A compra de um telefone usado pode ser uma ótima opção para economizar dinheiro em comparação com um telefone novo e caro, mas é importante saber como evitar o desperdício de dinheiro com um telefone na lista negra.
Os telefones que estão na lista negra não se qualificam para o serviço celular porque foram declarados perdidos ou roubados pelo proprietário original ou porque o proprietário atual ou anterior não pagou o dispositivo depois de financiá-lo com o fabricante. Embora esses telefones não sejam completamente destruídos e possam se conectar ao Wi-Fi para reproduzir música, assistir a filmes, jogar, etc., seu provedor de serviços não poderá fornecer serviço celular a um telefone na lista negra.
Então, como você pode ter certeza de que está comprando um telefone usado que não foi oficialmente relatado como um telefone roubado ou perdido? Este artigo explicará os detalhes por trás do status de um telefone na lista negra e o que você pode fazer para verificar se um dispositivo móvel de segunda mão ainda é elegível para o serviço celular.
Quando os smartphones são relatados como perdidos ou roubados (ou mesmo associados a contas não pagas), eles são inseridos no banco de dados IMEI da GSMA, onde os telefones são colocados na lista negra, identificados pelo número IMEI ou ESN do telefone associado a cada dispositivo específico.
Esses números são como números de série ou números de seguridade social. Cada número é exclusivo de um único telefone. Quando o IMEI ou o ESN de um dispositivo é colocado em uma lista negra, os provedores de serviços não podem oferecer serviços de celular para esse dispositivo.
Geralmente, são as próprias operadoras telefônicas que colocam os smartphones na lista negra. Quando a Sprint, a Verizon, a T-Mobile, a AT&T ou outra operadora é informada pelo proprietário anterior de que o telefone foi roubado, a operadora é obrigada a colocar o telefone roubado na lista negra de serviços de celular, informando seus números de identificação ao banco de dados GSMA. As autoridades legais também podem entrar em contato com os provedores de serviços para solicitar a inclusão de um telefone na lista negra. Fica a critério do cliente solicitar que o telefone seja colocado na lista negra se ele simplesmente foi perdido.
Qualquer telefone celular pode ser colocado na lista negra, inclusive iPhones da Apple e telefones Android. Deve-se observar que os fabricantes de smartphones, como a Samsung e a Apple, não têm controle sobre a lista negra de dispositivos móveis.
Os compradores e vendedores de telefones usados precisam estar cientes dos problemas envolvidos com telefones na lista negra. Embora possa haver ocasiões em que um provedor de serviços consiga alterar o status de um telefone na lista negra (quando o proprietário legítimo do dispositivo pode verificar a propriedade), a lista negra geralmente é permanente.
Como resultado, se você acabar comprando um telefone na lista negra, provavelmente ficará desapontado ao descobrir que ele não pode ser ativado para o serviço celular. Mesmo que você tenha um cartão SIM válido do seu provedor de serviços, a inserção desse cartão SIM no telefone não fornecerá acesso à rede celular. Não haverá sinal.
A melhor maneira de evitar o desperdício de dinheiro em um telefone na lista negra é verificar o status da lista negra antes de se comprometer a comprá-lo. Siga este processo simples, passo a passo, para realizar uma verificação da lista negra e certificar-se de que seu telefone usado está qualificado para a ativação do serviço celular.
Para saber se um telefone usado está ou não na lista negra, comece encontrando o número IMEI (International Mobile Equipment Identity) do dispositivo. Quer esteja pensando em comprar de um vendedor particular ou já tenha o telefone em mãos, você precisará do número IMEI do dispositivo móvel para prosseguir com a verificação da lista negra. Há alguns lugares onde você pode encontrar esse identificador exclusivo:
Se um vendedor não puder lhe fornecer o número IMEI do dispositivo, considere isso como um sinal de alerta e pense em comprar um telefone em outro lugar.
Quando tiver o número IMEI do telefone usado, ligue para a sua operadora telefônica e pergunte se o dispositivo está na lista negra. Embora possa ser necessário passar algum tempo ao telefone para essa verificação do IMEI, você deverá receber uma resposta direta.
Como a inclusão na lista negra não é o único risco associado à compra de um telefone usado, é altamente recomendável que os compradores de segunda mão verifiquem o histórico completo de um telefone usado antes da compra. Uma maneira fácil de fazer isso é adquirir um relatório de histórico completo do dispositivo, de baixo custo, no site Phonecheck , que verifica se há telefones na lista negra, perdidos, roubados, status de ESN ruim/bloqueios de dispositivo, elegibilidade da operadora e muito mais.
Isso acontece. Compradores bem-intencionados que só queriam economizar dinheiro acabam com telefones na lista negra que não são elegíveis para o serviço de celular. O que você pode fazer então? Há algumas opções se você comprou um telefone na lista negra:
A decisão de comprar um telefone usado, seja de um vendedor particular ou de uma operadora de telefonia, pode ser uma ótima maneira de economizar dinheiro com a tecnologia mais recente. Você só precisa conhecer as armadilhas a serem observadas, incluindo listas negras, bloqueios de ESN e outros problemas com telefones usados.
É por isso que o site Phonecheck tem a confiança de tantas pessoas no setor de telefones usados. Não compre um aparelho usado sem um Relatório de Histórico CertificadoPhonecheck . Esse relatório abrangente e de baixo custo oferece uma maneira rápida de confirmar se um telefone usado está limpo, desbloqueado e pronto para uso. Evite problemas ocultos dispendiosos adquirindo um relatório de histórico em phonecheck.com por aproximadamente o custo de uma xícara de café!