessoa e os detalhes do iCloud do proprietário anterior o impedem de configurar sua conta do iCloud. No entanto, elas dependem de vários fatores, como backups realizados, versões do iOS e outros. Dependendo do seu problema e da versão do iOS, a seguir há uma lista de soluções que você pode tentar para desbloquear o iPhone ou iPad.
De acordo com o Vulnerability Lab, uma pessoa pode ignorar uma senha. Os cenários divulgados pelo Vulnerability Lab funcionam nos iPhones 5, 5s, 6 e 6s e nos modelos 1 e 2 do iPad Mini, com as versões do iOS 9 - 9.0, 9.1 e 9.2.1, mas não para o novo iOS 10. O laboratório de vulnerabilidade delineia as seguintes soluções, uma das quais pode ajudá-lo a desbloquear seu dispositivo.
Use a Siri e peça a ela para abrir um aplicativo que você não tem em seu telefone. A Siri dirá que você não tem esse aplicativo e se oferecerá para procurá-lo na App Store, exibindo o ícone na tela. Quando você tocar no ícone da App Store, "uma nova janela restrita do navegador" será aberta e você poderá "selecionar atualizar e abrir o último aplicativo ou 'pressionar duas vezes o botão Início' para que a visualização deslizante da tarefa apareça". Depois de "passar o dedo sobre a tarefa ativa na tela frontal", você terá acessado o dispositivo novamente.
Semelhante à opção anterior, pressione o botão de início para pedir à Siri que abra o aplicativo Relógio. Depois de aberto, clique no relógio mundial "e toque na imagem da rede Weather Channel LLC; se o aplicativo de clima estiver desativado por padrão, uma nova janela restrita do navegador será aberta com os links do menu da App Store". Clique em atualizar para abrir o aplicativo mais recente. Você também pode tocar duas vezes no botão Início para abrir vários slides. Clique na tela ativa e você terá contornado a senha.
Nessa opção, acesse a Siri novamente e peça para abrir o aplicativo Calendar. Se você vir o link "Informações do Weather Channel" ao lado do "módulo Amanhã" e se o aplicativo de clima estiver "desativado por padrão", você poderá clicar nesse link e abrir uma "janela restrita do navegador... com links da App Store". Se você clicar em atualizar para abrir a versão mais recente do aplicativo ou pressionar duas vezes para abrir a visualização de slides, poderá "deslizar para selecionar a tela frontal ativa" e voltar a ter acesso ao telefone.
Quando você tiver desistido de lembrar sua senha e as três opções acima não estiverem funcionando, passe para a próxima opção.
Se você tem o hábito de fazer backups, poderá redefinir o iPhone por meio da restauração. A restauração é ideal porque excluirá todos os dados do dispositivo, até mesmo a senha, mas você terá a opção de substituir os dados pelo backup que preferir.
Use o iTunes - Ao conectar seu dispositivo a um computador, o iTunes abrirá se você estiver sincronizado. Tente usar outro computador com o qual esteja sincronizado ou tente o modo de recuperação se ele solicitar uma senha. O iTunes deve "sincronizar seu dispositivo e fazer um backup". Tente sincronizar com um USB se ele não conseguir fazer isso. Depois que o backup for concluído, apague o dispositivo e restaure os dados.Use o iCloud - Se o aplicativo "Find My iPhone" estiver funcionando no dispositivo, você poderá apagar e restaurar o dispositivo e os dados por meio do iCloud. Visite icloud.com e faça login com seus dados do iCloud. Em seguida, vá para "All Devices" (Todos os dispositivos) e apague o dispositivo. Depois de apagar tudo, até mesmo a senha, você poderá restaurar os dados do backup mais recente.Use o modo de recuperação - Se você nunca usou o iCloud nem configurou o "Find My iPhone", precisará usar o modo de recuperação. Isso significa que você terá acesso ao seu dispositivo novamente, mas perderá seus dados porque não tem nenhum backup. Comece conectando o dispositivo ao computador e abra o iTunes. Durante esse período, force uma reinicialização pressionando os botões Sleep/Wake e Home ao mesmo tempo. Continue pressionando até ver o logotipo da Apple na tela. Quando a opção Restaurar ou Atualizar for exibida, escolha Restaurar e, em seguida, você poderá configurar seu dispositivo.
Você também pode ficar sem acesso a uma conta do iCloud. Talvez por ter esquecido a senha ou por ter comprado o dispositivo de outra pessoa e a senha do proprietário anterior estar limitando o recurso iCloud no seu dispositivo iOS. Quando esse for o caso, você pode tentar a seguinte opção: Comece indo para Configurações e toque em iCloud que, quando solicitado, solicitará sua senha. Basta fornecer um número aleatório e tocar em "Concluído". Essa ação fará com que o iCloud informe que o nome de usuário ou a senha estão incorretos. Toque na página Conta novamente, remova a descrição, clique em "Concluído" e você estará de volta à página principal do iCloud sem precisar digitar sua senha. Role para baixo e toque em excluir para apagar os dados do iCloud do proprietário anterior. Depois disso, você pode configurar sua própria conta pessoal do iCloud.
Embora ambos envolvam o desbloqueio de um dispositivo iOS, há uma diferença entre o jailbreak e o desbloqueio do dispositivo quando você esqueceu a senha. Jailbreaking é definido como "o processo de remover restrições no iOS e permitir acesso root ao sistema de arquivos do iOS para que ele possa executar software que não tenha sido aprovado pela Apple". Isso significa que os usuários do iOS podem personalizar seus dispositivos com softwares que não são convencionalmente aceitos pela Apple por meio do jailbreak. O jailbreak tem seus prós, mas também tem seus contras.
Depois de conseguir fazer login novamente no dispositivo iOS, você pode considerar a possibilidade de dar mais acesso à Siri sem o uso de uma senha. Isso é especialmente útil se isso já tiver acontecido com você mais de uma vez. Uma opção chamada "Allow access to Siri when locked with a passcode" (Permitir acesso à Siri quando bloqueada com uma senha) ativará várias funções para que você possa fazer login no telefone sem uma senha. Embora isso seja ideal se você esquecer facilmente esses quatro números, esse recurso tem seus riscos, pois se o dispositivo for roubado, o ladrão terá acesso mais fácil a ele e a todos os seus dados.