Os smartphones são um grande investimento para muitos de nós, mas parece que todos os anos é lançado um novo aparelho com novos gadgets. Como consumidores, estamos acostumados com a ideia de que precisamos do que há de mais moderno, e muitos de nós gastamos centenas comprando um celular que não usaremos por muito tempo antes que ele fique em uma gaveta com seus similares "obsoletos". A maioria das pessoas realmente não pensa em prolongar a vida útil de seus telefones porque a atualização é inevitável e, afinal de contas, os telefones celulares têm uma certa expectativa de vida. Economizar dinheiro usando um telefone por mais tempo é um dos motivos, mas algumas pessoas simplesmente precisam ter a tecnologia mais recente e substituir seus telefones sempre que um novo é lançado. Então, por que prolongar a vida útil de um telefone que será substituído?
Antes, parecia que toda semana surgia um novo gadget para telefones celulares. Esses dispositivos não são mais apenas telefones - são câmeras, assistentes pessoais e, para muitos, uma conexão social muito mais poderosa do que as simples chamadas telefônicas podem oferecer. Com a mídia social, a Web, jogos, livros e até mesmo programas para ajudar os usuários a meditar ou fazer ioga, nossos telefones celulares passaram por uma grande evolução. No entanto, isso agora está em um patamar mais baixo. É claro que melhorias na qualidade da câmera ou do alto-falante ainda estão sendo desenvolvidas, mas a urgência que existia há apenas um ou dois anos desapareceu, pois os novos desenvolvimentos agora são mais incrementais.
A sustentabilidade tem a ver com os consumidores. Quando os consumidores compram coisas e as jogam fora, essas coisas vão para algum lugar - para o nosso meio ambiente. Prolongar a vida útil do seu telefone celular significa que a demanda por telefones diminui e, portanto, menos telefones são produzidos. Reciclar o telefone em vez de jogá-lo fora também é uma opção muito melhor para o meio ambiente, pois até mesmo os telefones quebrados podem ser usados como peças de reposição e os telefones em funcionamento podem ser trocados e revendidos, geralmente com um desconto no novo.
A revenda de telefones é um ponto importante por vários motivos. Os telefones recondicionados são vendidos por preços mais baixos e há até iniciativas para fornecer telefones celulares gratuitamente a pessoas em áreas carentes em todo o mundo. Muitas vezes, os provedores oferecem um desconto para a troca de um telefone por um recondicionado, o que também economiza seu dinheiro. Os telefones são limpos de dados quando são trocados dessa forma, mas também há maneiras de os usuários fazerem isso sozinhos se estiverem realmente inseguros. Quanto melhor for a condição do telefone, maior será o valor de troca e maior será a probabilidade de você trocar seu telefone antigo.
Os especialistas do setor dizem que as baterias dos telefones celulares devem durar apenas um ano, mas isso em condições extremas. Existem maneiras definitivas de os usuários cuidarem das baterias de seus celulares e prolongarem sua vida útil. As baterias são a parte mais facilmente substituída de um telefone celular, mas os componentes que as formam não são tão ecológicos, portanto, quanto mais tempo elas puderem ser usadas, melhor para o meio ambiente. A forma como você carrega a bateria e o quanto você a consome desempenham um papel importante na sua longevidade. Da mesma forma que você pode preservar a bateria por meio do uso inteligente, você pode preservar um telefone inteiro! Confira este infográfico para conhecer outras estratégias para prolongar a vida útil do seu telefone, seja para uso prolongado ou para revenda.