Menu
InícioCertificaçãoSoluçãoNotíciasSolicite uma demonstração
IMEI
13 de janeiro de 2017

Por que você deve verificar a lista negra de IMEIs antes de comprar um telefone usado

A maioria das pessoas já se envolveu no mercado de telefones celulares usados, quer percebam ou não. Ebay, Craigslist e até mesmo programas de reciclagem de telefones alimentam o setor de telefones usados, que movimenta 17 bilhões de dólares. Em 2014, os ladrões roubaram 2,1 milhões de telefones celulares somente nos EUA. Esse número, na verdade, vem diminuindo, graças, em parte, aos sistemas de segurança de telefones celulares atualizados, como o Find My iPhone da Apple e o bloqueio do iCloud. Tomar as precauções corretas para garantir que seu telefone não seja roubado é fundamental. Felizmente, qualquer pessoa pode identificar facilmente um telefone celular roubado por meio do número IMEI. Estamos explicando como e por que você precisa verificar a lista negra do IMEI antes de comprar seu próximo telefone usado.

O que é um número IMEI?

IMEI é um acrônimo para International Mobile Equipment Identity (Identidade Internacional de Equipamentos Móveis). Os números atribuem uma identidade exclusiva a cada telefone celular. Atualmente, cada número IMEI recém-atribuído é uma cadeia decimal de 15 dígitos. Isso pode mudar dependendo da data de fabricação do telefone que você está comprando. Os telefones mais antigos terão números IMEI mais curtos. A aplicação moderna dos números IMEI é a inclusão na lista negra e o rastreamento de telefones celulares roubados. Cada empresa de telefonia celular mantém um registro de cada número IMEI ativado em sua rede. Qualquer telefone que tenha sido roubado e denunciado à empresa se torna inutilizável.A polícia usa os números IMEI para fins semelhantes. Um relatório de telefone roubado solicitará um número IMEI. Com apenas uma cadeia de números exclusiva por telefone, é fácil identificar dispositivos móveis roubados com 100% de precisão.Lembre-se de que todos os dispositivos habilitados para celular têm um número IMEI. Qualquer dispositivo capaz de se conectar a uma rede celular, mesmo que não tenha se conectado no passado, usará o IMEI para identificação.

Isso não é como um cartão SIM?

O número IMEI de um telefone é independente de seu cartão SIM. Os telefones celulares roubados geralmente são vendidos sem o cartão SIM, e qualquer pessoa pode comprar um novo SIM. Na verdade, a alteração de um número IMEI é ilegal em alguns países. Nos Estados Unidos, a legalidade é obscura. A FCC afirma que a alteração de um número IMEI ou ESN (os ESNs são versões mais antigas dos números IMEI) pode indicar fraude. Não compre o aparelho se o vendedor indicar que o IMEI do telefone foi alterado.

verificar a lista negra do imei

Então, como posso encontrar meu número IMEI?

Os números IMEI geralmente estão localizados em vários lugares diferentes, que variam de acordo com o fabricante do dispositivo. É nesse local que se encontram os números IMEI do iPhone, bem como o IMEI de muitos telefones Android. A maioria dos smartphones também tem o número IMEI listado nas configurações do dispositivo. O menu "Sobre o telefone" é o melhor lugar para começar a verificar o número IMEI. Se, por sorte, seu telefone usado vier na embalagem original, o IMEI geralmente está impresso em algum lugar da caixa. Sempre verifique o número na caixa com o número impresso no telefone ou nas configurações do telefone. Números IMEI incompatíveis indicam fraude por parte do vendedor.

Qual é a melhor maneira de verificar um número IMEI?

A maneira mais fácil de verificar seu número IMEI é verificar a lista negra de IMEI. Para esse processo, é necessário ligar para a operadora de celular ou usar o verificador de IMEI on-line. Qualquer telefone que tenha sido dado como roubado aparecerá na lista negra. Sempre peça o número IMEI e a empresa de telefonia celular anterior antes de comprar um telefone usado. Qualquer vendedor que não esteja disposto a fornecer essas informações está escondendo algo, e é mais do que provável que se trate de um dispositivo roubado.Alguns mercados on-line de telefones celulares de segunda mão até mesmo oferecem verificadores de IMEI gratuitos em seus sites. No entanto, a única maneira infalível de verificar a validade de um número IMEI é ligar para as operadoras de telefonia celular locais e perguntar sobre a conformidade com o Central Equipment Identity Register. O CEIR é um banco de dados internacional de números IMEI usado para bloquear o acesso de aparelhos roubados às redes celulares de todas as operadoras. Se houver alguma maneira abrangente de verificar a lista negra do IMEI, o CEIR é a sua melhor opção. O aumento da comunicação com as operadoras e as regulamentações rigorosas do IMEI ajudaram a reduzir a chance de comprar aparelhos celulares roubados, mesmo que o mercado de telefones usados apresente algum risco. Siga essas precauções e aproveite seu novo telefone celular. Nunca foi tão seguro e fácil comprar no mercado de telefones usados!

Solicitar demonstração
Ícone do FacebookÍcone do TwitterÍcone do InstagramÍcone do Linkedinícone do youtubeícone do pintrest
Certificado
Solução
Recursos
Blog
Depoimentos
Ativos digitais
Solicitar demonstração
Coleta de dadosApagamento de dadosCertificação de dispositivosDiagnósticoDetecção de bloqueioVerificações premium de IMEI
Envie-nos um e-mailEULA
Direitos autorais © 2024 PhonecheckLLC.