Quando você considera que alguns dos principais fabricantes de smartphones cobram até cerca de US$ 1.000 por seus modelos principais, talvez se surpreenda ao saber que o custo médio de um smartphone internacionalmente é de apenas aproximadamente US$ 363. Mas essa média obviamente inclui todos os smartphones, sejam eles de nível inferior, intermediário ou superior. Considere, agora, que o telefone recondicionado médio pode custar, de acordo com algumas fontes, de 30% a 40% menos do que o preço original. Portanto, você pode economizar um bom dinheiro se estiver disposto a adquirir um dispositivo móvel de segunda mão. Mas o que é exatamente um telefone recondicionado fabricado e se é algo que você deve procurar? Continue lendo para saber o que é, se você deve mesmo considerar a compra de um, quais são os melhores e os piores smartphones recondicionados e o que você pode fazer para aumentar as chances de uma compra bem-sucedida caso decida arriscar e comprar um para você.
Um smartphone recondicionado é um dispositivo móvel que foi enviado de volta ao fabricante pelo cliente devido a, entre outros motivos, alguma falha no dispositivo ou para trocá-lo pela compra de outro smartphone. O que separa os smartphones recondicionados dos que seriam classificados como smartphones usados é o fato de que os primeiros são submetidos a uma verificação completa pelo fabricante e são restaurados à sua condição original de fábrica. Dependendo de onde o smartphone recondicionado é adquirido, ele também pode ter proteção de garantia. Portanto, um dispositivo móvel recondicionado oferece aos usuários alguma proteção, pois é considerado totalmente operacional, enquanto um smartphone meramente usado não oferece esse nível de proteção.
Se você deseja um smartphone, mas não tem condições de comprar o que deseja nem de obter o que deseja por meio da assinatura de um contrato de vários anos com uma operadora sem fio, considere a possibilidade de comprar um smartphone recondicionado. Você economizará dinheiro. Além disso, se você adquirir um smartphone recondicionado que esteja 100% em condições de funcionamento e que tenha garantia de devolução do dinheiro, você minimizará muito o seu risco. Mas se você for o tipo de consumidor que sempre quer ter o modelo mais recente do seu fabricante de smartphone favorito, a compra de um recondicionado pode não satisfazer seu desejo de obter o melhor e mais recente. Você também deve pensar duas vezes antes de comprar um smartphone recondicionado se não houver uma garantia rígida. Um vendedor de boa reputação lhe dará pelo menos 30 dias para se decidir após a compra. Sem essa garantia, você estará basicamente jogando dados, e o problema dos jogos de azar é que a maioria dos jogadores acaba perdendo.
Um smartphone recondicionado pode ser uma ótima opção se você quiser um modelo de ponta sem ter que pagar um preço de ponta. Como você pode imaginar, há muitos modelos que, se recondicionados, devem proporcionar anos de serviço confiável. As empresas às quais você pode recorrer para obter smartphones recondicionados de qualidade incluem Best Buy, Gazelle, Samsung, Verizon, Sprint, T-Mobile e AT&T. Se estiver procurando um bom smartphone recondicionado, é provável que goste dos produtos da Apple e da Samsung. A razão para isso é que esses dois gigantes dos dispositivos móveis controlam mais de 80% da receita do segmento de smartphones recondicionados:
Quanto aos smartphones recondicionados que você provavelmente deve deixar passar, há vários. A lista a seguir é, na verdade, baseada em informações que classificam alguns dos piores smartphones existentes. O raciocínio é que, se o smartphone foi classificado como uma porcaria logo após sair da linha de montagem, é mais provável que a versão recondicionada também seja uma porcaria.
Veja a seguir os smartphones recondicionados dos quais você pode e provavelmente deve ficar longe:
Se você planeja comprar um smartphone recondicionado, certifique-se de que o vendedor seja de boa reputação, como uma das empresas mencionadas acima. Outra opção é comprar um dispositivo móvel que tenha sido totalmente testado, consertado e que tenha recebido a certificação de dispositivo móvel. Com a certificação de dispositivos móveis da PhoneCheck, você poderá ficar tranquilo sabendo que qualquer smartphone com essa designação está 100% em condições de funcionamento. O processo de teste, ao qual a empresa se refere como o "CarFax do setor de dispositivos móveis", inclui um componente de diagnóstico para descobrir a saúde do dispositivo móvel. Os dispositivos móveis aprovados recebem um certificado digital, que é uma garantia por escrito de que o dispositivo está totalmente funcional e sem problemas adversos. Se você for comprar um aparelho recondicionado, faz sentido comprar modelos que tenham certificação de dispositivo móvel.