Os smartphones são um dispositivo para todos os fins. Eles substituíram o telefone fixo para comunicação telefônica, mas esses dispositivos também permitem que os usuários joguem, assistam a vídeos, ouçam música e enviem mensagens de texto para amigos. Os smartphones oferecem acesso imediato a contas de mídia social e alguns oferecem um assistente virtual que pode responder a comandos de voz.
Infelizmente, a tecnologia nem sempre funciona perfeitamente. De repente, os usuários podem descobrir que não conseguem realizar tarefas simples em seus dispositivos. Um telefone pode ser desligado, superaquecer ou não carregar. Encontrar a origem do problema é essencial para solucionar o problema do dispositivo. Qual é o melhor software de diagnóstico de telefone celular para identificar um problema que está afetando as operações do telefone?
As melhores opções para diagnosticar problemas telefônicos incluem:
Um smartphone ou telefone celular pode apresentar problemas repentinos. O telefone pode não carregar, pode estar superaquecendo, os aplicativos podem carregar lentamente, a tela do telefone pode congelar ou o telefone pode morrer repentinamente. Há muitos problemas que podem afetar as operações do telefone, e diagnosticar a causa do problema é necessário para solucionar o problema do dispositivo e garantir que ele esteja funcionando normalmente.
Sem uma verificação de diagnóstico adequada, o proprietário poderá apenas adivinhar o que está causando o problema com o telefone. Por exemplo, os problemas de carregamento podem estar relacionados a um cabo ou carregador com defeito. Entretanto, o telefone também pode ter um problema relacionado à bateria ou até mesmo à porta de carregamento.
O superaquecimento pode estar relacionado ao uso do telefone por muito tempo, à exposição ao sol/calor ou até mesmo a um malware ou vírus. Embora o superaquecimento causado pelo sol possa ser um problema óbvio que simplesmente exige que o proprietário leve o telefone para uma área mais fria, o malware precisa ser removido para garantir que os problemas do telefone não persistam e causem outros problemas também.
Alguns smartphones oferecem ferramentas internas de diagnóstico que podem ajudar os proprietários a encontrar o culpado pelos problemas subjacentes. Por exemplo, alguns iPhones permitem que o usuário toque no aplicativo Settings (Configurações) e toque em Privacy & Security (Privacidade e segurança). Nessa opção, alguns proprietários de iPhone podem escolher Analytics & Improvements para acessar as opções de diagnóstico.
No entanto, nem todos os iPhones incluem ferramentas de diagnóstico integradas ao telefone. Os iPhones que oferecem uma opção de diagnóstico, no entanto, podem ser capazes de fornecer dados relacionados a problemas que o usuário está enfrentando com o telefone.
A PCMag explica que os dispositivos Android também oferecem ferramentas de diagnóstico integradas ao telefone. O site explica que, para acessar a ferramenta, os usuários devem "abrir o aplicativo Telefone, tocar no Teclado e digitar *#0*#".
Para iPhones, as Apple Stores oferecem agendamentos na loja para check-ups de diagnóstico. Os proprietários podem ligar para a loja para agendar um horário. Problemas simples podem ser rapidamente diagnosticados e corrigidos, mas problemas mais problemáticos relacionados a peças defeituosas ou outros componentes podem exigir reparos mais extensos ou avaliações de diagnóstico.
Em alguns casos, uma peça específica ou o telefone pode estar na garantia e ser consertado gratuitamente. Entretanto, qualquer problema relacionado a danos causados por água não será coberto.
Os proprietários de smartphones também podem marcar um horário para um check-up de diagnóstico em uma loja associada à sua operadora de celular (por exemplo, Verizon, T-Mobile, AT&T, etc.). Os membros da equipe da loja também podem solucionar problemas e enviar o telefone para reparos (se necessário). Novamente, uma garantia pode cobrir alguns reparos, mas a garantia também pode ser anulada em alguns casos.
O software de diagnóstico pode revelar um vírus ou malware. Nesse caso, os técnicos podem remover o malware ou talvez seja necessário restaurar o telefone para as configurações de fábrica. Os proprietários que descobrirem malware ou vírus precisam conversar com um profissional na loja sobre como salvar os dados ou como recuperar os dados perdidos (se puderem ser recuperados).
Para telefones que não estão carregando adequadamente (e o problema não está relacionado ao cabo ou ao carregador), pode ser necessário fazer reparos.
Para falhas e problemas simples relacionados a um telefone celular ou smartphone, os proprietários podem entrar em contato com o fabricante do telefone por telefone ou chat virtual para ajudar a solucionar os problemas. Por exemplo, a Apple oferece assistência aos proprietários de iPhone tanto por telefone quanto on-line.
Esses serviços de diagnóstico ajudam os proprietários que precisam de orientação para lidar com uma reinicialização forçada ou outras solicitações básicas de solução de problemas. Além disso, os técnicos podem ajudar por meio de bate-papo ou por telefone para identificar se um problema justifica uma visita à loja.
Os proprietários de telefones celulares podem entrar em contato por telefone ou on-line antes de marcar um horário na loja. Entretanto, se o telefone não ligar ou não puder ser reinicializado, os proprietários podem decidir visitar a loja para obter assistência.
Desde que o telefone esteja "ligado" e possa ser acessado, os proprietários podem usar serviços de software como o Phonecheck para identificar problemas de diagnóstico subjacentes em seus dispositivos. OPhonecheck é usado por compradores e vendedores de telefones usados e telefones recondicionados para verificar os seguintes problemas:
Phonecheck examina todos os aspectos do telefone para eliminar os problemas do dispositivo. O programa encontrará todos os problemas que possam causar estragos na experiência do usuário. Além disso, o programa identifica todos os bloqueios relacionados à operadora, ao software aplicável e ao fabricante.
Phonecheck avalia a integridade da bateria do dispositivo e ajuda os proprietários (ou vendedores) a entender se a bateria precisa ser substituída. Uma bateria fraca pode resultar em menos tempo de uso e também causar frustração. Além disso, se a bateria não for capaz de manter a carga, as chamadas poderão cair repentinamente. Em alguns casos, um comprador pode não querer comprar um telefone com uma bateria com defeito; a substituição pode ser muito cara.
Phonecheck também identifica a autenticidade de todas as peças de reposição e realiza uma verificação de antecedentes. Para alguns dispositivos, as peças de reposição erradas podem anular a garantia. Por exemplo, se o IMEI do telefone for encontrado em uma lista negra, os compradores saberão que o telefone foi dado como desaparecido ou roubado. Os telefones na lista negra também podem estar associados a dívidas relacionadas à operadora; por exemplo, o proprietário deixou de pagar a conta do celular. Esses telefones não podem ser conectados a uma rede; as operadoras não fornecerão serviços para telefones com números IMEI na lista negra.
Todos os telefones devem se conectar a uma rede de serviços. O site Phonecheck testa o SIM, faz uma chamada de teste e também envia um texto sms. Isso garante que não haja problemas com a rede.
Os revendedores podem usar o site Phonecheck para garantir que o telefone não esteja na lista negra e também para identificar quaisquer problemas com o telefone. Para os compradores, o uso do site Phonecheck pode proporcionar mais tranquilidade com relação à compra.
Não é incomum que um smartphone apresente falhas, superaqueça ou até mesmo trave. Alguns desses problemas podem ser facilmente resolvidos sem a necessidade de marcar uma consulta ou executar qualquer software de diagnóstico. No entanto, alguns problemas precisam de um profissional; se os proprietários suspeitarem de malware, é necessário que o telefone seja diagnosticado adequadamente. Além disso, uma bateria lenta pode precisar ser substituída.
A execução de muitos aplicativos ao mesmo tempo pode fazer com que o telefone fique quente e possivelmente superaquecido. Se o telefone estiver mais quente do que o normal, verifique quantos aplicativos estão em execução. Feche os aplicativos e veja se o telefone começa a esfriar.
Jogar por muito tempo também pode causar superaquecimento do telefone. Saia do jogo e deixe o telefone descansar. Os proprietários podem até mesmo desligá-lo por alguns minutos.
Deixar o telefone ao sol também faz com que ele se aqueça. Um telefone que fique muito quente será desligado. Não tente reinicializar o telefone. Em vez disso, coloque-o em um local fresco. Os proprietários podem tentar colocar o telefone no freezer para resfriá-lo rapidamente, mas eles também podem deixá-lo lá acidentalmente e causar outros problemas. Basta colocar o telefone em uma área mais fria.
Se a tela de um iPhone congelar, os proprietários podem tentar reiniciar o telefone pressionando o botão da tela inicial e o botão lateral de uma só vez (alguns modelos de iPhone podem ter um método diferente, no entanto). Uma reinicialização forçada também pode ajudar a resolver o problema; para facilitar a reinicialização forçada, a Apple oferece um breve tutorial em seu site.
Para reiniciar ou reinicializar outros smartphones, os proprietários devem acessar o site do fabricante para obter detalhes. Cada fabricante pode ter suas próprias instruções ou tutoriais de "reinicialização".
Embora uma porta de carregamento do telefone ruim ou quebrada possa fazer com que ele não carregue totalmente, o problema também pode estar relacionado a um cabo/cordão ou carregador ruim. Os proprietários podem tentar usar um cabo ou carregador diferente para ver se isso resolve os problemas de carregamento. Entretanto, se o problema não estiver relacionado ao cabo ou ao carregador, pode haver um problema com a bateria, a porta etc. do telefone.
Muitos consumidores dependem de seus smartphones ou telefones celulares para uma variedade de funções. Esses dispositivos são mais do que apenas ferramentas de comunicação; eles também oferecem entretenimento, um link para a mídia social e alguns telefones até conectam os proprietários a assistentes virtuais. Quando um problema com o telefone causa interferência na conectividade ou na comunicação, os proprietários podem usar ferramentas de diagnóstico para ajudar a identificar o problema. O software de diagnóstico interno do telefone, as opções de solução de problemas virtuais, as consultas de diagnóstico na loja e os programas de software como o Phonecheck podem ajudar os proprietários a identificar os problemas com seu telefone e ajudá-los a encontrar soluções para resolvê-los.