Com 310 milhões de usuários de smartphones em 2023, não é surpresa que o roubo de celulares para revenda seja um grande negócio. Cerca de 70 milhões de smartphones são "perdidos" a cada ano, sendo que apenas 7% são encontrados. Com um número tão alto de telefones roubados, os consumidores ainda correm o risco de comprar um.
Para sua sorte, é fácil identificar um telefone celular roubado por meio de uma verificação de IMEI. Explicaremos como e por que você precisa fazer uma verificação de IMEI para inclusão na lista negra antes de comprar seu próximo telefone usado.
IMEI é a sigla para International Mobile Equipment Identity (IMEI). É um número exclusivo atribuído ao dispositivo móvel. Esse número de 15 a 17 dígitos ajuda a identificar um dispositivo habilitado para celular em uma rede móvel. Ele contém informações importantes, como o tipo de telefone e o local onde foi fabricado. Saiba mais sobre IMEIs em nosso blog, What is IMEI and Other Curious Mobile Lingo.
O número IMEI de um telefone é independente de seu cartão SIM. Um cartão SIM, ou Módulo de Identidade do Assinante (SIM), é um cartão portátil cuja principal função é conectar-se à rede sem fio da sua operadora. Ele também contém seu número de telefone, catálogo de endereços, configurações e mensagens de texto. Os telefones celulares roubados geralmente são vendidos sem o cartão SIM, e qualquer pessoa pode comprar um novo SIM. Entretanto, alterar um número IMEI é mais complicado. De fato, a alteração de um número IMEI é proibida pela FCC e pode ser punida com multas.
A primeira etapa de uma verificação de IMEI é encontrar o número IMEI do seu celular. Geralmente, ele está localizado em vários locais que variam de acordo com o fabricante do dispositivo. Quer você tenha um dispositivo Apple ou Android, uma das maneiras mais fáceis de encontrá-lo é discar *#06#, e o número IMEI aparecerá na tela.
Você também pode verificar a parte traseira do telefone. É aqui que você encontra os números IMEI do iPhone, bem como o IMEI de muitos telefones Android. Os telefones com carcaças traseiras removíveis podem ter o número IMEI impresso embaixo da bateria. A maioria dos smartphones também tem seu número IMEI listado nas configurações do dispositivo. O menu "Sobre o telefone" é um bom lugar para começar a verificar se há um número IMEI.
Se, por sorte, seu telefone usado vier na embalagem original, o IMEI geralmente está impresso em algum lugar da caixa. Sempre verifique o número na caixa com o número impresso no telefone ou nas configurações do telefone. Números IMEI incompatíveis indicam fraude por parte do vendedor.
A maneira mais fácil de verificar seu número IMEI é verificar a lista negra de IMEI. A opção mais infalível é ligar para a sua operadora e verificar o número IMEI com ela. Ou verifique on-line nestes sites gratuitos:IMEI Pro ou IMEI 24.
Qualquer telefone que tenha sido dado como roubado aparecerá na lista negra. Sempre peça o número IMEI e a empresa de telefonia celular anterior antes de comprar um telefone usado. Qualquer vendedor que não esteja disposto a fornecer essas informações está escondendo algo, e é mais do que provável que se trate de um dispositivo roubado. Alguns mercados on-line de telefones celulares de segunda mão oferecem até verificadores de IMEI gratuitos em seus sites. A Swappa, um popular mercado de eletrônicos usados, oferece uma verificação abrangente e gratuita do IMEI.
Os revendedores de telefones celulares, como Swappa, Ebay e BackMarket, têm parceria com Phonecheck para verificar a validade dos telefones celulares usados. De fato, a Swappa exibe o selo Phonecheck nas listagens Enterprise e Power Seller com dispositivos que foram submetidos a verificações abrangentes, diagnósticos certificados e apagamento do Phonecheck.
Use o bom senso, verifique o número IMEI do telefone e certifique-se das condições gerais do dispositivo antes de comprar seu próximo aparelho usado. Siga essas precauções e aproveite seu novo telefone celular. Nunca foi tão seguro e fácil fazer compras no mercado de telefones usados!