Um telefone pode superaquecer abruptamente. O proprietário pode perceber que o telefone fica quente de repente e, em seguida, simplesmente desliga. A reinicialização não ajudará, e o medo de ficar de fora (FOMO) é substituído pela percepção e pelo medo muito palpável de que o telefone não funcionará nem mesmo em uma emergência.
Muitos agora dependem de seus telefones celulares como principal fonte de comunicação. De acordo com o Statista, menos de três em cada 10 residências ainda têm um telefone fixo. Se o telefone celular estiver fora de serviço, muitos americanos não terão acesso a outro telefone. Quando o telefone se desliga depois de ficar muito quente, o proprietário pode se perguntar "por que meu telefone está superaquecendo?" Os motivos mais comuns para o superaquecimento do telefone incluem:
O telefone acompanha a maioria dos proprietários em todos os lugares. Não é incomum levar o telefone para a praia ou para o parque. Entretanto, se a temperatura ao ar livre for muito alta, o calor também pode fazer com que o telefone aumente de temperatura. O telefone também pode queimar se for exposto ao sol.
Para proteger os telefones quando a temperatura estiver quente, os proprietários podem considerá-los desligados (quando não estiverem em uso). Outra maneira de diminuir a temperatura é colocar o telefone em uma área mais fria. Os proprietários podem armazenar o telefone em uma bolsa onde ele não fique exposto ao sol ou em uma área interna (se possível).
Quando o telefone estiver quente devido à temperatura externa, ele será desligado automaticamente. Entretanto, se a bateria estiver carregada, o telefone poderá ser reiniciado quando esfriar.
Um telefone pode superaquecer se um carregador ou cabo danificado for usado para recarregar o telefone. Para evitar esse cenário, certifique-se de que o carregador esteja em boas condições antes de usá-lo. Além disso, não use uma porta ou estação de carregamento que não seja compatível com o telefone.
Os proprietários de telefones também devem evitar carregar o telefone durante a noite. O telefone pode ficar superaquecido e o proprietário que estiver dormindo não perceberá o problema. Em vez disso, carregue o telefone durante o dia ou antes de ir para a cama; desconecte o telefone do carregador quando a bateria estiver totalmente carregada.
O Onsitego também observa que usar o carregador errado pode ser perigoso. De fato, o site explica que alguns telefones "explodiram". Novamente, escolha um carregador que seja compatível com o celular.
Se o telefone não estiver carregando ou não tiver sido exposto a temperaturas extremas, por que ele está superaquecendo repentinamente? O problema pode estar relacionado a um malware ou vírus.
O Onsitego explica que o malware ou vírus usa mais memória, o que faz com que o telefone aqueça. Além disso, o site observa que a bateria também começará a se esgotar. O Onsitego também explica que aplicativos ou programas com falhas também podem causar o superaquecimento do telefone. Novamente, o software usaria mais memória e faria com que o telefone esquentasse no processo; a bateria também começaria a se esgotar.
Para evitar malware e vírus, a Onsitego recomenda que os proprietários de smartphones baixem aplicativos de lojas on-line confiáveis. Para usuários da Apple, faça o download na App Store. Os usuários do Android podem baixar aplicativos com segurança no Google Play.
Além disso, tanto a Onsitego quanto a Avast explicam que os aplicativos ou softwares de mineração associados à criptografia também podem causar superaquecimento. Esses programas usam muita memória. A Avast relata que o "cryptojacking" também pode levar ao superaquecimento; isso ocorre quando o telefone é acessado por outra pessoa para minerar criptomoedas. De acordo com a Avast, "o cryptojacking é tão popular que se tornou uma ameaça tão potente quanto os ataques de ransomware mais destrutivos".
Outro motivo pelo qual o telefone pode superaquecer repentinamente são as configurações. A tela está mais brilhante? Essa configuração foi ajustada recentemente?
Onsitego explica que iluminar a tela é "... um dos maiores culpados quando se trata de configurações subótimas do telefone que causam superaquecimento".
Ajude a resfriar o telefone e diminua o brilho.
Onsitego explica que o uso excessivo do telefone faz com que ele fique mais quente. As pessoas que tiram muitas selfies ou jogam por um longo período de tempo podem perceber que o telefone está ficando mais quente em suas mãos. Isso é um aviso.
Antes que o telefone superaqueça, encontre um ponto de parada nesse jogo e feche o aplicativo. Em seguida, feche os outros aplicativos em uso e dê ao telefone tempo para se recuperar e esfriar.
Embora o uso excessivo, o malware, as altas temperaturas externas e um carregador ruim possam causar estragos em um telefone e fazer com que ele superaqueça, danos internos também podem levar ao superaquecimento do telefone. O proprietário molhou o telefone de alguma forma? Houve outro problema com o telefone que poderia ter resultado em danos internos?
Onsitego explica que os danos à bateria levam ao superaquecimento, mas a idade do telefone também pode ser a culpada. À medida que o telefone envelhece, a bateria pode se desgastar e se tornar menos eficiente.
Há muitas maneiras proativas de garantir que o telefone não superaqueça. No entanto, os usuários nem sempre sabem quando o telefone está infectado com um vírus ou se alguém sequestrou o telefone para usar criptografia. Além disso, os usuários podem, às vezes, ficar tão envolvidos com jogos que não percebem que o telefone está esquentando.
Vários aplicativos são projetados para detectar a temperatura da CPU. Esses aplicativos podem ajudar os usuários a entender quando o telefone está sobrecarregado e a temperatura está subindo. O Avast inclui vários aplicativos para monitorar a temperatura, mas os proprietários de telefones também podem verificar a App Store (para dispositivos Apple) ou o Google Play (para Android) para encontrar os melhores e mais confiáveis aplicativos para seus telefones.
A CNET oferece várias sugestões para lidar com um telefone que está subindo de temperatura. Para quem está na praia ou sob o sol quente, a solução mais óbvia é colocar o telefone na sombra ou em outro local fresco.
Além disso, a CNET recomenda tirar a capa do telefone (isso pode ajudar o telefone a respirar e ventilar) e até mesmo colocar o telefone no freezer por alguns minutos. Se o telefone estiver quente durante o carregamento, a CNET aconselha os proprietários a desconectá-lo da tomada.
Alguns proprietários de telefones também ventilam o telefone ou sopram sobre ele. Isso também pode ajudar a diminuir a temperatura do telefone.
Um telefone superaquecido pode acontecer com qualquer pessoa. No entanto, os proprietários de telefones precisam ser proativos com relação à saúde de seus telefones para garantir a longevidade do dispositivo.
Não faça download de aplicativos por meio de um site nem clique em links questionáveis em e-mails ou mensagens de texto. Vírus e malware podem entrar sorrateiramente em um telefone por meio desses downloads. Em vez disso, baixe aplicativos somente de lojas on-line confiáveis, como a App Store ou o Google Play.
Os proprietários de telefones também precisam estar cientes do carregador que usam e de quando carregam o telefone. Muitos proprietários de telefones carregam o aparelho durante a noite. Infelizmente, o telefone pode superaquecer sem que o proprietário perceba. Carregue o telefone em um carregador compatível com ele e só o carregue durante as horas em que estiver acordado. Desconecte o telefone da tomada quando a bateria for recarregada e descarte todos os carregadores ou cabos quebrados.
Os hábitos de uso do telefone também podem sobrecarregá-lo. Jogar por horas seguidas fará com que o sistema trabalhe muito e o telefone ficará mais quente, podendo superaquecer. Se o telefone começar a ficar mais quente nas mãos do usuário, feche os aplicativos e os programas e dê um descanso ao telefone.
Com o tempo, a bateria do telefone pode se desgastar e começar a superaquecer. Os telefones mais antigos podem simplesmente estar no fim de sua vida útil. Os proprietários talvez precisem substituir o telefone. Entretanto, se a bateria estiver danificada, o proprietário também poderá optar por substituí-la (se possível).
Felizmente, resfriar um telefone celular quente não é difícil. Armazenar o telefone longe do sol, colocá-lo no freezer (temporariamente) ou até mesmo soprar no telefone pode ajudar a resfriá-lo. No entanto, se o telefone continuar superaquecendo, talvez o proprietário precise identificar o motivo.
Quando há suspeita de vírus ou malware, pode ser necessário recorrer a um profissional para ajudar a resolver o problema. Os proprietários do telefone podem levá-lo ao seu provedor de serviços para um diagnóstico.
Em alguns casos, um telefone superaquecido pode ser danificado pelo calor excessivo. Novamente, o uso de um carregador danificado ou de um carregador que não seja compatível com o telefone pode causar problemas. Alguns telefones com superaquecimento foram danificados sem possibilidade de reparo.
Os proprietários de telefones devem estar atentos à saúde do telefone para garantir que ele permaneça em boas condições. Cuidado com os esquemas de malware, não sobrecarregue o telefone e mantenha-o longe da luz solar direta. Se o telefone superaquecer regularmente, talvez seja hora de levá-lo a um profissional para fazer um diagnóstico.